11 curiosidades do Irã que vão te surpreender

postado por Liany Garves
18/09/2019

Algumas curiosidades do Irã realmente nos surpreenderam durante a nossa viagem de quase um mês por lá.

Algumas delas já tínhamos lido antes de viajar, mas mesmo assim ficamos surpresos (e algumas vezes até emocionados) por vivencia-las. Outras realmente fomos descobrindo conforme nossa viagem por lá.

O Turismo no Irã ainda é baixo, principalmente devido à uma falsa impressão de que o país não é seguro para se viajar. Podemos dizer com certeza que foi uma das melhores viagens que já fizemos e que nos sentimos mais seguros lá do que em qualquer outro lugar.

Curiosidades do Irã

Se você planeja conhecer esse país tão cheio de história, cultura e com um povo extremamente gentil, vale a pena saber algumas curiosidades do Irã antes da sua viagem:

1- O povo iraniano é o povo mais hospitaleiro do planeta

Curiosidades do Irã - A gentileza
Cantor iraniano no Bazar

Essa é uma das melhores curiosidades do Irã. O povo iraniano leva muito a sério o que o Alcorão diz sobre a hospitalidade e sobre tratar o próximo da melhor maneira possível. Mais do que isso, eles realmente acreditam que ter a oportunidade de ter um hóspede é algo muito bom, pois permite que eles façam o bem por àquela pessoa.

Por isso, é realmente muito comum receber convites para jantar, visitar e até se hospedar em casas de iranianos. Eles adoram receber hóspedes e realmente vão te tratar muito bem, inclusive pagando coisas para seus hóspedes.

Nós tivemos experiências excelentes nesse sentido. Nos hospedamos na casa de 3 famílias iranianas com o couchsurfing e fomos muito bem recebidos com comidinhas prontas e deliciosas e espaços confortáveis para nós. Uma de nossas anfitriãs nos deu o quarto dela e não conseguimos mudar sua idéia.

Seguro Viagem com Desconto

Para entrar no Irã, o seguro viagem é obrigatório. Além disso, ter um seguro é muito importante para uma viagem tranquila tanto com relação à eventuais acidentes ou problemas médicos e até mesmo para extravio de bagagens.
Veja um pouco mais sobre a importância do Seguro Viagem e feche seu seguro com desconto.

Um outro anfitrião nos levou para um final de semana na sua casa das montanhas com sua família!

2- O Taarof – cuidado com a gentileza

Curiosidades do Irã - Taarof
Senhor tentando dar um presente ao Wagner!

Outra curiosidade do Irã muito comum é a cultura de não se pagar por algumas coisas! É isso mesmo! É muito comum que os iranianos não cobrem os turistas.

Isso também faz parte de sua gentileza incrível e a de achar que se eles abrirem mão de algo, essas atitude vai voltar para eles. Entretanto, o que acontece com muita frequência é que eles estão apenas sendo gentis e você deve recusar. Isso é tão comum que há um nome para esse comportamento, o Taarof.

Portanto, toda vez que um táxista não quiser cobrar uma corrida, ou algum vendedor disser que não precisa pagar por um produto ou um alimento, você deve agradecer e recusar com muita educação.

Se eles insistirem muito, então é porque o desejo de pagar por você é real e então você pode aceitar.

Quase todos os táxis que pegamos ofereceram inicialmente que não pagássemos a corrida, mas acabavam aceitando. Mas algumas pessoas pagaram nossas passagens nos ônibus e diziam somente que era um presente e que fôssemos Bem Vindos ao Irã.

3- A moeda do Irã é o Rial, mas também o Toman

Rial e Toman
A moeda iraniana: uma nota de 100.000 Rial ou 10000 Toman

Taí uma curiosidade do Irã que nos confundiu bastante no começo. Atualmente, a moeda no Irã é o Rial mas muitos lugares ainda usam o Toman (antiga moeda Persa) para precificar as coisas. É muito comum vermos cardápios e etiquetas com os preços em Toman (alguns tem um T na frente para identificar).

Mas, não se preocupe, você não precisar trocar moeda nem nada. Basicamente, 1 Toman = 10 Rial, então basta multiplicar por 10 o valor lido em Toman e pagar em Rials normalmente.

Se não estiver especificado se o valor está em Toman ou Rial basta perguntar. Mas depois de um tempo, você passa a ter uma noção de quanto custa cada coisa e fica mais fácil entender os preços.

Uma coisa que vai acontecer bastante é você ver apenas um número nos cardápios. Por exemplo “Naan 5”. Isso significa que o preço é 5000 Toman, que significa 50000 Rial! Melhor maneira de combater a inflação do país! Essa foi uma das minhas curiosidades do Irã favorita! Me deixou muito confuso muitas vezes!

4- Nome oficial do país (e por quê)

Uma outra das curiosidades do Irã e que até o ano de 1935, o país era conhecido como Persia. Isso continua sendo verdade até hoje, dependendo que língua você fala. A partir do ano de 1935, o Embaixador Persa na Alemanha, sugeriu a mudança do nome para Irã. A partir dessa época, o Irã era conhecido como Estado Imperial do Irã, e seu líder era o Shah do Irã.

Esse nome prevaleceu até o ano de 1979, quando houve a Revolução Islâmica contra a Ocidentalização do País. Com o sucesso da Revolução, o país novamente mudou de nome para a “República Islâmica do Irã”. Esse nome continua em uso e acho que continuará por algum tempo ainda.

Religião no Irã
Imam logo após a oração do meio do dia

5- Religião no Irã e como é o governo regido pelos Aiatolás hoje em dia

Curiosidades do Irã
Usando o chador – obrigatório para visitar algumas mesquitas

Antes da Revolução Islâmica de 1979, o Irã era um dos países do Oriente Médio mais alinhados com o Ocidente, era um país moderno e muito rico e a elite iraniana muito sofisticada.

Após a Revolução, o país passou a ser governado pelos Aiatolás (que significa conhecedor da religião, de acordo com o Alcorão). Desde então, o país segue uma política ultraconservadora e de acordo com o Alcorão e o que determina os comportamentos e direitos é a Sharia, ou Lei Islâmica.

Os Aiatolás fecharam o país em um conservadorismo extremo e acreditam que o Ocidente seja a fonte de todos os males do mundo e vem daí a péssima relação com os Estados Unidos e Israel. Os aiatolás defendem, inclusive, pena de morte àqueles que decidirem abandonar o Islã.

Apesar disso tudo, a população iraniana não é muito religiosa. A religião dominante é o islã xiita e, a população muçulmana ainda é majoritária. Entretanto, poucos são efetivamente religiosos. As mesquitas são pouco frequentadas, principalmente pela população mais jovem e mulheres abrem mão do hijab se estão em lugares privados ou em outros países.

Ainda existe uma parcela da população conservadora que reza 5 vezes ao dia, jejua no Ramadã e usa o “chador” para mulheres (uma capa preta que cobre o corpo inteiro desde a cabeça, deixando somente o rosto livre), mas a fé islã vem decaindo bastante nos últimos anos.

Leia Também:

Se você vai viajar para o Irã, você também pode se interessar por:
Turismo no Irã – Guia completo para sua viagem
O que fazer em Shiraz
O que fazer em Isfahan

Também há uma parcela de cristãos, judeus e zoroastras no Irã.

6- Cirurgia plástica no Irã

Cirurgias plásticas no Irã
Mulher com esparadrapo no nariz, indicando que havia feito a cirurgia recentemente.

Outra das curiosidades do Irã muito interessante é que é um dos grandes centros de cirurgia plástica no mundo. Qualquer cirurgia estética é extremamente comum no Irã e eles são referência no quesito.

Silicone, uso de botox e cirurgias no nariz são as mais comuns. É simplesmente impressionante a quantidade de mulheres que encontramos nas ruas com um adesivo pós-cirúrgico no nariz.

O formato do nariz dos persas é bem característico (no melhor estilo Luciano Hulk) e algumas pessoas não gostam muito dele. Como esse tipo de cirurgia lá é muito barato e de muito fácil acesso, todo mundo dá áquela melhorada no narizinho.

7- Direito das mulheres no Irã

Direitos das mulheres iranianas
As mulheres do Irã

Esse é uma das curiosidades do Irã interessante porque a maioria das pessoas tem uma visão muito deturpada das mulheres iranianas e acreditam que elas sejam completamente submissas, o que é uma grande mentira.

É um fato, que devido à Revolução Islâmica e o Sharia (a Leia Islâmica de acordo com o Alcorão), mulheres devem usar o Hijab (um lenço para cobrir a cabeça) desde os 7 anos e não podem usar roupas que mostrem ou marquem o corpo. Mas tirando a questão da vestimenta, as mulheres iranianas tem praticamente qualquer outro direito, como na maior parte do mundo.

As mulheres podem dirigir, votar, ser eleitas em cargos políticos, estudam normalmente e trabalham livremente. Não existe a visão no Irã de que esposas devem ficar em casa ou que mulheres devem se casar cedo, muito pelo contrário. Todas iranianas que conhecemos são muito bem estudadas, têm seus apartamentos sozinhas e não dependem de ninguém.

Seguro Viagem:
Oriente Médio
CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 750
*Valor referente a 7 dias de viagem.

As mulheres no Irã são muito vaidosas também. Estão sempre bem maquiadas, com unhas feitas e cabelos arrumados e elas deixam boa parte dele aparecer por baixo do lenço.

8- Os tapetes persas perfeitamente imperfeitos

Tapetes persas no Irã
Tapetes persas feito à mão

Que os tapetes persas são os melhores do mundo, você provavelmente já sabe. A antiga Pérsia tinha sua cultura e comércio baseada em seus tapetes. Eles são lindos e cada região possui um estilo diferente de tapetes.

Tapetes persas feito à mão, de lã ou seda e com coloração natural podem custar uma pequena fortuna.

Agora, você sabia que os tapetes persas possuem imperfeições de propósito?

Isso mesmo! Como somente Deus pode ser perfeito, os tapetes – que são feitos por mão humanas – não podem ser perfeitos e, por isso, basta procurar com atenção que você encontrará algum detalhe faltando ou alguma assimetria nos tapetes persas.

9- Os três reis magos persas

Lembra daquela história dos três reis magos, que seguiram uma estrela cadente no céu até Jerusalém, cada um com um presente? Gaspar, Melchor e Baltazar? Então, segundo a Bíblia Sagrada, os três presenteadores do Baby Jesus eram Persas, cuja a maior parte do território hoje faz parte do Irã.

Não se sabe exatamente da onde eles vieram, mas pelo menos a região nós sabemos!

10- Bebidas alcoólicas são proibidas, apesar da terra do vinho Shiraz ser o Irã

Cervejas sem álcool
Cerveja não alcoólica com sabor de limão

O vinho Shiraz tem esse nome por ser originário da região do Irã chamada de Shiraz.

Essas uvas foram então levadas para outros lugares e hoje a produção desse tipo de vinho é feita em vários lugares e não mais no Irã. Ainda bem, porque se não, nós não teríamos a oportunidade de desfrutar esse vinho.

Atualmente, bebidas alcoólicas são proibidas no Irã. Lógico, que existe um mercado negro e pelo que ouvimos por lá, não é tão difícil conseguir uma bebidinha. Como não nos incomodamos em passar um mês sem álcool, não precisamos nos preocupar.

Há vários tipos de cerveja sem álcool vendidas por lá, que são na verdade bebidas maltadas saborizadas e parecem mesmo um refrigerante.

11- As especiarias e o caviar iraniano

As especiarias iranianas
As várias especiarias expostas nos bazares.

Uma outra curiosidade do Irã que poucos sabem é que o país é o maior exportador de caviar do mundo. E o caviar iraniano é um dos mais caros. O caviar almas, produzido com ovas de esturjões-beluga do Mar Cáspio é o caviar mais caro do mundo.

Fora isso, o país também produz diversas especiarias e toda cidade tem um grande Bazaar, onde vemos milhares dessas especiarias expostas por ali. A culinária persa (que é bem diferente da Árabe) é composta de bastante carne, iogurte e folhas e tudo bastante temperado.

O país também é um grande produtor de açafrão.

Descubra mais curiosidades do Irã na sua viagem para lá

Pelo pouco que vimos aqui e com os nossos outros posts do Irã, já dá pra perceber o quanto esses país é incrível!

Vale muito a pena visitar a antiga Pérsia e descobrir ainda mais coisas que fazem do Irã um lugar tão especial.

Precisando de qualquer ajuda pra sua viagem, só nos avisar aqui nos comentários. Ficaremos felizes em ajudar! E precisando de uma forcinha mais especializada, pode contar também com a nossa Consultoria de Viagem.

Espero que também amem o Irã, como nós amamos!

E se gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo no Facebook e Pinterest!

Coisas que você não sabia sobre o Irã

Salve este post no Pinterest para ler sempre que precisar.

Nota: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes. 

Compartilhe:
Publicado por Liany Garves

Liany é farmacêutica e trabalhou por anos em uma grande companhia. Deixou o seu emprego garantido e uma vida confortável para viver uma aventura nas remotas terras do Butão e hoje vive na Tailândia. Ama dedicar seu tempo no blog, ajudando outros viajantes com suas experiências ou programando sua próxima viagem.

Planeje sua viagem

Hotéis

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Comentários

  1. Gostamos muito da sua materia bem bacana e ajuda muito.

  2. 21 dez 2020

    Não sabia dessas curiosidades

  3. Janete Furtado de Mendonça
    05 out 2020

    Olá Liana,
    Adorei conhecer o Irã através de sua experiência e dicas. Já decidi acrescentar no meu roteiro na próxima viagem que faremos, assim que tivermos uma vacina contra a covid19. Nunca imaginei fazer uma viagem ao Irã, mas da forma como você relatou sua viagem para a antiga Persia, me enchi de coragem e muita curiosidade. Obrigada por nos presentear com esse post super interessante. Fiquei com umas dúvidas: ao deixar para fazer o visto no aeroporto de Teerã, preciso levar uma foto 3/4 ou lá eles tiram na hora? Que chip de celular posso adquirir antes de chegar no país, para que eu possa ter internet já no aeroporto e poder me comunicar através do aplicativo tradutor, principalmente para fazer o visto, pagar a taxa, fazer o seguro saúde específico do país e o que mais precisar. Outra coisa, não consegui simular reserva em hotéis, assim
    como vou comprovar hospedagem ao passar pela imigração. Obrigada.

    • 15 out 2020

      Olá Janete, que bacana que te inspirei a conhecer o Irã, eu realmente gostei muito e acho que você também vai se encantar. Precisando de qualquer dica a mais me avise. Com relação as suas dúvidas, preencha seus dados e já mande uma foto sua através do site https://evisatraveller.mfa.ir/en/request/, assim você só precisa pagar a taxa ao chegar lá. Tenho todas as informações necessárias para você planejar a viagem nesse post: https://www.mochilaoadois.com.br/turismo-viagem-ira/
      Eu usei o chip da Easysimforu (https://www.easysim4u.com/?utm_source=mochilaoadois&utm_campaign=menulateral&coupon=MOCHILAOADOIS10) na Ásia e funcionou bem, mas não testei no Irã. Lá eu comprei o chip no aeroporto mas foi depois de ter tirado o visto realmente.
      Com relação a hotel, os sites que usamos normalmente como booking não funciona por lá. Recomendo procurar no google e então entrar em contato diretamente como o hotel, pode ser por e-mail mesmo.

      Também precisando de uma ajuda mais detalhada, eu trabalho com consultoria de viagem tá e posso te ajudar a organizar a viagem pelo Irã caso ache que seja uma boa 🙂

      Abraços e espero que aproveite bastante por lá.

  4. Márcia carneiro
    24 maio 2020

    Olá conheci uma pessoa amigo irá, nossa muito inteligente interage como nos brasileiros ! Ele me perguntou conhece irå? Eu disse tenho medo desse país, Ele me disse não e assim! Me explicou tudo pais! Hoje tenho vontade conhecer, tem sua cultura, mas não e gente bomba !

  5. 20 out 2019

    Adorei seus posts sobre o Irã, é um lugar que as pessoas não pensam muito em conhecer, né? Mas achei tudo muito lindo pelas suas fotos

    • 20 out 2019

      Oi Michelle! Que legal que gostou de saber mais sobre o Irã e suas curiosidades; É verdade que é um lugar menos visitado mas ainda assim fantástico!

  6. 23 set 2019

    Adorei o seu blog, tem muita coisa legal aqui. 🙂

  7. Izabel Cristina Nogueira
    18 set 2019

    Fantastica reportagem!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *