Curiosidades do Butão – A Terra do Dragão do Trovão

postado por Wagner Nogueira
06/04/2019

Nesse post, vou escrever curiosidades do Butão, muitas que só quem mora aqui sabe!

Mas um país tão pequeno pode ter bastante curiosidades assim?

Bem, morando aqui, posso dizer que tem até demais! Torna o país muito interessante mesmo!

Ninho do Tigre
Monastério Ninho do Tigre (Post)

O Butão me ensinou o quanto um país pode ser bem diference do nosso país de origem! Seja lá da onde você é. Gosto muito de morar aqui e, sendo assim, decidi criar esse “post vivo”.

É um post onde eu vou adicionando curiosidades sobre o Butão que vocês vão adorar! Então, adicionem aos favoritos e sempre dêem uma olhada!

Curiosidades do Butão #1: É um dos países menos visitados do mundo

Pensa na final do Brasil vs Uruguai no Maracanã. Foram quase 200mil pessoas dentro de um único estádio em um jogo de futebol.

Bem, o número anual total de visitantes no Butão não é muito diferente. No ano de 2017, foram 254 mil turistas visitando esse minúsculo grande país, fazendo desse um dos países menos visitados do mundo em números totais de turistas.

Se tiver interesse em ser um poucos turistas a visitar esse país tão desconhecido ainda, veja como tirar o visto para o Butão.

Curiosidades do Butão #2: Usou selos para ser reconhecido internacionalmente

Que? Selos?

Então, essa talvez seja uma das histórias mais interessantes do país.

Durante o reinado do Terceiro Rei do Butão, uma das prioridades do país era ser reconhecido internacionalmente. Sendo assim, o Butão começou a tentar se tornar membros de organizações internacionais. A primeira organização internacional da qual o Butão se tornou membro foi a UPU (Universal Postal Union) em 1969.

Querem visitar o Butão?

Entrem em contato conosco ou com o nosso parceiro, a Bhutan Soul! Nos mencione e receberão toda ajuda em português, sem nenhum custo adicional!
Bhutan Soul Mochilao a Dois

Se tornar membro não significa muita coisa. Você precisa fazer algo para se tornar conhecido dentro dessa organização.

Curiosidades do Butão - Selos que mudaram o rumo do país

O Butão começou a criar selos em alto relevo, alguns de vinil que tocavam música, selos de borracha, de couro, dentre muitos outros selos que hoje são alguns dos selos mais difíceis de se encontrar no mundo.

Criar selos abriu as portas do Butão para um reconhecimento internacional. Isso ajudou muito o Butão quando o país tentou, com sucesso, se tornar membro das Nações Unidas em 1971.

Curiosidades do Butão #3: Imagens Fálicas

No Butão, é bem comum ver imagens fálicas pintadas em paredes das construções pelo país afora.

Tudo começou devido a um líder religioso, ou Lama, chamado Drukpa Kunley, ou o “Louco Divino”. Ele é conhecido pelas suas maneiras unortodóxas de levar seus seguidores, principalmente mulheres, à iluminação. Ele levou mais de 5000 mulheres ao ponto máximo da vida com o seu… bem, você sabe do que eu estou falando, né?

Hoje, ele é reverenciado como o Santo da Fertilidade. Um monastério, ou Lhakhang em Dzongkha, em Punakha é dedicado à ele, chamado Chimi Lhakhang.

Curiosidades do Butão - Imagens fálicas

Peregrinos do mundo inteiro que tem dificuldades de ter filhos vão à esse monastério receber a benção da fertilidade. Os monges locais pegam um “instrumento” de madeira e o enconstam sobre a sua cabeça.

Bem, há um livro de relatos de Butaneses e estrangeiros agradecendo ao milagre da vida após visitarem o local onde o “Louco Divino” é reverenciado. Esse sinal de fertilidade é retratado por todo lado!

Curiosidades do Butão #4: FIB – Felicidade Interna Bruta

Um dos fatos mais conhecidos sobre o Butão é que o país é conhecido com o “País da Felicidade“.

O país conduz um ultra super hiper questionário junto com o census para tentar quantificar a felicidade da população e, assim, gerar o “Índice da Felicidade Interna Bruta” do país. Esse índice é baseado nos 4 Pilares e nos 9 Domínios para a Felicidade Nacional.

Curiosidades do Butão - A Felicidade Interna Bruta

Curiosidades do Butão #5: Tem Mais de 20 idiomas

O país é quase vertical, por ter tantas montanhas. Meu, mas é lógico, dada sua localização. A altitude do país varia de 150m acima do nível do mar no sul do país à até seu ponto mais alto de 7570m.

O Butão é composto por vários vales que cortam o país de norte a sul. De alguma maneira, povos se estabeleceram nesses vales e mantiveram um certo isolamento um do outro, desenvolvendo sua própria cultura e sua própria língua. Esse isolamento geográfico populacional hoje deixou um país que é pouco menor que o Estado do Rio de Janeiro com mais de 20 idiomas e várias culturas diferentes.

Treco fascinante mesmo!!

Curiosidades do Butão - O país fala mais de 20 idiomas

Curiosidades do Butão #6: Poligamia é permitida

Whaaaaaaaaaat?

Poligamia é permitido no país, tanto para homens quanto para mulheres.

O Quarto Rei do Butão, Jigme Singye Wangchuk, tem quatro esposas, todas irmãs. No país, inclusive dentre os meus amigos, é bastante comum te apresentarem pessoas como “brother-cousin”, ou “irmão-primo”.

Conseguiram montar uma árvore genealógica aí na sua cabeça? Bem, é algo interessantíssimo, pois é relativamente comum. Mas também é algo que está acabando, com a ocidentalização do país.

Curiosidades do Butão - Mulher de Laya com seus trajes típicos
Não arrumei outra esposa não!

No estado (ou dzongkhag) de Gasa, principalmente em Laya e Lunana, é comum mulheres terem mais de um marido. Será que o Jorge Amado visitou o Butão como inspiração? Bem, nunca saberemos disso.

Algumas mulheres que herdaram terra casam com um homem. Às vezes, esses homens tem outros irmãos. O que elas fazem? Levam todos para casa, se casam com todos e colocam todos para trabalharem em suas terras. Boa idéia, né?

Curiosidades do Butão #7: Cobrir a boca

Como parte do Driglam Namzha, as regras e etiquetas do país, é esperado cobrir a boca para conversar com pessoas hierarquicamente acima de você.

Também é esperado isso quando estamos lendo orações, acendendo velas de manteiga, ou “Butter Lamps”.

Por que isso? Bem, os motivos são bem óbvios e gostaria que algum dos meus amigos brasileiros fizessem isso… cuspir no rosto de outras pessoas é uma baita falta de respeito! Principalmente se a pessoa é mais importante do que você.

Curiosidades do Butão - Cobrir a boca como sinal de respeito

Nenhum aluno meu fala comigo sem cobrir a boca. Mas é muito foda ouví-los.

Eles apenas murmuram naturalmente… agora colocam a mão na frente da boca! Fico parecendo a Velha Surda.

Curiosidades do Butão #8: Medicina tradicional vs medicina contemporânea

Com a ocidentalização do país, muitas tradições nacionais estão perdendo seus espaços nessa nova sociedade, principalmente na capital do país, Thimphu.

Mas medicina tradicional e rituais religiosos ainda fazem parte do dia-a-dia butanês. O meu remédio tradicional favorito é o Pangbi Ribb (Ribb de Pangbisa, vila onde eu moro).

O país inteiro conhece esse remédio, extremamente valioso por sinal. É uma mistura de ervas medicinais e, acreditem ou não, raspas de crânio de um monge que viveu na região aqui há alguns séculos. Sério! Sem zueira!!!

Curiosidades do Butão - o Ribb de Pangbisa, cujo ingrediente inclui raspas de crânio

O país inteiro tenta conseguir um pouco dessa milagrosa medicina. Para consumí-la, é preciso diluí-la em bastante água morna, uma bolinha por litro.

Crença local diz que no período de um ano, as bolinhas se reproduzem. Bem, fiz o teste! E não, elas não se reproduziram.

Curiosidades do Butão #9: Comida e pimenta

Tá aí uma herança que as Américas deixaram no Butão.

Com o comércio de especiarias entre a Índia, Portugal, Espanha entre outros, a pimenta, planta nativa das Américas, chegou na Índia. Como consequência, a pimenta chegou no Butão.

E meu, pensa num povo que curte pimenta! Não é a mesma coisa que a Índia. No Butão, pimenta é um dos legumes/frutas (depende de que lado do debate você está) principais da dieta Butanesa.

Meu, eles colocam pimenta em tudo! Absolutamente tudo tem pimenta!

Curiosidades do Butão - A comida extremamente apimentada, o Ema Datshi

O prato principal e mais conhecido do Butão é o Ema (pimenta em Dzongkha) Datshi (queijo em Dzongkha). O prato é feito de pimenta refogada com queijo derretido. Às vezes, colocam pimenta em pó para dar uma corzinha mais rápida no molho…

Também tem o kewa (batata) ema datshi, shamu (cogumelo fresco/seco) ema datshi, paa (porco com pimenta), brocoli com pimenta, arroz com pimenta, ezay (tipo um vinagrete com pimenta)… a lista não acaba!

Curiosidades do Butão #10: Monastérios no alto das montanhas

O Butão é um dos últimos Reinos Budistas do Mundo. Muitas coisas do dia-a-dia são veneradas, como os animais e a natureza.

As montanhas são sagradas no país, tidas como divindade. Dado esse status sagrado, muitos monastérios são construídos em montanhas bem altas, sendo extremamente difícil chegar até eles.

Nesses lugares, monges vivem em plena solitude, dedicados 100% a religião e a seus joguinhos de Candy Crush. Mas, existem montanhas muito mais altas do que humanos podem morar. Essas montanhas são absolutamente proibidas de serem escaladas.

Curiosidades do Butão - O Monastério Ugyen Guru, em Pangbisa
Monastério Ugyen Guru

A montanha mais adorada no Butão é o Monte Jomolhari (7326m). É a segunda montanha mais alta do país que, infelizmente, foi escalada em 2007. A montanha mais alta do país (7570m), a Gangkhar Puensum, é a montanha mais alta do mundo não escalada.

E espero que continue assim por muitos e muitos anos.

Curiosidades do Butão - A montanha mais sagrada do país, o Monte Jomolhari

Curiosidades do Butão #11: Roupa nacional

Mais uma curiosidade do Butão ligada ao Driglam Namzha. Como eu disse, o país tem várias culturas, mas a cultura predominante vem dos ngalops, etnia da família real do Butão (expliquei bem sobre isso no post do Butão: Saiba mais sobre o país da Felicidade).

Bhutan Soul Mochilao a Dois

Sendo assim, todo servidor público, professores ou pessoas que precisam entrar em repartições governamentais precisam usar o GHO e a KIRA, roupas nacionais masculinas e femininas, respectivamente.

Se você decidir entrar na receita federal do Butão com bermuda e chinelo, você não passa nem do portão. Isso faz parte da etiqueta do país, pois impõe respeito e uma certa formalidade.

Curiosidades do Butão - As roupas que todo Butanês precisa usar!

Curiosidades do Butão #12: Doma

Meu, essa é a coisa mais esquisita do mundo.

Doma é uma semente que o pessoal aqui e em várias partes da Índia mascam o dia inteiro. Eles ficam com aquilo na boca o tempo todo! Os dentes ficam ultra vermelhos. É comido com pasta de caucário e folha de bétele. Depois, eles cospem o líquido vermelho por aí. Então é muito comum andar na rua e ver manchas vermelhas pra todo lado.

Curiosidades do Butão - Doma e sua folha

Ditos populares e conversas com amigos locais dizem que consumo de Doma tomou o lugar de costumes canibalísticos que existiam no Butão pré-budismo. Esses rituais faziam parte da religião Bon/Bon-po. A semente representa o cérebro e ossos, a folha, a pele e o corpo e a cor vermelha, o sangue.

Uma coisa meio sinistra, como vocês podem imaginar, mas todo mundo mastiga essa bendita semente.

Curiosidades do Butão #13: Legal Stamp

Já pensou num mundo sem cartórios?

Num mundo onde você mesmo pode redigir, assinar o documento e isso tem poder legal?

Bem, o Butão é o seu lugar!

Muitas coisas ainda funcionam à base da confiança. O esquema aqui para um documento se tornar legal se chama o “legal stamp”, ou selo legal. É um selo que, quando colado num papel e assinado por cima, tem o mesmo valor que um documento com firma reconhecida no Brasil.

Onde conseguir esse selo legal? Meu, em qualquer lojinha, em qualquer lugar do Butão, esses selos estão à venda por apenas o equivalente à R$ 0,50!

Curiosidades do Butão - Os Selos Legais do país

Quando eu comprei um carro, o esquema foi o seguinte. Eu estava com o dinheiro todo na minha mochila. Fui, vi o carro, gostei. Daí peguei um papel sulfite, escrevi que estava comprando carro de não sei quem por não sei quanto, colamos os selos legais e assinamos por cima. Em questão de meia hora, o carro era meu!

Essa história da estampa legal parece aquele programa antigo de fim de noite do SBT: “Parece mentira….. mas não é!”

Curiosidades do Butão #14: Prayer Flags

Pensa num lugar que venta? Não, não é a Irlanda não! É aqui!

Sendo assim, aqui existe as bandeiras de oração, que geralmente são colocadas em lugares altos, onde venta ainda mais!

Mas por que? Nas bandeiras, geralmente tem a oração ཨོཾ་མ་ཎི་པདྨེ་ཧཱུྃ ou”Om Mani Padme Hum”. E quando o vento bate nas bandeiras, ele levará a oração para onde for que o vento soprar!

Curiosidades do Butão - Bandeiras de Oração em locais altos do país.

No Monte Everest (sei que não é aqui no Butão, tá?), está cheio de bandeiras de orações. Por ser o ponto mais alto do mundo, as orações de lá serão levadas para todas as partes da Terra.

Curiosidades do Butão #15: Duas semanas

Deixa eu falar. Essa é a curiosidade mais sem querer daqui, mas todo mundo faz. E vou te dizer, é frustrante para caramba!

Vou explicar qualé que é pois, no Brasil, todo lugar tem algo igual. Sabe o mineiro dizendo que algo é logo ali? Ou que algo leva só um minutin? Então, para os butaneses são as benditas “Duas Semanas”.

Fotos do Butao, Chimi Lhakhang Homestay
Pinturas falas Butanesas, próximas ao Chimi Lhakhang

TUDO, absolutamente tudo o que você pergunta quanto tempo vai levar, o tempo para fazer isso serão duas semanas.

Sendo assim, pergunte para qualquer pessoa e não falhará! A resposta será… Duas semanas. Quanto tempo para arrumar a internet? Duas semanas… Quanto tempo para os novos radiadores chegarem? Duas semanas… Quantas semanas em 28 dias? Duas semanas…


Booking.com

Aqui no Butão, tudo é um pouco mais difícil, então acabo dando uma colher de chá.

Quando eu cheguei aqui, me prometeram dois radiadores para eu não morrer de frio. Os dois estavam quebrados quando os recebi. Eles vieram buscar, mas não tinham nenhum em estoque. Quanto tempo até chegarem (isso em Outubro de 2017)? Duas semanas… sabe quando os recebi? Em Abril de 2019! Sim, os recebi dia 2 de Abril de 2019!

Tenho várias dessas histórias frustrantes de duas semanas… queria não tê-las!

Curiosidades do Butão #16: Cachorros

Cachorros para todos os lados! Meu!!!! Todo lugar para onde você vai, tem um cachorro! Eles acabam tomando conta da sua vida, pois eles são tão bonitinhos! E se você está numa roda de amigos o assunto acabou. Não se preocupe, comece a falar dos cachorros e você terá assunto pois mais uma boa uma hora.

Aqui na escola, tem alguns. Todos já viraram meus brothers. É muito interessante observar a rotina e a organização deles.

Outro dia, mais precisamente no dia 16 de Fevereiro de 2019, encontramos um cachorrinho todo coberto de neve, com parte dos pêlos congelado. Só pele e osso. Tadinho… O peguei, morrendo de medo de quebrá-lo, o sequei e dei comida. Geralmente, pelo fato de ter tantos cachorros aqui, muitos acabam fazendo a sua boa ação, mas não fazem muito além disso. Eu não consegui e o trouxe para casa.

Curiosidades do Butão - Cachorros

Já se passaram quase dois meses desde que o trouxemos para casa e, meu, deixa eu te falar… pensa em um cachorro preguiçoso e bundão. Falei que ia trazê-lo para casa só até ele ficar bom e soltá-lo novamente. Bem, ele vive solto, a porta está sempre aberta! Ele sai, faz o que tem que fazer e, logo menos, está de volta!

Curiosidades do Butão #16: Afeição em Público

Como já disse algumas vezes, o Butão está se ocidentalizando bastante.

Mas existe algo que ainda é visto com maus olhos na maior parte do Butão (Thimphu, a capital, já não é mais tanto assim): afeição em público.

Eu e a Ly não andamos de mãos dadas aqui, pois às vezes levamos umas olhadas feias. Eu disse que isso é só válido para afeição entre pessoas do sexo oposto? Então, é.

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que é bastante comum no país são homens, amigos, andando de mãos dadas, abraçados etc. Isso é bastante comum entre Indianos também. Isso foi uma coisa bem legal e interessante que observei no país.

Curiosidades do Butão #17: Queima de documentos e papéis escritos em Dzongkha

O Butão permaneceu um país bastante fechado por muitos e muitos anos. Durante esse tempo de reclusão, o “Grupo Monástico Central” ou “Central Monastic Body”, dominava o país, tanto na política quanto na religião. Eles tinham e ainda tem uma influência enorme no país.

Como resultado, por muito tempo, muitos documentos escritos em Dzongkha eram sobre os Reis ou orações/ritos religiosos. Então, uma das maiores faltas de respeito seria jogá-los fora. Então, se tornou proibido jogá-los no lixo.

Chelela Pass

Os queimando, tudo o que eles dizem são dispersados ao vento, assim como as orações das bandeiras de oração!

Para ser bem sincero, perguntei para um milhão de pessoas e ninguém sabe a real razão do porque os documentos são queimados. Essa explicação foi a que surgiu mais vezes durante as minhas entrevistas. Na minha opinião, foi a que fez mais sentido!

Sendo assim, professores de Dzongkha da escola me dão as lições que sobram para eu ligar o meu bukhari (uma caixa de ferro onde coloco fogo para esquentar a casa)! E, é lógico, unindo o útil ao agradável!

Curiosidades do Butão #18: Cigarros são proibidos

Tá aí uma coisa que eu adoro sobre o país: Cigarros são proibidos! MAS, na verdade, conseguir comprar tabaco não é algo tão difícil assim. Como eu não fumo, as pessoas não confiam em mim o suficiente para dizerem que tem para vender. Vão achar que eu sou dedo duro ou sei lá. Mas é muito fácil ver pessoas com pacotinhos de tabaco por aí, pegando uma bolotinha e colocando na gengiva… eca!

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Mesmo o cigarro sendo proibido, o Butão consegue ser o país com o maior consumo de cigarro per capita da Ásia… vai saber o que está rolando por aí, né?

Curiosidades do Butão #19: Maconha Cresce por Todos os Cantos

Quando eu cheguei aqui, eu construí uma estufa para plantar meus legumes. Plantei abobrinha, batata, cebolinha. Tudo cresceu que é uma maravilha. Junto com a estufa, comecei a fazer compostagem. Então, às vezes cortava os matos ao redor da minha casa e os jogava na composteira. Uns meses se passaram e vi que uma plantinha peculiar começou a crescer. Cheguei perto e tinha a inconfundível Maria Joana.

Aqui no Butão, isso cresce por todos os cantos. Maconha é dada para os porcos ficarem laricados e comerem um monte. Meu, isso dá certo, pois a carne de porco só tem gordura, é impressionante!

Mas mesmo estando disponível por todos os cantos, é ultra proibido o consumo no país, podendo dar alguns anos de prisão. Então, se vier aqui, apenas tire umas fotinhas e deixe isso para lá!

Curiosidades do Butão #20: La

A la lala lalom, a la lala lalom (a música entrou na sua cabeça, né? hehehe). Então, “la” é algo falado por todo butanês. Falar la no final de alguma frase simboliza respeito com quem você está falando. Por exemplo, se alguém que não te conhece direito pergunta como você está, eles perguntarão: “Como você está, la?”, daí você responde: “Estou bem la”. E por aí vai.

Quando você ouve o pessoal falando dzongkha, você ouve bastante, mas isso transcende línguas. Assisto muitas palestras em inglês onde eles incluem a palavra la no final de todas as frases.

Então, quando você for atrás de organizar a sua viagem para o Butão, a agência butanesa colocará la no final de quase todas as frases do email. Isso significa respeito! E também que eles não querem perder o cliente de jeito nenhum! hehehe

Curiosidades do Butão #21: Homossexualidade e Lei

Até muito pouco tempo, falar sobre homossexualidade era tabu. Homossexualidade é crime… mas só que não. Mesmo sendo contra a lei, o assunto é tão tabu que nunca ninguém foi punido por ser homossexual.

Em Junho de 2019, o congresso Butanês estava discutindo algumas mudanças quando um dos congressistas disse “Gostaria de votar para que homossexualidade não seja mais crime”. Todos se olharam e falaram “Vamos votar?”. E votaram. Quase que por unanimidade, esse assunto tão tabu passou pela primeira votação em menos de 5 minutos. Ninguém quis debater, ninguém se opôs abertamente. Mas o que importa é que o Butão está a caminho de ser mais um país a acabar com essa palhaçada e ter uma sociedade mais justa!

Curiosidades do Butão #22: Construção de Casas

No geral, quando alguém constrói uma casa, o vilarejo inteiro se une para construí-la. O país continua sendo um país rural e ajuda comunitária continua sendo um fator muito importante no dia-a-dia dos Butaneses! Ajuda comunitária faz parte da Felicidade Interna Bruta do país.

O que você faz para melhorar o seu país?

Fiquem ligados!

Então, se estão curtindo as histórias, deixem um comentário e compartilhem o post! Em breve, adicionarei mais!

Vocês também podem salvar o post no Pinterest para lerem mais tarde! E para continuar acompanhado nossos posts, basta assinar a newsletter lá embaixo e vocês serão os primeiros a receber nossas notícias!

Bhutan Soul Mochilao a Dois

Querem visitar o Butão? Entrem em contato conosco aqui! E não se esqueça de fazer o seu seguro de viagem antes de vir para o Butão!

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Compartilhe:
Publicado por Wagner Nogueira

Wagner estudou Física Teórica (Bacharel) e Climatologia (Mestrado) na University College Dublin, na Irlanda. Tem Doutorado em Meteorologia pela Universidade de Reading e Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Oxford. Hoje é professor de Física e Matemática no Reino do Butão. Tem paixão por história, desenho animado e jardinagem. Já visitou 52 países.

Planeje sua viagem

Hotéis

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Comentários

  1. 14 maio 2021

    Estive no. Butão em 2019
    Gostei muito
    Só não gostei de ver tantos cachorros abandonados na rua
    Dormindo no frio congelante

    Não os maltratam. Mas simplesmente o ignoram
    Falta o que nós brasileiros temos de sobra
    Muito amor com os animais

  2. Marcelo Barbosa Silva
    07 jan 2021

    Sensacional o post ! O Butão é um país fascinante, desejo muito conhecê-lo. Curti muito os 4 pilares e os 9 domínios para a Felicidade Nacional, modelo que todas as nações deveriam seguir. Sou professor de Geografia, pesquiso muito sobre o Tibet, Nepal e o Butão. Fico triste em ter consciência que é muito improvável que algum dia possa conhecer o Butão.

    • 08 jan 2021

      Olá Marcelo,
      Que bom que gostou do post e das informações. Adorei saber que é professor de geografia e pesquisa bastante sobre a região e sobre a Felicidade Interna Bruta.
      Apesar do Butão ser um país um pouco caro para ser visitado, todos os custos estão incluídos na taxa diária, o que já ajuda bastante e em viagens em grupo, o valor fica bem mais acessível. Estou organizando algumas parcerias para grupos para o Butão (talvez em 2022). Se tiver interesse me avise que mantemos contato.

      Abraços.

  3. Vanessa Paes
    04 out 2020

    Foi através das palestras do professor Leandro Karnal que vim saber de algumas curiosidades sobre Butão. Que lugar incrível e tão diferente de tudo que já vi. Despertou-me um interesse em conhecer esse país, essa cultura tão peculiar e tão interessante.
    Gostei desse post descontraído e rico em detalhes e vivências. Parabéns por compartilhar conhecimento.

    • 15 out 2020

      Obrigada a você por passar por aqui Vanessa. Fico feliz em saber que tenha gostado. O Butão é realmente um lugar mágico e muito interessante. Quando quiser visitá-lo nos avise e adoraremos te ajudar com essa viagem.
      Abraços.

  4. Patrícia
    24 set 2020

    Maravilhoso seu post… Parabéns… Sou estudante de gastronomia e vou fazer um trabalho sobre o país, por acaso, vc poderia indicar (já indicou no post) outros pratos bem diferentes.
    Deu vontade de conhecer esse país.
    Vcs estão com o cachorrinho? não deixe ele ir embora…

    • 15 out 2020

      Oi Patricia,
      Ah que legal que você vai fazer um trabalho sobre o Butão. A gastronomia lá é bem simples mas o principal prato é o Ema Datshi (pimenta com queijo) e eles comem bastante arroz vermelho, colocam queijo e manteiga em tudo, muitos vegetais, tomam chá preto com leite o tempo todo junto com um arroz sequinho na manteiga que eles chamam de zaal. Eles não tem costume de comer doces, então sobremesas típicas não existem.
      Espero que tenha ajudado.
      Precisando de qualquer outra coisa só avisar e espero que possa viistar o Butão em breve!!

      Abraços

  5. Excelentes teus comentários, irei ao Butão em abril e sempre que viajo procuro saber um pouco do país para não chegar completamente ignorante da realidade. Algumas dicas já tinha conhecimento, mas a maioria de tuas informações não sabia. Parabéns foi ótimo.

    • 27 fev 2020

      Olá Maria! Que bacana que você vem pra cá! Vem quando?
      Se precisar de qualquer outra coisa por aqui ou quiser nos encontrar só mandar uma mensagem no meu e-mail (liany@mochilaoadois.com.br).
      Beijos e espero que goste muito daqui!

  6. Pingback: Os 7 Melhores Destinos para 2020 | Mochilão a Dois!

  7. Pingback: Mochilão a Dois! | O Que Fazer em Singapura em Dois ou Três Dias

  8. Pingback: O que fazer na Capadócia - Viajando barato pela Terra de São Jorge | Mochilão a Dois!

  9. Sil Mendes
    22 abr 2019

    Nossa que post legal. Realmente Butão é bem pouco conhecido pois pouco se ouve falar. Mais de 20 idiomas?! E num país tão pequeno!! Será que todo mundo se entende? rsrs Excelente post. Parabéns

    • 23 abr 2019

      Bem, isso acontece quando muitos povos continuam isolados por em seus vales! Isso torna o lugar muito interessante, né? Valeu pelo comentário!

  10. 22 abr 2019

    Muito bom o post! Tava aqui calculando quanto tempo deve ter demorado para escrever… Seriam duas semanas? 😂

    Fico de cara como os asiáticos gostam da figura fálica, oh louco.

    Algumas coisas interessantes, tipo.. Poligamia.. Mas mostrar afeto não, né?

    Os monastérios no alto são lindos!

    Muito bom 😁

    • 23 abr 2019

      Muito obrigado! Tem ainda mais curiosidades, mas colocarei com o tempo! Esse post, realmente, demorou duas semanas para sair! Comecei a planejá-lo em Janeiro de 2018 e saiu em duas semanas butanesas! hahahahahaha! Valeu pelo comentário!

  11. danielle
    22 abr 2019

    Acredito que ele é o menos visitado do mundo devido as taxas de entrada e permanência e não pq ele é pequeno ou pouco divulgado pelo setor turístico. Eu adoraria conhecer o país da felicidade, mas fui colocar na ponta do lápis, vixe! deu ruim.. kkk..
    5 mil mulheres? Esse líder religioso não dormia em serviço.. kkk
    Sobre os casamentos, será que o objetivo é não deixar outros povos criar raízes em Butão? Casar com irmão parece uma maneira de permanecer a mesma família dominando o lugar por gerações, não?
    Sobre o seu remédio preferido, ele serve para tratar que tipo de doença? ou é um tipo de vitamina com raspas de crânio… fiquei curiosa 🙂
    O lance das bandeiras, eu imaginei que fosse isso mesmo quando vi pela primeira vez numa foto e filmes … muito curioso como coisas simples dão certo e são bem entendidas por todos.
    Acho que eu ficaria aqui falando e falando.. kk.. desculpa! é pq eu adoro aprender culturas novas e bem diferentes da nossa.

    • 23 abr 2019

      Nossa, que comentário mais legal! hehehehe! Então, na verdade, colocando na ponta do lápis, uma viagem para nova york em um hotel tres estrelas não sai muito mais barata… o que quebra a perna vir para cá são as passagens aéreas!

      O cara não era fraco n!!! Um assunto de debate por aqui, mas continua sendo venerado! Tradição é tradição, né? E sobre a poligamia… então… o país continua muito pobre, sabe? A questão não é criação de raízes não. Vejo muito como conveniência, pelo que tenho perguntado! Às vezes, alguém casa com quem sustenta a casa, daí invés de apenas levar a família para morar junto, casam e colocam todos para trabalhar! Mas como eu disse, isso ta se tornando cada vez mais raro! Mas algo interessante também!

      Ribb, o remédio, é aquela coisa que se dá para qualquer coisa. Às vezes, o povo nem está com nada e tomam para se sentir espiritualmente melhor. Dentro do remédio, além das raspas de crânio, tem uma água que brota de um outro crânio. Um daqueles trecos que você vê e desacredita um pouco, sabe?

      As bandeiras são fantásticas! Adorei o significado quando aprendi! E fora a dificuldade de subir para colocá-las, sabe? É muito interessante mesmo!

      Pode falar a vontade! Responderei com muito prazer!!! Muito obrigado pelo comentário!

  12. Suzy Freitas
    22 abr 2019

    É simplesmente incrível como as diferenças culturais podem nos chocar ou render boas gargalhadas, mas sempre com o devido respeito. De todas as curiosidades as que mais gostei foi o fato de mulheres viúvas poderem casar com vários homens e pô-los para trabalhar nas suas terras, a ausência de burocracia dos cartórios e dos cigarros. Só por essas duas últimas, eu já amei o Butão! Adoro ler as experiências de vocês neste país tão distante e tão diferente do Brasil! Show de post!

    • 23 abr 2019

      Ah, que legal!!! MAs essa burocracia está aumentando, conforme o país vai se ocidentalizando! E sobre as senhoras se casarem, não precisam ser viúvas não!!! Levam todo mundo para casa! Mas isso está se tornando mais e mais raro… E cigarros… é proibido, maaaaaaas o Butão é um dos países onde mais se fuma na Ásia! Como funciona, né? Heheheheheh! Valeu pelo comentário!

  13. Andréa Azevedo
    22 abr 2019

    O que é esse país?! hahahaha
    Nossa, eu adorei esse post! Isso sim que podemos chamar de “curiosidades”! Uma mais interessante que a outra! Achei muito bacana o Legal Stamp, isso deve reduzir muito a burocracia em vários trâmites! A loucura que deve ser a poligamia permitida para homens e mulheres!
    Fiquei muito curiosa por saber mais sobre esse país tão pouco conhecido!

    • 23 abr 2019

      Então! Temos mais posts sobre o país! E essas são apenas algumas, ainda vou adicionar mais curiosidades conforme for atualizando o post! Legal Stamp é uma mão na roda! TUdo funciona ainda meio que na base da confiança, mas não sei por quanto tempo isso durará, para ser bem sincero! E poligamia! Também outra coisa que eu não sei se vai durar por muito tempo! Quando eu escrever mais, avisarei! 🙂

  14. Glaucia Nogueira
    21 abr 2019

    Adorei saber mais sobre p Butão, que incrível!
    De todas essas eu só sabia que era o país da felicidade. Fiquei chocada com a quantidade de línguas que falam aí e com a poligamia liberada pra todo mundo hahah.
    Ótimo post, parabéns

    • 22 abr 2019

      Muito obrigado mesmo! Nossa, n escrevi nem metade das curiosidades ainda! Mas vou escrevendo com o tempo! É muita coisa!!!

  15. silvia carvalho
    21 abr 2019

    Nossa! Toda vez que eu vejo um post sobre o Butão me dá mais vontade de conhecer! Adorei todas as curiosidades que você listou, mas a de falar cobrindo a boca e prazo de tudo ser duas semanas eu achei as melhores!

    • 22 abr 2019

      Como eu disse, é tipo o mineiro falando que é logo ali! PAsso um nervoso sem fim com isso, vc n tem ideia!!! hehehehehe!

  16. Pingback: BUTÃO PARA VIAJANTES | | UNIVERSO DOS VIAJANTES

  17. Pingback: Onde Visitar no Butão? Idéias Para a Sua Viagem | Mochilão a Dois!

  18. Juliana
    15 abr 2019

    Eu já estou encantada com o Butão! Nunca havia pesquisado nada sobre ele… gente, que lugar interessante! Acha perigoso para uma mulher que viaja sozinha visitar? Já vou correr pra ler tudo que vocês possuem sobre o Butão!

    • 16 abr 2019

      Ola Juliana! Meu, aqui é super tranquilo para mulheres viajarem sozinhas. A minha esposa foi até para a Índia há pouco tempo e também foi tudo super tranquilo. Mas aqui, como você precisa de guia, sua segurança é 99% garantida. É um dos países mais seguros para se viver. Leia tudo sim! Em breve, terão mais posts!!! Muito obrigado pela visita!

  19. Anna Claudia Rodrigues
    14 abr 2019

    Nossa, quantas curiosidades! Que cultura diferente! Esses dias estava lendo sobre os países menos visitados do mundo e realmente o Butão estava na lista. Vi também que só é possível conhecer o país acompanhado de um guia… é verdade isso?

  20. Brendan
    12 abr 2019

    Congratulations Wagner. Really enjoyed the article. Very witty and informative.

  21. Andréia Fernandes Salgueiro
    10 abr 2019

    Incrível! Eu juro que nem sabia da existência de um país chamado Butão!

    • 10 abr 2019

      Então! Agora você já sabe mais sobre um país que você nem sabia que existia do que 99% dos brasileiros! Espero que tenha gostado do post!!! Continuarei adicionando as coisas lá com o tempo! Valeu pelo comentário!

  22. Maria Fortunata Teixeira Faria
    09 abr 2019

    Amei ler cada palavra desse seu post!! Mostrei tudo para o tio Faria. Muito interessante, lindas fotos de tudo aí. Vai me dizer que deu nome ao cachorrinho de Bumer? Não sei se era assim q escrevia. Lindos, que Deus ilumine e proteja vocês.
    Beijos.

    • 09 abr 2019

      Oi Naná! Tudo bem? Então, muito obrigado e espero que o Faria tenha gostado também! Não me tornei grande igual a ele, mas tudo bem… hahahaha! Então, o Bumer é único! Nunca terá outro igual! Esse aqui eh o Jorge! Cachorro mais sem vergonha do mundo! Um grande beijo e muito obrigado mesmo pelo comentário!

  23. Mae
    08 abr 2019

    Fantástico. Já li novamente. Você escreve de maneira tal,que me faz paixonar por esse país!

  24. Priscila Lara Nogueira
    08 abr 2019

    Post muito bem escrito, elucidativo e convidativo a conhecer mais desse pequeno-grande país. Evidentemente todos anseiam por modernidades e tecnologias, mas realmente espero que essa sociedade consiga prover benfeitorias aos seus moradores sem minar suas características peculiares, ainda mais por sua proximidade territorial à China.
    Parabéns pela linguagem gostosa em que expõe suas experiências!

    • 08 abr 2019

      Nossa! Que surpresa legal! Muito obrigado pelo comentário, Pri! Essa questao tecnologica se tornou um problema para o país. Meio que, para manter as tradiçoões, uma imposição cultural está acontecendo no país. O que era para ser natural está virando leis, sabe?

  25. Mae
    08 abr 2019

    Simplesmente amei as curiosidades! Não dá pra falar de cada uma separadamente, votarei algumas: interessantíssimo sobre os selos, tornando o país internacionalmente conhecido…adoro as bandeirinhas com orações,acho fantástico,deve ter uma energia muito boa aí. Acho estranho poder se casar com várias mulheres ou homens e ao mesmo tempo não poder andar de maos dadas…pensando detalhes seja por isso né? Imagina como seria?
    Enfim,parabéns pela iniciativa,continue nos informando, estou amando saber sobre esse país…

    • 08 abr 2019

      Assim como todo pais no mundo, o Butao tambem tem suas contradicoes, sabe? O pais aqui ainda esta tentando se acertar nas coisas que prega. Com a modernizacao, eles tem se embaralhado um pouco entre o moderno e o antigo… acho que todo pais ja passou por isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *