Éfeso na Turquia: Guia completo para visitar as ruínas

postado por Liany Garves
10/04/2019

As ruínas de Éfeso na Turquia não podem ficar de fora de um roteiro pelo país se você é um amante de história. E na verdade até para não amantes. O lugar fascina pela sua história e grandiosidade!

Aliás, se você gosta de visitar ruínas e é apaixonado por história, não deixe de visitar Angkor Wat no Camboja e Ayutthaya na Tailândia em sua viagem pelo Sudeste Asiático!

Ruínas de Éfeso na Turquia

Além do sítio arqueológico de Éfeso, que já vai ocupar boa parte do seu dia, você ainda pode visitar mais algumas coisas pela cidade de Selçuk, como a casa da Virgem Maria (vou contar melhor sobre isso já já) que traz católicos do mundo inteiro e realmente emociona e o Museu Arqueológico de Éfeso. Vale muito a pena visitar o museu, porque conta bem sobre a história e nos ajuda muito a entender tudo que vemos nas ruínas!

Nesse guia completo para uma visita à Éfeso na Turquia, vou escrever sobre (se quiser, pode clicar no tópico para ser direcionado):

  1. Breve história das lindas ruínas de Éfeso na Turquia
  2. Como chegar em Éfeso vindo de Istambul e Pamukkale
  3. Quando visitar Éfeso na Turquia
  4. Quantos dias ficar em Éfeso
  5. Onde se hospedar para visitar Éfeso (Selçuk)
  6. Roteiro de visita em Éfeso
  7. Horário de Funcionamento de Éfeso
  8. O que fazer em Selçuk além de Éfeso
  9. Custos de um passeio em Éfeso
  10. Dicas Gerais

Breve história das lindas ruínas de Éfeso na Turquia

Biblioteca de Celso em Éfeso

Vista da Biblioteca de Celso

Éfeso (Ephesus em Turco) foi inicialmente uma cidade grega antiga construída no século X a.C. e uma das doze cidades da Liga Jônica.

Mas Éfeso foi florescer mesmo sob o domínio Romano, chegando a ser a segunda maior cidade do Império (com cerca de 250 mil habitantes) e do mundo, atrás somente de Roma!

A cidade também era um importante centro comercial devido a sua localização estratégica.

Em 263 d.C., Éfeso foi destruída pelos godos. Apesar de ter sido reconstruída, sua importância comercial diminuiu. Depois disso, em 614 d.C. ela foi novamente parcialmente destruída por um terremoto.

Hoje, Éfeso é considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e suas principais atrações são o templo de Artemis (uma das sete maravilhas do mundo antigo), a biblioteca de Celso e um grande teatro!

Como chegar em Éfeso vindo de Istambul e Pamukkale

Apesar de Éfeso ser um pouco distante de Istambul (a cidade de Selçuk está a mais de 500 Km de Istambul) não é nada complicado chegar lá.

Pode ser que você queira também visitar Pamukkale (e deveria), nesse caso você pode ir primeiro a Pamukkale e de lá, mais especificamente da cidade de Denizli (150 Km de Éfeso), seguir para Selçuk. Esse trajeto também é simples e barato.

Vou explicar aqui quais são os meios mais comuns para se chegar em Selçuk de Istambul ou de Pamukkale.

É possível também alugar carro na Turquia e fazer tudo dirigindo. Caso esteja em um grupo, essa pode ser uma experiência interessante. Por tudo que vi, as estradas são ótimas e bem sinalizadas e é bem fácil andar de carro por lá! Reserve seu carro pela Rent Cars e viaje tranquilo pela Turquia.

De Istambul à Éfeso

Se você estiver em Istambul e quiser ir somente à Éfeso, você pode viajar de ônibus ou de avião ou ainda fechar um pacote.

Se estiver com pouco tempo, essa pode ser uma opção interessante. Eu recomendo o tour compartilhado com vôos inclusos. Será um dia de passeio e ainda com um guia especializado, todas as entradas e almoço incluído. Há ainda várias outras opções de tours saindo de Istambul, como vocês podem ver abaixo:

De Istambul à Éfeso de ônibus (ou vice-versa)

Ágora em Éfeso Turquia

Andar de ônibus na Turquia é muito melhor do que imaginei.

Seguro e confortáveis, os ônibus rodam em vários horários. Inclusive a noite e tem ótimos preços. Tem até lanchinho e uma TV (somente com canais em turco, mas isso é um mero detalhe).

Os preços são excelentes e como a viagem é longa, você pode pegar um ônibus noturno e de quebra economizar com hospedagem (lógico se você é do tipo que consegue dormir e descansar bem em ônibus).

Por tudo que observei é bem tranquilo comprar passagem na hora. Os ônibus saem de várias estações de ônibus em Istambul, então basta ver qual está mais perto do seu hotel ou de onde você estará naquele dia. Mas você também pode comprar os bilhetes com antecedência. Eu encontrei dois sites mas há muitas outras cias de ônibus: A Nevsehir e a Metro. Pelo que vi, a Metro ainda vende passagens em ônibus leito para que você possa viajar com mais conforto.

Seguro viagem com Desconto de até 10%

Nunca viaje sem seguro viagem!!! Para seguro viagem com desconto, utilize a Seguros Promo e o cupom MOCHILAOADOIS5 para 5% de desconto mais 5% se pago no boleto!

Ah e lógico que você também pode fazer o sentido contrário e ir de Éfeso a Istambul.

No meu roteiro de viagem pela Turquia, eu comecei na Capadócia, onde realizei meu sonho de voar de balão na Capadócia, viajei de lá a Pamukkale de ônibus noturno, de lá para Éfeso e então voei de volta para Istambul.

Os ônibus de Istambul à Éfeso ou vice versa estavam por volta de TRY 70,00;

De Istambul à Éfeso de avião (ou vice-versa)

Ruínas de Éfeso Turquia

Como já comentei eu fiz o sentido inverso e fui de Éfeso para Istambul. Eu acabei indo de avião pela Turkish Airlines.

Se comprar as passagens com antecedência, você consegue voar pela Turquia com excelentes preços.

Pesquise no skyscanner na opção múltiplos destinos e já monte o seu roteiro comprando as passagens com uma única cia e os preços serão bem melhores. Eu só voei de Turkish Airlines.

Para chegar em Éfeso, você precisa voar até o aeroporto de Esmirna ou Izmir em Turco (ADB). Lá chegando, basta pegar o trem até Selçuk. Tem trem quase de hora em hora e ele leva cerca de uma hora pra chegar em Selçuk. A estação é bem central e fácil de ser localizada. Você pode consultar os horários dos trens no site do Turkey Travel Planner.

Apenas atente-se com relação ao aeroporto de Istambul, tanto para ir quanto para chegar. Os melhores preços saem e chegam no aeroporto de Sabiha, que fica bem distante do centro da cidade e não possui serviço de metrô. Ás vezes pode não valer a pena, pois você precisará pegar um táxi ou uber e a viagem acabará saindo mais cara.

Existe maneira de utilizar transporte público com ônibus até o aeroporto Atatürk e de lá, você pode utilizar o metrô, mas acaba sendo muito demorado.

Eu optei por voar somente de e para o Aeroporto de Atatürk, mesmo pagando um pouco a mais, pela conveniência.

Eu paguei no vôo de Esmirna à Istambul por volta de R$ 150,00.

De Pamukkale à Éfeso

Se você estiver visitando Pamukkale, também é bem fácil chegar na cidade de Selçuk para visitar Éfeso. Você pode ir de trem ou ônibus saindo da cidade de Denizli.

Outra opção se você estiver hospedado em alguma cidade da região. Você pode fazer os tours de Pamukkale e Éfeso juntos, como você pode ver abaixo:

De Pamukkale à Éfeso de trem (ou vice-versa)

Ágora Inferior em Éfeso Turquia

Leia-se de Denizli à Selçuk.

Tanto de ônibus quanto de trem, o tempo será mais ou menos o mesmo e não custam tão diferente, sendo a viagem de trem levemente mais econômica. Eu paguei TRY 18,00 no trem de Denizli à Selçuk.

Na entrada de Pamukkale, há várias agências que vendem passeios, passagens de ônibus, de avião, vôos de paraglider entre coutras coisas. Se você tiver vindo de ônibus do aeroporto ou da Capadócia, é provável que você tenha deixado suas malas por ali enquanto passeava por Pamukkale.

Ali do lado, no fim da rua, passam mini-vans para a estação de ônibus de Denizli. Pegue essa mini-van (cerca de TRY 4,00) e desça na estação de ônibus, mas ao invés de ficar ali, suba as escadas e saia da estação. Basta atravessar a rua que logo verá a estação de trem (ela fica meio escondida, um pouco pra baixo, mas não é difícil de achar).

Basta comprar o ticket para o próximo trem para Selçuk. Os trens levam cerca de 3 horas até Selçuk e são bem confortáveis! Eu viajei no das 17h30 e ainda tive um lindo pôr do sol só pra mim!

O trem é o mesmo que continuará para o aeroporto de Esmirna, portanto você pode consultar o horários no site do Turkey Travel Planner novamente. No site tem os horários dos trens nos dois sentidos, caso vá viajar de Éfeso à Pamukkale.

A estação de trem é super bem localizada em Selçuk e você provavelmente conseguirá ir a pé até o seu hotel ou hostel.

De Pamukkale à Éfeso de ônibus (ou vice-versa)

Biblioteca de Celso em Éfeso Turquia

Se você tiver deixado suas malas em alguma agência em Pamukkale, pode comprar sua passagem de ônibus ali com eles, ou então deixar para comprar a passagem chegando na estação, que será um pouco mais barata.

Os ônibus custam por volta de TRY 35,00.

De qualquer forma, basta pegar a mesma mini-van que mencionei no item anterior (por volta de TRY 4,00) e descer na estação de ônibus de Denizli. Dali, basta comprar o seu bilhete e encontrar a plataforma. Simples e rápido.

A vantagem do ônibus perante o trem é que eles partem com bem mais frequência, praticamente de hora em hora.

A estação de ônibus em Selçuk também é super central e perto de quase todos os hotéis e hosteis da região.

Quando visitar Éfeso na Turquia

Biblioteca de Celso em Éfeso Turquia

Éfeso no Inverno

Éfeso é um ícone e Patrimônio da Humanidade, portanto é de se esperar que esteja lotado de turistas.

Minha recomendação é que você evite a alta temporada na Turquia, ou seja, o verão.

Eu fui no Inverno e estava perfeito para uma visita à Éfeso.

De qualquer forma, tente chegar cedo. Há inúmeros ônibus de turistas que visitam o local, tente chegar antes deles e corra para a Biblioteca de Celso e garanta sua foto com menos pessoas possíveis!!

Quantos dias ficar em Éfeso

Biblioteca de Celso em Éfeso Turquia

Eu na linda Biblioteca de Celso

Basicamente é possível fazer todas as atrações de Selçuk, sendo Éfeso a principal, em um dia. Dá pra se organizar e visitar o sítio arqueológico de Éfeso pela manhã, e conhecer os museus e a casa de Maria no período da tarde. Pela noite você já pode seguir viagem para o próximo destino.

Agora, a cidade é uma gracinha e bem barata. Então se estiver com tempo e quiser ficar ali um dia a mais só pra curtir eu acho super bem vindo!

Onde se hospedar para visitar Éfeso na Turquia (Selçuk)

Bom, já mencionei bastante que a cidade base para você se hospedar ao visitar Éfeso, é Selçuk. As ruínas estão somente a 3 Km do centro da cidade.

Eu fiquei hospedada no Boomerang Guest House, e recomendo. Eles oferecem quartos compartilhados e privados. Fiquei no compartilhado e foi excelente. O Guest House é de um casal muito fofo e que também tem um restaurante no local. Comida excelente e com ótimos preços. O café da manhã é servido lá e foi quase um almoço. Além disso, eles estão há menos de 5 minutos andando da estação de ônibus e há menos de 10 minutos da estação de trem. E do lado do Museu de Éfeso.

Café da manhã Boomerang Guest House

Café da manhã no Boomerang Guest House

Consegui fazer tudo a pé!

Paguei somente R$ 28,00 na diária com café da manhã.

Se você busca mais conforto, os campeões de venda do Booking são:

  • Ibri Hotel: Com decoração turca e muito gracioso, eles oferecem aluguel de bicicletas e transfer do aeroporto (ideal se você prefere não pegar o trem). Os quartos para casal giram em torno de R$ 250,00;
  • Urkmez Hotel: Administrado por uma família e com uma estilosa decoração, o hotel oferece um terraço com lindas vistas e um café da manhã sensacional. O quarto para o casal gira em torno de R$ 100,00;
  • Akanthus Hotel Ephesus: Com uma incrível nota no Booking de 9,8 é um excelente local para viajar a dois. Conforto, luxo e atenção nos detalhes. Perfeito se você gosta de conforto e quer fazer dessa viagem um momento especial. O quarto de casal é em torno de R$ 391,00;

Se você estiver em família, talvez seja uma boa idéia alugar um apartamento.

Veja mais opções de hospedagens em Selçuk abaixo:
Booking.com

Roteiro de visita em Éfeso na Turquia

Ruínas de Éfeso Turquia

E chegamos ao que mais importa. O que ver e como montar seu roteiro de visita em Éfeso.

Chegue cedo pela manhã! Você conseguirá andar se estiver com pique (o centro da cidade de Selçuk está apenas há 3 Km do sítio arqueológico), mas táxis são relativamente baratos e também há ônibus que levam até a entrada. Eu na verdade, fui de carona.

Simplesmente pedi informações em uma banca de jornal e me ofereceram para levar até lá. A Turquia me impressionou muito positivamente nessa viagem com a gentileza do seu povo em todos os momentos! Principalmente porque estava viajando sozinha nessa viagem!

Caso queira fazer o passeio com guia pelas ruínas, há várias opções pelo Get your Guide, que eu recomendo:

Chegue pela entrada de Kuşadasi, que é mais tranquila. A outra entrada é a Porta de Magnésia (principal e a preferida pelos ônibus de excursões). O valor do ingresso é de TRY 60,00.

Vou listar os pontos em ordem pela entrada de Kuşadasi:

Rua do Porto

Rua do Porto em Éfeso Turquia

É a rua que você entrará logo após passar pela entrada. Ela é cheia de lindas colunas e pedestais.

Antigo Teatro Romano

Antigo teatro romano em Éfeso Turquia

É um dos monumentos mais bem conservados de Éfeso com capacidade para mais de 24 mil expectadores. Ele estava em reforma quando fui, mas ainda assim dá pra ver a grandiosidade do local.

Ágora Inferior

Ágora Inferior em Éfeso Turquia

Era o centro comercial da cidade com mais de cem metros de comprimento, fica ao lado da Biblioteca.

Biblioteca de Celso

Biblioteca de Celso em Éfeso Turquia

Vá na Biblioteca como primeira parte do seu passeio, pois é a atração principal e fica muito lotado e é difícil tirar boas fotos! Você pode voltar para o Teatro em seguida.

Construída no século II em homenagem ao senador romano Tibério Júlio Celso Polemeano para ser seu sarcófago. É toda de mármore e chegou a armazenar 12 mil pergaminhos. Não era comum que pessoas fossem enterradas em bibliotecas, de modo que esse Celso era mesmo especial!

Infelizmente foi totalmente destruída pelos godos, com exceção da fachada.

Templo de Adriano

Templo de Adriano em Éfeso Turquia

Pertinho da biblioteca, um templo romano em estilo coríntio.

Rua dos Curetes

Foi uma das principais avenidas de Éfeso. Ainda é possível ver o pavimento em mármore que cobria uma complexa rede de esgotos. Em ambos os lados estão as Casas da Ladeira.

Casas da Ladeira (Terrace Houses)

Casa da Ladeira em Éfeso Turquia

Eram as casas da população nobre. É possível ver os mosaicos, pinturas, afrescos e outros itens que a população rica possuía.

Para visitar as Casas, é necessário pagar um ingresso adicional de mais TRY 30,00.

Odeon

Odeon em Éfeso Turquia

Logo no final da rua, um anfiteatro para cerca de 1400 pessoas. Ainda bem conservado.

Templo de Dominicano

Já no final do passeio, e a primeira coisa que se visita ao entrar pela Porta de Magnésia, o templo é dedicado ao Imperador Dominicano.

Ágora Superior

É uma grande praça cercada por quatro pórticos. Aqui começa o passeio por quem entrou pela Porta de Magnésia e também a Rua dos Curetes.

Horário de Funcionamento de Éfeso

Ruínas de Éfeso

O sítio arqueológico, bem como o museu e a Basílica de St. John funcionam das 08:00 às 19:00 de abril a outubro. E das 08:00 às 17:00 de novembro a março.

O que fazer em Selçuk além de Éfeso

É também em Selçuk que existe a Casa de Maria, que vale bem a pena ser visitada. Você também pode (e deve na minha opinião) visitar o Museu Arqueológico de Éfeso. Há também o templo de Artemis, que foi uma das sete maravilhas do mundo antigo, mas hoje é apenas uma coluna, infelizmente. Por esse motivo, eu acabei não visitando o Templo de Artemis.

Casa de Maria

Casa de Maria em Selçuk

É bem interessante como a história ocorreu, mas há várias evidências de que Maria morou nessa casa na Turquia após o falecimento de Jesus.

A casa fica no alto de um morro, 5 Km depois de Éfeso.

Para chegar lá, a maneira mais prática é fechar com um taxista. Procure encontrar mais pessoas para dividir os custos. Ele nos cobrou TRY 100,00 pela corrida de ida e volta já nos deixando em Selçuk. Achei carinho, mas não houve margem para negociação.

A casa em si tem um ambiente bem agradável e há uma fonte de água benta. Para aqueles que são religiosos, é uma experiência bem emocionante. Vi muitas pessoas chorando, a emoção era grande ao entrar no recinto!

A entrada custa TRY 35,00.

Museu Arqueológico de Éfeso

O Museu Arqueológico fica bem no centro de Selçuk e custa apenas TRY 15,00. Em cerca de meia hora é possível visitar todo o museu. Além de ter várias peças de Éfeso em exposição, o museu também conta bastante sobre a história com uma linha do tempo.

Se como eu, você não contratará um guia para a visita em Éfeso, conhecer o museu é essencial para entender um pouco melhor sobre as ruínas.

Custos de um passeio em Éfeso

Listei já no decorrer do post, o valor de cada coisa em Éfeso, mas abaixo, você pode encontrar a minha planilha de custos com os gastos de um dia em Selçuk. Lembrando que viajei de Pamukkale para Éfeso e depois de lá para Istambul!

Todos os gastos estão em Lira turca e eu viajei em Fev-2019! Se precisar pode baixar a planilha para visualizar melhor e pode até usá-la se quiser. também vou disponibilizar todos meus outros custos na Turquia no decorrer dos posts.

Dicas Gerais

Ágora inferior em Éfeso Turquia

  • Vá com tênis ou sapatos confortáveis porque você andará bastante nesse dia. No verão também não esqueça de se proteger do sol, pois todo o passeio é a céu aberto. Fui no inverno e estava uma delícia mas precisei usar óculos escuros e protetor solar;
  • Se quer uma boa foto na Biblioteca de Celso, chegue por volta das 09:00 e vá direto lá! Depois você volta para explorar os outros Monumentos;

Não se esqueça que o seguro viagem é essencial em qualquer viagem, mas principalmente em uma viagem para Índia onde problemas digestivos são bem comuns. Então, nunca viaje sem o seu. Utilize o cupom de desconto MOCHILAOADOIS5 e ganhe 5% de desconto mais 5% se pago no boleto!!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Então? Tudo certo e organizado agora para a sua viagem à Éfeso? Qualquer dúvida adicional não deixe de colocar aqui nos comentários! Se quiser, assine nossa newsletter logo abaixo, assim você será o primeiro a receber nossas novidades!

Não se esqueça de compartilhar esse post com seus amigos no Facebook e salvá-lo no Pinterest para ler sempre que precisar!

Éfeso na Turquia: Um guia completo para visitar as ruínas

Salve esse post no Pinterest para ler mais tarde

Nota: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links (pode logar em sua conta e às vezes tem até mais descontos), mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes 🙂

Se está viajando pela Turquia, você também pode se interessar:

Viagem na Turquia – O que fazer em 7, 10 ou 15 dias (com planilha de custos)

O que fazer em Istambul – Tudo para um roteiro incrível de 3 ou 4 dias

O que fazer na Capadócia – Viajando barato pela Terra de São Jorge

Balão na Capadócia: Um guia completo para qualquer estação (até no inverno)

Pamukkale e Hierápolis na Turquia – Uma guia completaço e econômico

5 Motivos para Visitar a Turquia no Inverno

Compartilhe:
Publicado por Liany Garves

Liany é farmacêutica e trabalhou por anos em uma grande companhia. Deixou o seu emprego garantido e uma vida confortável para viver uma aventura nas remotas terras do Butão e hoje vive na Tailândia. Ama dedicar seu tempo no blog, ajudando outros viajantes com suas experiências ou programando sua próxima viagem.

Planeje sua viagem

Hotéis

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Comentários

  1. Maria do Socorro
    07 ago 2021

    Eu e 3 amigas moramos em Istambul na Turquia. Visitamos quase toda a Turquia. Amei Istambul, andei muito pela Stiklau. A biblioteca de Celso é uma viagem no tempo. Pamukkale com suas águas quentes e geladas. Canekalle, Voei de balão na Capadócia, Troya, Izmir, cidade praiana de Bodrum, etc… De Bodrum pegamos o barco e fomos até a Grécia. Foi enriquecedor pra mim q.amo a história do mundo.

  2. Natalia Azevedo
    19 jan 2020

    Olá!!! Primeiro eu querida agradecer por toda informação tão rica em detalhes e tão esclarecedora!!! Você escreve muito bem e é muito bacana dividir isso com os demais!!! Obrigada e parabéns!
    Então, eu vou em julho desse ano para Turquia e seu blog clareou muito minhas idéias!
    Ainda assim, queria uma ajudinha …
    Pensei em fazer base em Kusadasi. Acha ruim? Achei mais interessante do que Selçuk. Curti o castelo que tem lá e praia!:D
    Então a princípio eu pensei assim: capadócia – pamukkale (bus noturno)
    E ai começa minha confusão mental …rs
    Eu faria Pamukkale – Kusadasi como? Mini van ate Denizli e bus até Kusadasi?
    Depois queria seguir pra Fethiye e finalizar na Antália!
    Esses deslocamentos aqui que eu não encontro muita informação, mas pelo o que vejo, acredito que haja ônibus para todas essas opções!
    O que você acha!?

    Obrigada desde ja!

    • 26 jan 2020

      Oi Natalia, tudo bem? Eu que fico feliz em saber que meu blog te ajudou com o planejamento da sua viagem pra Turquia.
      Desculpa a demora, mas não sabia as respostas de cabeça e dei uma olhada rápida e não achei fãcinho as informações que você precisa. Eu acabei por não viajar pra Kusadasi, mas sei que o sistema de ônibus na Turquia funciona super bem, então tenho certeza que é bem fácil fazer Kusadasi como base. Além de tudo, há vários tours que partem de lá, que podem também ser uma boa opção.

      Se por acaso você precisar de qualquer ajuda mais específica me avise que eu ofereço consultoria de viagem e posso te ajudar se precisar.

      Qualquer coisa me mande um e-mail que te explico certinho como funciona (liany@mochilaoadois.com.br).

      Um abraço

  3. DJNANE FONSECA DE CARVALHO ALMEIDA
    14 ago 2019

    Olá Liany, bom dia. Muito obrigada por um relato tão detalhado. Adorei, principalmente porque pretendo ir no inverno, em janeiro, que é quando terei férias. VC acha que em janeiro da pra fazer esse mesmo roteiro ou o tempo poderá estar pior por lá?

    • 15 ago 2019

      Olá Djnane!!! Fico feliz que tenha gostado do post e que eu tenha ajudado com alguma coisa! Acho que entre janeiro e fevereiro não haverá muita diferença no clima pra falar a verdade! Acho que você consegue sim fazer esse roteiro que fiz! Se puder, deixe mais dias para a Capadócia para que você tenha mais chances de voar de balão!!! Precisando de qualquer coisa com relação a viagem, só me avisar!! Abraços

  4. Pingback: 5 motivos para você visitar a Turquia no Inverno | Mochilão a Dois!

  5. Pingback: O que fazer em Istambul - Tudo para um roteiro incrível de 3 ou 4 dias | Mochilão a Dois!

  6. Pingback: Viagem na Turquia - O que fazer em 7, 10 ou 15 dias (com planilha de custos) | Mochilão a Dois!

  7. Pingback: O que fazer na Capadócia - Viajando barato pela Terra de São Jorge | Mochilão a Dois!

  8. 23 abr 2019

    Gosto muito de viajar na Turquia. É um país lindo demais e cheio de coisas maravilhosas para fazer e conhecer. E Éfeso é um dos lugares mais lindos para conhecer o esplendor da historia mesmo.

    • 24 abr 2019

      Ah que bacana seu comentário Carla! A Turquia é realmente demais e as ruínas de Éfeso me surpreenderam muito! Amei conhecer e espero visitar a Turquia novamente em breve!!

  9. Paula Augot
    18 abr 2019

    Post mais que completo sobre Éfeso! Eu tb acho que fica melhor ir chegando por Pamukkale, fica bem menos cansativo assim

    • 18 abr 2019

      Obrigada Paula pelo seu comentário! Pois é! Preferi ficar hospedada em Selçuk e passar em Pamukkale antes, mas há os que preferem se hospedar em cidades maiores e fazer os passeios de um dia! Mas para um viagem mais econômica, essa é a melhor opção! 🙂

  10. 16 abr 2019

    Que lugar maravilhoso! As fotos estão lindas!
    Por tua “culpa” 😛 Éfeso acabou de entrar obrigatoriamente em meu roteiro pela Turquia.
    Obrigada pelo post bem completo!

    • 17 abr 2019

      Opa! Confesso que não acho ruim assumir essa culpa viu!! Ah espero que goste muito e depois venha me contar como foi a experiência de conhecer Éfeso na Turquia!!

  11. 15 abr 2019

    Não basta dar um monte de dicas e compartilhar fotos lindas, tem que colocar uma tablea – e gráfico – de custos da viagem. Nem adorei! Obrigada, sucesso pra vocês!

    • 16 abr 2019

      Ah que fofa!!! Que legal que gostou da planilha de custos! Espero que te ajude!!! 🙂

  12. 15 abr 2019

    Adoro este tipo de lugar, fiquei encantada com Efeso, um destino que é praticamente uma viagem no tempo. Muito legal as dicas.

    • 16 abr 2019

      E exatamente isso mesmo. Também adoro visitas históricas e Éfeso é um prato cheio. Que bacana que gostou!

  13. Vitor Martins
    15 abr 2019

    Excelente roteiro. Parabens

  14. 15 abr 2019

    Uau, que enorme é o sítio arqueológico de Éfeso, na Turquia! Eu amo visitar ruínas e aprender a história, com certeza esse local entrará no meu roteiro pelo país – quem sabe ainda esse ano?!

    • 16 abr 2019

      Opa, jura? Espero que sim mesmo! Éfeso é realmente encantador. Me apaixonei demais com esse destino e com a Turquia inteira na verdade! Depois me conta se gostou!

  15. 15 abr 2019

    Eu relacionava Éfeso com história e arqueologia, mas não fazia ideia da casa de Maria. Fiquei muito impressionada com o destino, vou ali converter os custos para euros…

    • 16 abr 2019

      Te confesso que também não sabia sobre a Casa de Maria antes de ir pra lá! Acabei descobrindo quando já estava em Éfeso e foi uma experiência bem interessante. Você mora na Europa? Se ganha em euros, essa viagem passa a ser ainda mais barata!

  16. 14 abr 2019

    Uauuu! Estou simplesmente abismada pela beleza dessas ruinas. Achei a Biblioteca de Celso especialment extraordinária 🙂

    • 15 abr 2019

      As ruínas de Éfeso acho que foram as ruínas mais bonitas que já vi! Apesar de também ter amado Angkor, elas tem um estilo diferente. A biblioteca de Celso é fantástica e a quantidade de história lá é surpreendente! A Turquia é um país que impressiona viu!!

  17. Anna Claudia Rodrigues
    14 abr 2019

    Eu fiquei encantada com Éfeso. A princípio eu estava mais animada com a Capadócia, que realmente é linda… Mas Éfeso me surpreendeu demais – a quantidade de ruínas, a quantidade de história! voltei muito mais enriquecida de la!

    • 15 abr 2019

      Que engraçado pois tivemos reações opostas. Eu montei minha viagem por causa de Éfeso que era o meu maior interesse na Turquia e não me decepcionou em nada! Realmente a história e as lindas ruínas são incríveis e há tanta história que chega a nos deixar de queixo caído. Mas eu não tinha grandes expectativas com a Capadócia e acabou que me surpreendi lá e já estou louca pra voltar pra fazer todas as trilhas da Capadócia rs.

  18. 14 abr 2019

    Eu tenho uma curiosidade, o pessoal ai nas suas viagens não fala muito pra vocês que vocês não se parecem brasileiros por causa da aparência? eu não sei porque mas tem alguns gringos que acham que no Brasil todo mundo é negro kkk

    • 15 abr 2019

      hahahah! Bom na verdade comigo não acontece com tanta frequência, mas com o Wagner sim! Ninguém acredita que ele seja brasileiro! Ainda mais que ele morou muitos anos na Irlanda e quase não tem sotaque quando fala inglês… então ele passa bem despercebido mesmo no meio dos brasileiros rs! Mas ainda assim é muito difícil alguém de fora desconfiar que somos brasileiros.

  19. Pingback: Mochilão a Dois! | Pamukkale e Hierápolis na Turquia – Um guia completaço e econômico | Mochilão a Dois!

  20. Pingback: Mochilão a Dois! | Balão na Capadócia: Guia completo para qualquer estação (até no inverno) | Mochilão a Dois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *