Chiang Mai – Roteiro Com as Melhores Dicas Do Que Fazer

postado por Liany Garves
05/02/2021

Chiang Mai costuma estar incluída em qualquer roteiro pela Tailândia e não é a toa viu.

Na minha primeira passagem pela Tailândia, foquei em visitar somente as ilhas e não fui conhecer o norte do país. A Tailândia é enorme e realmente há tanto pra se ver que é até difícil montar um roteiro que caiba tudo.

Mas na minha segunda temporada na Tailândia, incluí Chiang Mai e realmente adorei a experiência. Gostei tanto da cidade que cogitei seriamente morar lá um dia.

Se você está planejando sua viagem para a Tailândia e está pensando em incluir Chiang Mai ou quer saber tudo que a cidade oferece, veja aqui um guia completo para te ajudar na missão.

Doi Suthep em Chiang Mai
Doi Suthep em Chiang Mai

Aqui, você vai encontrar:

Tudo sobre Chiang Mai na Tailândia

Wat Phra Singh
Templo Phra Singh

Chiang Mai fica ao norte da Tailândia e é famosa pelos templos, pelas trilhas e pelos santuários de elefantes.

A cidade em si de Chiang Mai é super moderna e tem todo o conforto de uma cidade grande, com shoppings, inúmeros restaurantes, feirinhas de rua e tudo mais que você pode precisar. Ela é bem organizada e limpa e muito agradável.

E os templos, realmente são incríveis. Se você gosta de arquitetura e cultura vale a pena conhecer, pois há muita coisa bem diferente e grandiosa por lá.

Mas, é uma cidade bem turística, então se prepare para locais bem cheios.

Seguro Viagem com 10% de desconto

Antes de mais nada, você sabia que o Seguro Viagem é essencial em uma viagem para Tailândia? Riscos como o de pegar uma infecção alimentar ou uma simples torção no pé podem estragar a sua viagem! Contrate antes de sair de casa e viaje tranquilo, contando ainda com assistência com bagagem e em caso de cancelamento da sua viagem!
Eu sempre uso e recomendo a Seguros Promo. Cote o seu seguro com desconto de até 10% utilizando o cupom MOCHILAOADOIS5 para 5% de desconto e mais 5% se pago no boleto.

Há muitas opções de trilhas, cachoeiras e Chiang Mai também é bastante conhecida pelos santuários de elefantes. Então tem bastante coisa pra fazer, já organize seus dias pois eles podem ser bem puxados se você quiser ver bastante coisa. Mas também há inúmeras opções de cafés gostosos se você quiser dar uma paradinha pra relaxar!

Onde fica Chiang Mai

Chiang Mai fica no norte da Tailândia, há quase 700Km de Bangkok.

Você consegue visitar somente Chiang Mai ali no norte ou unir com Chiang Rai e dali também é facinho para seguir sua viagem para o Laos tanto de avião, quanto encarando uma viagem de barco de 2 dias pelo Rio Mekong!

Há alguns parques nacionais naquela região que vale a pena conhecer também se você gosta de natureza e aventura, sendo o maior o Doi Inthanon.

Como chegar em Chiang Mai

Santuário de Elefante em Chiang Mai
O Santuário de Elefante

É bem fácil e tranquilo chegar em Chiang Mai, já que há um aeroporto internacional ali. Portanto, você pode voar de qualquer lugar da Tailândia ou dos países próximos (como Luang Prabang no Laos).

Para vôos, eu costumo consultar o skyscanner porque sempre consigo buscar os melhores preços em várias datas e companhias.

Saindo de Bangkok, você pode vir de ônibus noturno ou trem noturno (os trens possuem camas e são bem confortáveis).

Se estiver vindo de Chiang Rai, você consegue pegar ônibus ou vans diretamente para Chiang Mai.

Para pesquisa de ônibus e trens e até vôos (já combinados com transfer), eu sempre uso a 12GoAsia aqui na Ásia. Super confiável e eu já garanto minhas passagens sem preocupação.

Powered by 12Go system

E você também consegue vir para Chiang Mai saindo de Luang Prabang, no Laos. Foi o que eu fiz! Você pode pegar um barco lento de dois dias pelo Rio Mekong, chegar na cidade fronteiriça de Chiang Khong e de lá seguir de van ou ônibus para Chiang Mai. Para essa opção, eu tenho um post completo explicando. Mas, você precisa estar com tempo para dedicar alguns dias só descansando no barco.

Quanto tempo ficar

Chiang Mai

Chiang Mai é uma cidade grande e com bastante coisa pra fazer. Eu fiquei 3 dias, sendo que um deles foi totalmente dedicado ao Santuário de Elefantes e outros dois para os templos.

É um pouco apertado, mas é o suficiente para ver o principal se você tiver poucos dias de férias e ainda assim quiser aproveitar para visitar Chiang Mai. Caso queira incluir Chiang Rai como visita de um dia (sem se hospedar lá), aí é necessário incluir mais um dia no seu roteiro.

Se estiver com tempo, eu recomendaria uns 5 dias. E se for lá com a intenção de fazer trilhas e conhecer os parques nacionais da redondeza aí vale a pena ficar mais tempo.

Melhor época para visitar

O que fazer em Chiang Mai
Entrada para o Doi Suthep em dezembro

Eu acho bem complicado viajar para lugares de praia em épocas de chuva, pois afinal queremos ver a água do mar azulzinha e aproveitar a praia ao máximo possível.

Leia Também:

Viajando para a Tailândia? Então você também vai querer conhecer as ilhas! Eu recomendo que você visite Koh Phi Phi, Koh Lanta e Koh Lipe!

Mas, para cidades, eu não vejo muito problema em conhecer em épocas de baixa temporada. E acabamos ganhando com preços melhores e lugares mais vazios.

A alta temporada em Chiang Mai é de novembro a abril, em que o tempo está bem seco e com bastante sol (de dezembro a março é inverno e você pegará dias bem agradáveis e com bastante sol, mas pode esfriar a noite ou nas montanhas caso faça trilhas). Se prepare para pegar os lugares bem cheios nessa época.

De maio a outubro, existe grande possibilidade de chuvas, mas não no dia inteiro e você pegará o céu mais nublado no geral. Mas as coisas estarão mais baratas e bem mais vazio. Então, acho que pode ser interessante conhecer Chiang Mai mesmo nessa época.

Onde se hospedar em Chiang Mai

Chiang Mai é grandinha e se você tem interesse em fazer as coisas a pé ou se deslocando pouco, recomendo que fique na região da Cidade Antiga.

Ali, você conseguirá fazer bastante coisa a pé e será fácil conseguir táxis ou tuk tuk para lugares mais longe.

Se você busca HOSTÉIS, para encontrar opções mais baratas e para interagir com outros viajantes, eu recomendo dar uma olhadinha:

Hostel Past Tense
Foto: Divulgação Booking – Past Tense Hostel

Agora, se você prefere POUSADAS, mas ainda prefere pagar pouco em hospedagem, vale a pena conferir essas opções que são super confortáveis e agradáveis e econômicas:

Hotel Punsuk Prasing
Foto: Divulgação Booking – Punsuk Prasing

Para opções de HOTÉIS ou POUSADAS com um pouco mais de conforto dê uma conferida nas opções abaixo. O custo-benefício ainda vale muito a pena:

Hotel El Barrio Lana
Foto: Divulgação Booking – El Barrio Lana

E, se você quer aproveitar HOTÉIS em Chiang Mai com mais requinte, vale a pena conferir:

Hotel The Inside House
Foto: Divulgação Booking – The Inside House

E se quiser dar uma olhada em outras regiões, você pode navegar pelo mapa abaixo. A região do Riverside também é excelente e possui acomodações mais luxuosas ali. E perto do night bazar também é uma localização excelente.

Booking.com

O que fazer em Chiang Mai – Roteiro de 3 dias

O que fazer em Chiang Mai

Para um roteiro de 3 dias, recomendo que você passe um dia dedicado somente aos templos ou até mesmo um dia e meio, pois são muitos estilos diferentes e muito bonitos – caso realmente goste de arquitetura e cultura.

Se você tiver interesse em visitar um Santuário de Elefantes, reserve um dia inteiro para isso e um dia inteiro para a visita ao Templo Branco em Chiang Rai, caso opte por fazer esse passeio.

Veja o que considero como as principais coisas a se fazer em Chiang Mai.

O que fazer em Chiang Mai

O que fazer em Chiang Mai

Abaixo, listo as atrações que considero imperdíveis para se fazer em Chiang Mai.

Chip de Viagem com Desconto

Ter internet durante a sua viagem na Tailândia é essencial. Eu uso o chip da EasySim4u e com o cupom MOCHILAOADOIS10 você tem 10% de desconto na compra do seu chip internacional e já sai conectado do Brasil!

Os mais lindos Templos de Chiang Mai

o que fazer em Chiang Mai

Chiang Mai é muito conhecida pelos templos budistas. São muitos e em estilos bem diferentes e lindos. Vale realmente a pena visitar alguns deles.

Você não precisa seguir o budismo para ter interesse pelos templos na Ásia. Eles são muito diferentes das construções religiosas cristãs e há tanta coisa diferente pra ser vista por ali, que não dá pra ignorar a beleza deles.

Mesmo que não tenha muito interesse, recomendo visitar pelo menos um para conhecer.

Vou fazer uma pequena lista com alguns para você avaliar quais serão suas prioridades:

Veja também no mapa abaixo onde eles estão localizados:

Templo Doi Suthep
Doi Suthep

O Templo Doi Suthep fica no alto de uma montanha e vale muito a pena ser visitado. É uma das principais atrações de Chiang Mai. Ele é do século XIV e um dos mais sagrados da região.

Você vai encontrar várias estátuas do Buda, vários templos pequenos repletos de monge, uma estupa dourada imensa e lá de cima você consegue ter uma vista da cidade inteira lá embaixo.

Para chegar lá, você tem algumas opções. Pela cidade você vai ver várias caminhonetes vermelhas que seguem para lá. Você pode pegar o valor para pegar uma privada e não esperar mais por ninguém ou dividir com outras pessoas. As amarelas são somente públicas e saem quando estão lotadas.

Mas, se você já estiver acostumado a dirigir uma scooter, pode alugar uma. Apesar de ser subida, o caminho todo é asfaltado e não é difícil de chegar. Também é possível reservar um passeio privado se preferir.

A entrada do templo custou 30 baht quando fui e pagamos mais 60 baht por pessoa na picape vermelha.

Há muitas lojas de souvenirs e restaurantes por ali e há a opção de um elevador pago se não quiser subir as escadas.

Separe pelo menos meio período para essa visita, pois o templo é longe e bem grandinho.

Se você gosta de aventura recomendo juntar o passeio do Doi Suthep com a descida de bicicleta do templo ou então com a visita a cachoeira que tem ali perto.

Wat Chedi Luang
O que fazer em Chiang Mai

Esse templo é belíssimo e é do século XIV. Fica bem no centrinho da Cidade Antiga e ele foi parcialmente destruído por um terremoto em 1545. Mesmo assim, ele ainda possui várias esculturas em pé e é bem interessante de ser visitado.

Bem fácil de chegar nele a pé se já estiver caminhando pela Cidade Antiga.

Wat Phra Singh
O que fazer em Chiang Mai

Esse é um dos templos mais importantes da cidade antiga de Chiang Mai, com uma arquitetura bem diferente.

Como ele fica bem no centrinho da cidade antiga, é bem fácil chegar nele a pé.

Wat Sri Suphan
O que fazer em Chiang Mai

Esse templo é conhecido como Templo de Prata e como o próprio nome diz ele é todo prateado. Bem diferente de qualquer outro que já tenha visto.

Extremamente decorado e muito lindo pelo lado de fora. Mulheres não podem entrar lá dentro então não pude ver por dentro.

Esse templo fica bem pertinho da Cidade Antiga e nós chegamos até ele a pé.

Se preferir não caminhar pelos templos da cidade antiga, você pode pegar um passeio privado de tuk tuk para visitar todos eles.

Visite um Santuário de Elefantes

O que fazer em Chiang Mai
Olha a alegria desse serzinho 😉

A Tailândia toda é famosa pelos elefantes e há inúmeros santuários (e lugares não tão bacanas que exploram elefantes também) por todo o país. Chiang Mai é bem conhecida por ter o maior número de santuários éticos.

Eu visitei o Elephant Nature Park pois estava muito preocupada em acabar visitando um santuário que não fosse assim tão ético e li muitas recomendações excelentes do Elephant Nature Park. Realmente o passeio valeu muito a pena.

Ele é meio caro e por ser bem conhecido, sempre tem bastante gente por lá. Então é importante reservar com uma certa antecedência, pois caso contrário você não conseguirá vaga.

O Santuário é enorme e vale a pena conferir o site deles com tudo que incluí o passeio. Pudemos alimentar os elefantes e conhecê-los e assistir eles tomando banho sozinhos.

Muitos deles já tinham sido muito maltratados na vida tadinhos, mas estavam bem recuperados lá. Eu, particularmente, gostei muito da experiência.

Caso você resolva fazer esse passeio, se preocupe em pesquisar um lugar que você tenha certeza que faz um trabalho ético com os elefantes e com os outros animais que eles provavelmente também cuidam.

Conheça os mercados de rua

Chiang Mai tem muitos mercados de rua como toda a Tailândia. Aproveite para se perder em todas as cores e cheiros ali. São ótimos para comprar lembrancinhas, para comer e para conhecer um pouco mais da cultura tailândesa.

Os mais famosos são o Saturday Market e o Sunday Market, que como o próprio nome diz acontecem no sábado e no domingo a noite (geralmente eles começam por volta das 18:00). Eles estão em lugares um pouco diferentes, bem pertinho da cidade antiga e você consegue achá-los facilmente no google maps.

Ambos são bem parecidos, mas o Sunday Market é maior e fica bem mais cheio, então já se prepare e se quiser pegar ele mais vazio vá mais cedo.

Visite Chiang Rai e o Templo Branco

Se puder, vale a pena fazer o passeio de um dia até Chiang Rai para conhecer o Templo Branco.

Se preferir, também pode ir por conta e dormir por lá, mas se o tempo estiver apertado, talvez a opção de tour de um dia saindo de Chiang Mai pode ser mais interessante.

O passeio dura o dia inteiro costuma incluir mais algumas paradas em Chiang Rai. Você já pode reservar o seu passeio com antecedência por aqui.

O templo é bem famoso e também controverso. Todo branco e cravejado em pedras, o templo também possui imagens de super heróis e demônios. Se quiser saber mais sobre o templo recomendo a leitura do post sobre o templo branco de Chiang Rai do blog Em algum lugar do mundo.

Atrações na natureza

Chiang Mai está perto de montanhas e repleto de natureza ali perto, portanto há muitas atrações para aqueles que curtem a natureza.

Existem algumas cachoeiras, tirolesa e o rafting de bambu no Rio Wang.

Vale a pena fechar os seus passeios com alguma agência por lá ou então já reservar antes por aqui.

Faça uma massagem tailândesa

Não é novidade pra ninguém que a Tailândia é um paraíso para aqueles que gostam de uma boa massagem, pois há casas de massagem em toda esquina, os preços são excelentes e a qualidade também.

Chiang Mai é o lugar perfeito para uma massagem, os preços são ainda melhores do que em outras partes da Tailândia e há inúmeras opções excelentes.

Basta separar um tempinho e procurar alguma casa de massagem que você ache bacana!

Aula de culinária tailândesa

Se a culinária tailândesa é algo que te interessa, Chiang Mai é bem famosa pelas aulas de culinária. Você pode separar um tempinho do seu dia e se deliciar conhecendo temperos, folhas e pratos bem desconhecidos por você.

Geralmente, você também poderá ir até o mercado para comprar os ingredientes.

Você pode inclusive ter essa experiência em uma casa original tailândesa de teca.

Assita uma luta de Muay Thai

As lutas de muay thai também são muito famosas na Tailândia e brasileiros geralmente gostam bastante já que temos alguns lutadores brasileiros.

Eu, particularmente, não gosto muito de lutas e por isso não me interessei em assistir, mas você pode perguntar no seu hotel onde está tendo luta no dia. Há vários estádios em Chiang Mai.

Inclusive, você pode experimentar lutar Muay Thai lá em Chiang Mai.

Relaxe nos inúmeros cafés

Chiang Mai é uma cidade grande e há muitas opções de café maravilhosas por lá.

Pare em alguns deles para uma relaxada no meio do dia, especialmente se estiver meio quente.

O que não fazer em Chiang Mai

Doi Suthep

Ás vezes, no calor do momento e na excitação da viagem acabamos por entrar em algumas atividades sem pensar muito bem e sem ser por mal, acabamos incentivando um turismo que pode estar causando danos à outros seres (geralmente animais).

Por isso, acho legal deixar aqui algumas informações a esse respeito para te alertar e talvez fazer você repensar sua visita em algum desse lugares que talvez chamem a sua atenção.

Fazer passeios com elefantes

Eu entendo que muita gente tem muita vontade de ver elefantes de pertinho, mas lembre-se que qualquer passeio que envolva subir em um elefante ou onde eles fazem performance, está descaracterizando o comportamento natural do elefante.

Não vou entrar aqui em todo o processo que ocorre para treinar um elefante, mas ele é cruel e não é bacana. Há vários santuários que resgatam animais que já sofreram muito com essas práticas e você pode visitá-los. Assim, você pode vê-los de perto e ainda ajudar com a causa para salvar mais elefantes e outros animais vítimas de maus tratos.

Sempre que vir algum passeio que envolva Elephant Trekking, fuja deles.

Tirar fotos com tigres

Também há alguns lugares onde você pode tirar fotos com tigres em Chiang Mai e o racional é o mesmo. Esse não é o comportamento natural dos animais e mesmo que eles sejam bem tratados, eles ainda não deveriam estar ali presos somente para tirarmos uma foto com eles.

Acho que vale a pena repensar e talvez deixar essa aventura para outro dia.

Visitar a Long Neck Village

Esse é ainda mais polêmico. A Long Neck Village, mais conhecida como vila das mulheres girafa fica bem pertinho de Chiang Mai e alguns passeios são para lá, principalmente os do Golden Triangle.

Bom, eu não fui, portanto o que acho é baseado em coisas que li e em conversas que tive com outros viajantes. Acredito que valha muito a pena a leitura desse artigo do blog Eduardo e Mônica em que eles contam o porque eles se arrependeram de ter feito esse passeio.

Dicas extras

Dicas Chiang Mai

E para algumas dicas finais no planejamento da sua viagem à Chiang Mai:

  • Ao visitar os templos você precisará estar com as pernas e ombros cobertas, então é bom sempre estar com camiseta de manga e levar uma saia ou calça comprida para colocar por cima se estiver de bermuda. Veja na foto abaixo como nos vestíamos nos templos;
  • Se você estiver viajando por volta de novembro, você pode se programar para ver o Festival das Lanternas e o Loy Kathong, que são festivais muito importantes na Tailândia e muito bacanas de serem visitados. As lanternas estão proibidas no momento mas os festivais ainda valem muito a pena de serem visitados;
  • Chiang Mai é uma cidade grande, portanto você encontrará caixas eletrônicos e locais para troca de dinheiro com bastante facilidade e muitos lugares aceitarão cartão de crédito;
  • Chiang Mai está no norte da Tailândia. Apesar de pensarmos somente em calor quando pensamos no sudeste asiático, você pode pegar um friozinho aqui a noite se estiver viajando nos meses de inverno;
  • Não se esqueça do seu seguro viagem. Isso é muito sério. Eu mesma tive apendicite recentemente e se não tivesse um seguro viagem a cirurgia teria custado muito dinheiro.
Como se vestir nos templos da Tailândia
Como nos vestíamos para visitar os templos

Se tiver mais alguma pergunta ou ponto importante para incluirmos aqui, nos avise pelos comentários aqui.

Espero que o post ajude no seu planejamento de viagem na Tailândia.

Compartilhe também esse post no Facebook!

LEIA MAIS SOBRE A TAILÂNDIA

Se você está planejando sua viagem pela Tailândia, você pode ler também:

Nota:Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes. 

Compartilhe:
Publicado por Liany Garves

Liany é farmacêutica e trabalhou por anos em uma grande companhia. Deixou o seu emprego garantido e uma vida confortável para viver uma aventura nas remotas terras do Butão e hoje vive na Tailândia. Ama dedicar seu tempo no blog, ajudando outros viajantes com suas experiências ou programando sua próxima viagem.

Planeje sua viagem

Hotéis

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *