Monastério Ninho do Tigre, no Butão

postado por Wagner Nogueira
22/11/2019

Quem vem para o País da Felicidade, sabem que terá um lugar onde com certeza visitarão: O Taktsang Lhakhang, também conhecido em português como o Ninho do Tigre (mais corretamente como Ninho da Tigresa).

Vista do Ninho do Tigre
Vista da Cafeteria, no meio do caminho

O Monastério Ninho do Tigre se encontra ao Sul de Paro e é considerado o monastério mais sagrado do país inteiro. Ainda hoje, mesmo com inúmeros turistas o visitando diariamente, o Ninho do Tigre continua sendo um lugar de meditação e oração para quem o visita. Monges continuam morando no monastério, assim como acontece desde sua construção.

Onde Fica o Monastério Ninho do Tigre?

O Monastério Ninho do Tigre é um dos lugares mais fascinantes de se visitar no Butão. Ele está localizado ao norte da cidade de Paro, próximo à Vila de Drugyel. De Paro, leva mais ou menos 20 minutos de carro para chegar até o estacionamento da base do Ninho do Tigre.

Como vir para o Butão requer um motorista e um guia, vocês não precisam se preocupar com transporte ou se acertarão o caminho. Tudo estará incluso na sua estadia.

Querem visitar o Butão?

Entrem em contato conosco ou com o nosso parceiro, a Bhutan Soul! Nos mencione e receberão toda ajuda em português, sem nenhum custo adicional!

A Trilha para o Monastério

Mesmo com guia, às vezes eles darão liberdade o suficiente para você subir solo.

Ninho do Tigre, Fotos do Butão
Nosso amigo!

A bilheteria para o Monastério fica aberta das 7am às 1pm. Isso faz sentido, devido ao tempo que pode levar para subir até lá. Vendas depois das 1pm significa uma volta já no escuro, o que pode ser bastante perigoso.

Que horas ir para o Ninho do Tigre

Quando mais cedo, melhor! Principalmente em época de alta temporada, pode ter bastante pessoas subindo. Quando mais cedo você subir, mais tempo terá com o templo só para você.

Ninho do Tigre em Paro, no Butão
Ninho do Tigre

É possível pedir para o seu guia já ter o seu ingresso em mãos no dia anterior e sair assim que o sol nascer. Difícil ser feito, mas vale muito a pena!

Quanto tempo até o Monastério?

Depende. Vários fatores tem que ser levados em consideração. O monastério está localizado a quase 3200m de altitude, então falta de ar pode ser um problema para quem está vindo de baixas altitudes. Para quem já passou um tempo no Nepal ou em Kashmir, fica um pouco mais fácil. Lembrem-se que a trilha começa à 2300m. São 900m verticais de subida!

Taktsang 2017
Primeira subida em 2017
Taktsang 2018
Terceira Subida, 2018
Ninho do Tigre, Paro
Ninho do Tigre, em Paro (Quinta subida)

A média para a subida são 2 horas. Há pessoas que conseguem subir em uma hora, outras levam até 4 horas. Depende da sua forma física. Algo que está disponível mas não recomendo, é alugar um cavalinho para te levar até o meio do caminho.

O maior segredo para conseguir subir até o Ninho do Tigre é respeitar os seus limites. Vá devagar e pare sempre que precisar. Todo o seu esforço será muito bem recompensado! As fotos serão maravilhosas!

Cafeteria do Taktsang

Um pouco depois do meio do caminho, tem uma cafeteria bem gostosa para parar, descansar, tomar uma água e ter uma vista maravilhosa do seu destino. Isso ajudará a repor as energias e terminar a caminhada.

Mirante Ninho do Tigre

O Mirante do Taktsang

Acho que 90% das fotos que estão disponíveis online são desse ponto. E, meu, é maravilhoso mesmo. Use esse momento para tirar bastante fotos e aproveitar a vista, pois está quase lá.

Meio do Caminho para o Ninho do Tigre

À partir do mirante, tem uma escadaria que descerá até próximo da cachoeira do Ninho do Tigre. Mais alguns degraus para subir e chegarão no famoso Lhakhang (Monastério em Dzongkha, o idioma local).

Outro lugar fantástico para tirar fotos é um outro mirante, no meio do caminho. De lá verá a majestade do Taktsang um pouco debaixo. Sentem-se no beiral, façam a sua pose de meditação e guardem essa memória!

O Monastério Ninho do Tigre, Taktsang

Construir em montanhas no Butão é algo bem comum. Isso acontece por vários motivos, pois montanhas são seres sagrados, vistos como divindades, às vezes a construção acontece por um local auspicioso, onde algo muito importante aconteceu.

Meio do Caminho
Meio do Caminho

O Ninho do Tigre se encaixa na segunda. O Guru Rinpoche, ou Padmasambhava, introduziu o Budismo ao Butão no Século VIII. O Guru veio para o Butão sobre uma Tigresa e passou por vários lugares do país.

Chegando em Paro, vindo do Tibet, Padmasambhava apaziguou um demônio que vivia na montanha. Após apaziguar o demônio, Padmasambhava meditou por 3 anos, 3 meses, 3 semanas, 3 dias e 3 horas. Sua Tigresa lá fez um Ninho em uma entranha (que pode ser visitada). A Tigresa era uma mulher tibetana chamada Yeshe Tsogyal que se transformou na tigresa voadora. Sendo assim, um nome mais verdadeiro para o monastério seria “Ninho da Tigresa”.

Monges

Padmasambhava consagrou o local para, no futuro, um monastério ser construído. Nesse período, Padmasambhava estabeleceu a escola Mahayana de Budismo. Por centenas de anos, várias figuras ilustres do budismo tibetano foram ao Ninho do Tigre para meditarem. Fora mais algumas centenas de anos até o Monastério ser construído, em 1692.

Prayer flags taktsang

Desde então, o Monastério já foi reconstruído algumas vezes, inclusive em 1998, quando um incêndio completamente destruiu o local. Muitas relíquias foram perdidas, mas o monastério foi reconstruído.

O maior festival que existe no Butão, o Tshechu, é celebrado em homenagem ao Padmasambhava. Todos os rituais de purificação, espanto de demônios etc que ele ensinou são apresentados durante esse festival maravilhoso! Vale muito a pena visitar o país durante um desses festivais, que acontecem em vários estados do país, em épocas diferentes. O Paro Tshechu, o maior Tshechu do Butão, acontece no mês de Março.

Querem Visitar o Butão?

Entrem em contato com o nosso parceiro aqui no Butão, a Bhutan Souls Tour and Travel, ou entrem em contato conosco! Caso tenha alguma dúvida de como funciona a vinda para o Butão, temos todas as informações necessárias!

Bhutan Soul Mochilao a Dois

Leiam também sobre as Curiosidades do Butão!

Pinterest Taktsang
Pine este pin no seu Pinterest!

Nota: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes. 

Compartilhe:
Publicado por Wagner Nogueira

Wagner estudou Física Teórica (Bacharel) e Climatologia (Mestrado) na University College Dublin, na Irlanda. Tem Doutorado em Meteorologia pela Universidade de Reading e Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Oxford. Hoje é professor de Física e Matemática no Reino do Butão. Tem paixão por história, desenho animado e jardinagem. Já visitou 52 países.

Planeje sua viagem

Hotéis

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Comentários

  1. Pingback: Curiosidades do Butão - A Terra do Dragão do Trovão | Mochilão a Dois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *