Se hospedando em Hotel de Selva – Tariri Amazon Lodge

postado por Mochilão a Dois
31/07/2017

Hotel de Selva Tariri Amazon Lodge

Já ouviu falar de Hotel de Selva? Consegue imaginar como é se hospedar em um hotel que fica completamente no meio da floresta, com zero contato com a civilização e em pleno contato com a natureza, mas com todo conforto?

Hotel de Selva na Amazônia

Existem hotéis de selva em vários locais e o conceito é sempre semelhante. Um hotel mais distante da civilização e completamente em meio à natureza. Geralmente, esses hotéis funcionam com pacotes de passeios e refeições inclusas, justamente por ficar mais distante de outras coisas pra fazer.

Quando comecei a pesquisar a nossa viagem para a Amazônia, me deparei com o conceito de Hotel de Selva e sabia que precisava me hospedar em um deles. Meus leitores sabem que geralmente optamos por hospedagens econômicas, mas a minha vontade não era pelo conforto, mas pela experiência.

Vista aérea Tariri Amazon Lodge

Vista aérea do Tariri Amazon Lodge

Em uma viagem pela Amazônia, o que mais queremos é o contato com a floresta, com os rios, com os animais e com a comunidade! Se estivesse hospedada em Manaus, até poderia fazer tudo isso, mas teria que sair todos os dias para algum passeio específico. Mesmo assim, a imersão não seria completa, como a de um hotel de selva.

Foi por esse motivo que passei a buscar uma opção de 3 dias e na minha busca me deparei com o Tariri Amazon Lodge. Optamos por ele e foi nossa melhor decisão. Além de se sentir completamente no meio da natureza, você ainda se sente em família!

O Tariri Amazon Lodge

Cabanas Hotel de Selva

O hotel de selva é conduzido pelo casal Germano e Fabíola, que são uns amores. O Germano nos recebe e nos leva para os passeios, ele tem uma experiência e conhecimento incríveis sobre a selva Amazônica, um guia e tanto! A Fabíola é quem nos conquista pela boca, ela é uma super chefe de cozinha e faz questão de preparar todas as refeições no Tariri. A culinária é tipicamente regional e é realmente uma delícia! Nos deliciamos todos os dias na hora da refeição, mesmo porque depois de um dia cheio de atividades, nada melhor que uma refeição super bem preparada e com gostinho de comida de mãe.

Por falar nisso, você conhece a comida manauara? Conhece os pratos típicos do Amazonas? Eu imaginava muito peixe lógico e açaí e frutas rs, mas fui extremamente surpreendida com algumas coisas. Como o caboquinho (com a famosa fruta tucumã com queijo) por exemplo, simplesmente uma delícia. A tapioca era o melhor pra mim. A Carla, do blog Viajantes da Baixada Santista, fez um post só comentando sobre as delícias do Amazonas. Confira: Sabores do Amazonas.

O Tariri fica bem distante de Manaus, no Lago de Acajatuba, no Rio Negro, a 70 km de Manaus. Em meio ao hotel se encontram os mais diversos ecosistemas e paisagens de selva, igapós, terra firme e praias.

Instalações

Área de Convivência Hotel de Selva

Área de Convivência Tariri Lodge

O hotel de selva, sobre as palafitas, tem todo o ambiente rústico, com simplicidade e conforto. Eles possuem 10 quartos em forma de cabanas para duas, três ou quatro pessoas. Há um espaço de recreação com redes e o restaurante. Tudo é muito agradável e organizado. Como era de se esperar há lindos animais sempre por ali. E acordei algumas vezes com o som das araras e dos macaquinhos!  Araras e papagaios completamente soltos, além de um tucano, um porquinho do mato e a família de macacos, que são muito carinhosos. E a piscina do hotel é a melhor parte: de rio!! Só se jogar no rio em frente ao Hotel de Selva.

Arara no Hotel de Selva

Existe energia elétrica, mas não espere entretanto encontrar TV, sinal de internet ou telefone. Foram 3 dias completamente off-line, sem noticias do mundo! Todos os dias eu acordei todos os dias pra acompanhar o sol nascendo, ouvindo os barulhos da floresta, num ambiente de relaxamento total!

Dia-a-dia no Hotel de Selva

Passeio de barco em Hotel de Selva

Passeios de Barco na Amazônia

Como mencionei, os hotéis de selva geralmente trabalham com pacotes de atividades e refeições, por estarem muito distantes da cidade, e o Tariri não é diferente. Eles trabalham com pacotes de 3 a 5 dias pela selva. Nos pacotes estão inclusas todas as atividades (algumas atividades específicas podem ser incluídas e paga-se a parte), todas as refeições e bebidas (com exceção de bebidas alcoólicas) e o transfer do seu hotel em Manaus ou aeroporto para o Tariri e vice-versa. Esse esquema geralmente é o de qualquer outro Hotel de Selva.

As refeições são sempre muito completas. O café da manhã é recheado de frutas, pães, frios, sucos e bolos, além de tapioca claro, que não pode faltar. Almoço e jantar sempre tinham opções vegetarianas, uma opção de peixe e uma de carne geralmente, além de salada e sobremesa com várias opções de suco.

Vamos detalhar aqui como foi o nosso roteiro preparado pelo Tariri. Nós fizemos o Pacote “Rio Negro”.

Dia 1 no Hotel de Selva

Castanha do Pará Amazônia

Castanhas do Pará dentro da castanha

Nós optamos por nos hospedarmos no Hotel de Selva como primeira parte da nossa viagem. O transfer do Tariri nos pegou então no aeroporto de Manaus pela manhã. O motorista já estará te esperando na saída, basta que você passe seu horário de chegada e número do vôo.

Andamos de carro então por quase uma hora antes de chegar na margem do Rio Negro, mas não antes de algumas paradas pelo caminho. Nosso querido motorista deu uma paradinha na praia de Ponta Negra em Manaus, para darmos uma olhada e tirarmos algumas fotos. Também paramos em uma barraca no meio da estrada para um verdadeiro açaí. É completamente diferente do açaí tomado em São Paulo! E é sensacional. Super fresco e sem adição de gelo e todos aqueles outros xaropes. É bem mais amargo, sem dúvida, mas coloca-se um pouco de açúcar e comemos com farinha de tapioca! De dar água na boca.

Chegando na margem do Rio Negro, trocamos então nosso transporte por um barco, e foi mais uma meia hora de viagem até vermos os topos do telhado do Tariri se aproximando…

Fomos então recebidos com suco de cupuaçu e com a Xuxa, uma das macaquinhas, pulando no meu colo pra receber um carinho! Foi muito lindo.

Pudemos nos acomodar e almoçar! Logo depois, nossa programação incluía conhecer algumas comunidades ribeirinhas e um pouco do modo de vida deles. Como qualquer passeio por ali, nosso transporte é o barco. Navegamos cerca de uns 20 minutos até a primeira comunidade. Esse passeio não é disponível na época de seca, pois o rio baixa e não é possível andar de barco por ali. Então essa viagem passa a ser possível somente a pé, e fica extremamente distante. Mas me fez pensar o quanto é difícil para os ribeirinhos, pois muitos deles plantam mandioca e precisam fazer esse percurso todo a pé carregando seus produtos para venda ou troca.

Sucuri Comunidade Ribeirinha

Sucuri na Comunidade Ribeirinha

Na primeira comunidade havia uma Sucuri de estimação. Eu confesso que fiquei com um pouco de medo rs! Além disso, vimos um pouco eles fazendo artesanato e podíamos também comprar alguma coisa. Na segunda comunidade que fomos, vimos como eles produzem a farinha de tapioca, e como colhem açaí das árvores. Com direito a degustação inclusive, de tapioca com manteiga e suco de açaí!

Tapioca em Comunidade Ribeirinha

Fazendo Tapioca!!

No fim do dia, retornamos para o Tariri! Após o jantar tínhamos a noite livre para descansar nas redes, ler um pouco ou somente apreciar as estrelas e o som dos animais.

Dia 2 no Tariri Amazon Lodge

Redes Hotel de Selva

No segundo dia a programação era ir em uma praia de rio pela manhã e a pesca com as piranhas a tarde. Mas eu queria muito nadar com os botos. Esse passeio não está incluso no pacote mas pode ser feito se pago a parte. O pessoal do Tariri só nos leva até o local e o valor é inteiramente pago para o pessoal que trabalha com os botos. Optamos então por fazer esse passeio e não fomos para a praia.

Nadar com os botos foi maravilhoso e eu conto tudo num post separado. Mas já vale uma informação, eles não ficam presos. Eles estão soltos no rio e há algumas casas em meio ao rio que são autorizados para fazer essa atividade. Eles podem alimentar os botos por poucas horas do dia somente 3x semana, para que eles não percam o hábito de caça. Portanto, é um risco, pode ser que eles não apareçam. Eu não iria se eles estivessem presos porque não gosto de turismo com animais. Esse foi simplesmente um dos melhores momentos da minha vida.

Pesca das Piranhas em Hotel de Selva

Pesca das Piranhas

A tarde, após o almoço, fomos à pesca das piranhas. Particularmente, não gostei muito dessa atividade. Não sou muito fã de turismo com animais como acabei de mencionar. Saímos de barco em busca de regiões que o guia sabe que elas costumam aparecer mais facilmente, apesar delas estarem por todo o Rio Negro. Mas não se preocupem, elas costumam ficar bem no fundo e geralmente aparecem mais no fim do dia. Portanto, nadar durante o dia não oferece muitos riscos. A não ser que você tenha algum machucado, pois elas se atraem pelo cheiro de sangue. Eu, obviamente, não pesquei nenhuma, mas algumas pessoas do nosso barco pegaram. Só olhávamos seus dentinhos e eles devolviam a piranha para o rio.

Após o jantar, novamente tivemos tempo de relaxamento e aproveitamos para jogar alguns jogos de carta!

Dia 3 no Coração da Amazônia

Rio Negro Amazônia

Acordamos no nosso último dia no Tariri com um nascer do sol sensacional! Aproveitei meus dias lá pra algumas práticas de yoga de manhã!

Logo após o café da manhã fizemos uma caminhada na selva e conhecemos um pouco da flora nativa, sempre com a experiência e conhecimento do Germano, nos mostrando não só sobre a flora mas também como os nativos a aproveitavam para sua vida cotidiana.

Para essa caminhada, recomendo botas de trilha ou sapatos impermeáveis, pois tem bastante lama no caminho. Além disso, calça comprida e camiseta de manga longa são essenciais, porque no meio da floresta há muitos insetos. Chapéu, protetor solar e repelente precisam ser usados.

Voltando da caminhada, tivemos tempo para um banho de rio e para terminar de arrumar nossas malas antes do almoço. Então foi a hora de nos despedir da família Tariri e partimos para Manaus. O caminho de volta de barco levou quase o dobro do tempo do que na ida, devido à corrente do rio. Chegamos a tarde então no nosso hostel em Manaus, para o restante da nossa viagem.

Custos de um Hotel de Selva

Tucano em Hotel de Selva

Tucano Teco

Para aqueles, que como eu, geralmente ficam em hosteis ou Airbnb, é normal achar que essa hospedagem sairá cara. Também foi meu pensamento, até fazer uma análise completa de tudo que a hospedagem oferecia. No valor da diária, está incluso o transfer até o hotel e de volta pra Manaus, todas as refeições e todas as atividades. Se estivesse hospedada em Manaus, faria todos os passeios individuais com agências de turismo. Os preços desses passeios giram em torno de 100 reais por pessoa e ainda haveria o tempo perdido todos os dias para locomoção para esses lugares, enquanto que no Hotel de Selva, já estamos ali no meio do rio. Além disso, gastos com comida não são muito baratos. Dessa forma, percebi que o valor compensa muito. Além disso, precisava pensar na experiência que teria em meio ao sossego da floresta. Nenhuma experiência em outro local se compara a essa.

Dicas Gerais

Redes do Hotel de Selva

Relaxando nas redes e o Tucano Teco só aproveitando

Aqui seguem algumas dicas para sua hospedagem ficar ainda mais perfeita. Já deixei algumas gerais para uma viagem à essa região, no post de Planejamento e roteiro de Viagem à Amazônia.

  • Independente da época que for espere muito calor na Amazônia. Mas o hotel fica no meio do rio, portanto a noite e de madrugadinha faz um friozinho. Dormi de coberta todos os dias e usava casaquinho a noite;
  • Com relação aos mosquitos! Melhor notícia!! Não tem por ali pois eles acham a água do rio negro muito ácida e não gostam. Consegui dormir tranquilamente todas as minhas noites no Rio Negro;
  • Mesmo assim, repelente é importante para caminhadas na selva;
  • Eu usei chinelo quase o tempo todo, mas tome cuidado com formigas. Pisei num formigueiro em uma das comunidades ribeirinhas e não foi muito legal;
  • Leve algum livro ou jogo de cartas ou algo do tipo. Não há muito o que fazer e é uma ótima oportunidade para relaxar e colocar aquela leitura em dia ou se divertir com seus amigos ou familiares!
  • Como precisamos ir de barco por boa parte do caminho, mochilões são melhores e mais fáceis de serem carregados do que grandes malas de rodinha. E elas podem acabar danificando ou molhando no caminho.

Vista do Hotel de Selva

O que você achou da nossa experiência em um Hotel de Selva? Já está louco pra marcar sua viagem pra Amazônia?

Deixe aqui nos comentários o que você achou e as suas dúvidas. E não esqueça de fazer a sua reserva para se hospedar no Tariri Amazon Lodge e seguir eles no Instagram para fotos lindas da Amazônia @Taririlodge.

O Mochilão a Dois recebeu um desconto no valor de hospedagem. No entanto, prezamos pela sinceridade com os leitores do blog, não sendo nossa opinião influenciada na edição desse post. 

 

Compartilhe:
Publicado por Mochilão a Dois

Planeje sua viagem

Hotéis

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Comentários

  1. Pingback: Lugares para Lua de Mel - 7 Destinos surpreendentes | Mochilão a Dois!

  2. Pingback: Porque nós viajamos para Soure na Ilha do Marajó (E você deveria também!) | Mochilão a Dois!

  3. 10 ago 2017

    Que apaixonante esse Hotel e uma mega experiência que tiveram ai e o que são os bichinhos passeando entre os hospedes? Um amor! Ótima dica para um hotel de selva!

    • mochilaoadois
      05 abr 2018

      Também achei apaixonante Flávia! Foi uma super experiência pra gente! E sem dúvida, esses animais fofos foram a melhor parte hehe. Deixe anotado e vá assim que puder hehe

  4. Alexandre Nunes
    10 ago 2017

    Resisti muito em fazer uma viagem para a Amazonia e quando fiz pensei: Pq demorei tanto???
    Tambem fiquei em hotel de mata e foi a melhor escolha, 4 dias totalmente desligando do mundão louco e conectado apenas com a natureza. Voces escreveram muito bem sobre a experiencia, me bateu ate saudades. abraços

    • mochilaoadois
      05 abr 2018

      Oi Ale, tive esse mesmo pensamento. Tinha outras coisas na frente, mas depois pensei que essa devia ter sido minha prioridade desde o início!É isso mesmo, ficar ali só vivendo essa vida é demais, uma paz tão grande, acho que precisamos disso de vez em quando né!

  5. isabelle
    09 ago 2017

    Uaauuu… que experiência incrível! Nunca fiquei hospedada em um lugar parecido! Não conhecia esse lugar, mas já adorei!

    • mochilaoadois
      05 abr 2018

      Ah é mesmo muito mais que um hotel, é uma experiência completa! Conheça sim Isa que você não vai se arrepender.

  6. 09 ago 2017

    Que lugar maravilhoso esse Tariri. Oportunidade de ouro nos dias de hoje poder se desconectar e curtir a natureza. E ainda sem mosquitos. Que fofa a Xuxa, sou doida pra abraçar um macaquinho desses desde pequena.

    • mochilaoadois
      05 abr 2018

      É maravilhoso mesmo, fora o carinho com que nos tratam Ma! Vale super a pena conhecer e se hospedar com eles. Ah a Xuxa era demais! Eu fiquei completamente apaixonada!!

  7. 09 ago 2017

    Nossa, deve ser uma experiência bem bacana. Conheço muito pouco da região norte do nosso Brasil, mas com certeza ainda quero conhecer. Tudo que eu queria agora era deitar numa rede como a da foto e ficar balançando e curtindo a natureza.

    • mochilaoadois
      05 abr 2018

      Eu também não conhecia quase nada, só o Pará a trabalho! Mas vale a pena demais! Tudo me surpreendeu muito! Nós brasileiros precisamos conhecer esses tesouros

  8. Renata Sucena
    09 ago 2017

    Deve ser uma experiência incrível. Quero muito fazer essa viagem com meu filho. São tantas belezas no Brasil que ainda preciso conhecer!! Amei o post! Parabéns!!

    • mochilaoadois
      05 abr 2018

      Ah nosso país é demais né Re!! Sabe que não comentei isso no post mas tinha muitas crianças lá! É uma viagem super boa pra se fazer com os filhos. Tenho certeza que eles devem adorar essa experiência!

  9. 09 ago 2017

    Li, que experiência maravilhosa!!!! Contato com a natureza e os animais em seu habitat!!! Preciso conhecer esse lugar!!!

    • mochilaoadois
      05 abr 2018

      Super experiência né!!! Também achei demais!! Ver os animaizinhos assim, ai gosto tanto hehe. Conheça sim quando voltar do seu intercâmbio que tenho certeza que vai amar!!

  10. 09 ago 2017

    Já amei esse lugar!! Para um mundo tão conectado como o nosso, deve ser uma paz largar tudo e viver só você e a natureza!
    Tem valores de diária? Já vou começar a pesquisar!

    • mochilaoadois
      05 abr 2018

      Exato Pri!! Precisamos desses momentos né!! Não sei exatamente o valor das diárias porque recebemos desconto, mas dá uma pesquisadinha no site deles. Colocando na ponta do lápis, compensa e muito!!!

  11. 09 ago 2017

    Gostei dos animais! O que será que o porquinho do mato estava falando com a arara? Alguma fofoca sobre os humanos, aposto. E aquele tucano com blush azul na cara? É claro que ele estava procurando maquiagem para poder manter o seu visu.

    Muito bom estar em contato com a natureza!

    • mochilaoadois
      05 abr 2018

      hahah não sei Igor, mas também estava curiosa sobre a conversa deles. Pra mim também, essa foi uma das melhores partes! Esses animais são lindos demais demais!!

  12. 07 ago 2017

    Nossa! Adorei a dica de hotel! Quero um dia conhecer a Amazônia e esse hotel parece mesmo valer à pena. Confesso que ficar sem internet não é, a princípio, algo que agrade, mas, certamente, é fundamental para nos desconectarmos do restante do mundo, intensificando a nossa conexão com a natureza. Quero sim ter uma experiência assim!!

    • mochilaoadois
      05 abr 2018

      Ah são poucos dias e vale a pena Erik!! Você se sente totalmente relaxado e em meio à natureza!! Foi demais! To precisando de uns dias assim de novo hehe!!

  13. 06 ago 2017

    Eu já tinha em mente em conhecer Amazônia, vendo seu post aumentou ainda mais.. Esse contato com natureza é lindo demais, a minha preocupação só vc respondeu no post rs..não tem mosquitos ufa ..!! Um hotel assim no meio na mata deve ser incrível, já quero. Adoreii beijos

    • mochilaoadois
      05 abr 2018

      Então aproveita e já começa a planejar Mari! Tenho certeza que você vai gostar! Não tem mosquitos no Rio Negro mas nas florestas e em outros locais tinha bastante viu hehe, por isso é bom passar o maior tempo possível ali mesmo rs

  14. Jaqueline
    05 ago 2017

    Eu to completamente apaixonada por esse lugar!! acabo de incluir na minha lista de “preciso conhecer logo”, que paz, que natureza! amei

    • mochilaoadois
      05 abr 2018

      Precisa Jaque!! Amazônia é tudo e as pessoas estão cada vez mais aprendendo sobre lá! Tenho certeza que você vai amar

  15. 02 ago 2017

    Eu simplesmente amei! Estou doida para conhecer a Amazônia, e com certeza vou analisar para me hospedar nesse hotel. Fiquei em um hotel de selva em Puerto Iguazu… mas não tinha nada a ver com essa experiência hehehe… embora tb tenha sido muito legal!

    • mochilaoadois
      05 abr 2018

      Anna, vale muito a pena! Uma viagem à Amazônia é algo que todo mundo devia fazer!! E super recomendo o Tariri de verdade! Você vai amar!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *