Mulher no Irã – É seguro viajar? (E como se vestir)

postado por Liany Garves
23/10/2019

Apesar de ser casada, eu viajo com alguma frequência sozinha por aí e a questão da mulher no Irã ainda é algo muito forte e um fator de insegurança para muitas mulheres que pensam em viajar, não somente para o Irã mas para qualquer país onde a religião islâmica é a dominante.

Nessa minha viagem para o Irã eu estava acompanhada pelo meu marido e, lógico, que minha experiência pode não retratar a total realidade e, de qualquer forma, pessoas têm experiências diferentes em ocasiões diferentes.

Eu sempre digo que pessoas boas e ruins existem em todos os lugares, então as experiências vão variar muito de pessoa para pessoa pois você pode esbarrar com qualquer uma delas pelo seu caminho, seja nos lugares mais seguros do mundo ou nos mais perigosos.

De qualquer forma, conversei com muitas mulheres no Irã, iranianas e turistas, durante nossa viagem e, dessa forma, conseguirei expressar aqui um pouco do que vi, ouvi e experimentei. E assim, espero conseguir ajudar de alguma forma às mulheres que estiverem planejando uma viagem para o Irã.

Se quiser, pode navegar pelo menu abaixo:

Como é para uma mulher no Irã? Sozinha ou acompanhada?

Mulher no Irã
Pôr do sol em Isfahan

O Irã ser um país de cultura islâmica e a primeira coisa que nos vem a cabeça é a de que é um país de cultura machista e extremista. Em um mês no Irã, o que vimos é justamente o contrário.

A população iraniana, em sua maioria, é muito hospitaleira, gentil e divertida. Conhecemos alguns iranianos (recomendo que você utilize o couchsurfing pelo menos uma vez durante sua viagem para conhecer mais de perto alguns deles) e tivemos experiências muito agradáveis com todos eles.

Os iranianos gostam muito de interação com estrangeiros e são muito amigáveis. Adoram sair para jantar e em festas e são muito divertidos.

Outra coisa que percebemos é que, no geral, as mulheres iranianas são muito independentes e fortes e não ficam em casa e nem são submissas, como em outras culturas. As mulheres geralmente estudam, se formam, têm bons empregos, moram sozinhas e escolhem seus parceiros.

A princípio pensamos que como o país é regido pela lei islâmica, a Xaria, isso implicaria diretamente no estilo de vida das iranianas, mas isso não acontece. A população em si, não leva isso tão a sério e só segue as regras impostas pelo governo na rua e porque são obrigados.

Leia Também:

Se está planejando uma viagem pelo Irã, lei também sobre o Turismo no Irã em um guia completo sobre o país.

Como é para uma mulher viajar acompanhada no Irã

Mulher no Irã
Eu e o Wagner em Teerã

Eu estava acompanhada pelo meu marido no Irã e me senti muito segura durante toda a viagem.

Pra falar a verdade, foi até meio estranho no início, pois pelos últimos dois anos eu só tenho viajado pela Ásia, como Índia, Tailândia, Camboja e Indonésia e nesses países (alguns mais outros menos) turistas no geral e especialmente mulheres sofrem muito assédio.

Estava um pouco acostumada a estar com cara feia o tempo todo e esperando que as pessoas fossem tentar me enganar e no Irã isso não acontecia…. nunca.

Em todo o momento, éramos abordados por iranianos tentando ajudar. No começo eu estranhava muito, pois achava que eles tentariam nos vender alguma coisa ou tentar nos enganar, mas 100% das vezes em que isso aconteceu, eles só queriam mesmo perguntar se precisávamos de alguma coisa e tentar nos ajudar de alguma forma.

Seguro Viagem com Desconto

Para entrar no Irã, o seguro viagem é obrigatório. Além disso, ter um seguro é muito importante para uma viagem tranquila tanto com relação à eventuais acidentes ou problemas médicos e até mesmo para extravio de bagagens.
Veja um pouco mais sobre a importância do Seguro Viagem e feche seu seguro com desconto.

Andando com meu marido, sempre fui tratada com muito respeito por todos os homens que conversei. Eles conversavam normalmente comigo e, dificilmente me cumprimentavam com aperto de mão, isso acontecia somente com o Wagner. E, além disso, nunca me senti desconfortável.

Como é para uma mulher viajar sozinha no Irã

Mulher no Irã
O Shah Mosque em Isfahan

Eu conversei com várias mulheres viajando sozinhas pelo Irã, tanto iranianas quanto estrangeiras.

As iranianas que querem viajar pelo país fazem isso com bastante tranquilidade e o tempo todo.

As mulheres estrangeiras com quem conversei e que estavam viajando sozinhas também, no geral, não tiveram problemas. Era bem comum vermos mulheres sozinhas pegando carona também e fazendo couchsurfing. A maioria dava preferência para fazer couchsurfing apenas com mulheres.

Leia também:

Veja também sobre como foi a minha experiência viajando sozinha na Índia. Um dos países mais assustadores para mulheres que viajam sozinhas.

Ouvi um caso de uma mulher sozinha que sofreu assédio e que foi seguida por um homem na viagem. Acredito que não seja algo muito comum, mas acho que estamos sujeitas a esse tipo de coisa em qualquer lugar que viajamos, sejam eles seguros ou não.

Aconselho sempre a ficarmos atentas em uma viagem sozinha em qualquer lugar, inclusive no Irã.

É perigoso para uma mulher viajar no Irã?

Mulher sozinha no Irã
No salar em Isfahan

A resposta rápida para essa pergunta é Não. Não é mais perigoso para uma mulher no Irã do que seria em qualquer outro país. Na verdade, a minha opinião é de que é mais seguro do na maioria dos outros países.

Em suma, o Irã é um país muito seguro para se viajar. O índice de furtos e roubos é baixíssimo (não que não aconteça, mas é muito raro) e a população no geral é muito honesta e não tenta enganar os turistas.

Em nenhuma vez, táxistas, donos de loja ou lojas de câmbio tentaram me cobrar um valor mais alto do que o justo – coisa que acontece com frequência em países asiáticos. E nos sentíamos sempre muito seguros com nossas máquinas fotográficas ou celular na mão.

Para mulheres viajando sozinha no Irã, a sensação é a mesma. Pelo menos, podemos ficar tranquilas com relação a assaltos e essas coisas.

E com relação a assédios, por tudo que vi, isso não é muito comum. Também li vários blogs de mulheres viajando sozinhas pelo Ira e por tudo que vi, mulheres raramente tem problemas viajando por lá.

Mas ainda, como sempre, recomendo que se tenha cuidado e sempre acho que devemos tratar com certa desconfiança quando homens nos abordam se estamos viajando sozinhas. Também evito passar meu telefone ou adicionar em redes sociais e também não aceito convites de homens que estejam sozinhos.

O que uma mulher deve saber antes de viajar para o Irã

Mulher no Irã
Eu e meu sorvetinho em Tabriz

Algumas coisas são importante que saibamos ao viajar sozinha para o Irã. Há várias coisas que nos ajudam em nossa segurança para uma mulher no Irã viajando sozinha.

  • Nas cidades maiores, o transporte público é separado para homens e mulheres. O metrô tem um vagão somente para mulheres (geralmente no final), mas se você andar no vagão de homens não tem problema. Agora nos ônibus os locais são separados. Em alguns ônibus os lugares das mulheres eram na frente e em outros era atrás. Acho que o mais fácil é ficar perto das outras mulheres e segui-las ao entrarem no ônibus;
  • Para ônibus e trens intermunicipais, mulheres podem sentar em qualquer lugar;
  • Homens e mulheres geralmente não se tocam no Irã. Portanto, nunca seja a primeira a cumprimentar um homem com aperto de mão pois isso pode passar uma má impressão. Mas, caso eles te cumprimentem, tudo bem você cumprimentar de volta;
  • Ao procurar por acomodação, eu recomendo que mulheres sozinhas procurem por mulheres ou casais e com boas referências caso o couchsurfing seja a opção de preferência. Em hostéis, quando estou sozinha também dou preferência a quartos femininos mas não é uma regra e não vi problemas em quartos mistos em hostéis no Irã. Para hotéis, mulheres sozinhas são bem vindas no Irã;
  • Ao comer em restaurantes, tome um pouco de cuidado somente ao buscar por Casas de Chá (Tea Houses), algumas delas são somente para homens. Nada acontecerá caso você entre em alguma delas, mas com certeza, os homens olharão com estranheza e curiosidade. Dê uma olhada antes de entrar em alguma e caso não haja nenhuma mulher no recinto, evite entrar;
  • Em outros restaurantes, mulheres sozinhas são super bem vindas e algumas pessoas com certeza tentarão fazer amizade e conversar com você enquanto estiver comendo.

Como uma mulher deve se vestir no Irã?

Como se vestir no Irã
Shiraz e seus lindos jardins

Esse com certeza é o tópico mais importante dessa discussão. Isso porque, no caso do Irã, o modo de se vestir não é somente uma questão cultural mas uma obrigação e lei no país.

Qualquer mulher no Irã, sendo turista ou local, deve se vestir conforme as leis e costumes islâmicos. Isso quer dizer:

  • O véu ou lenço na cabeça deve ser usado o tempo todo. Nas cidades maiores e mais modernas (como Teerã, Isfahan e Shiraz) vi muitas mulheres com boa parte do cabelo aparecendo;
  • O corpo deve estar coberto. Portanto, calças compridas ou saias longas devem ser usadas, bem como camisetas ou blusas de manga comprida ou pelo menos na altura do cotovelo (no máximo com o ante-braço a mostra);
  • Não se pode usar roupas apertadas, que marquem o corpo, ou transparentes. Dê preferência para blusas e calças mais largas ou saias. Mas preste atenção se elas não são transparentes ao bater luz. As mulheres lá usam um blusão comprido que são chamados de Manteaux (nome em francês mesmo). Ao chegar no país compre um pelo menos e você fica mais tranquila ao usá-lo com suas roupas. Você se sentirá mais como uma iraniana;
  • Sandálias e sapatos abertos são permitidos;
  • Maquiagem e unhas feitas são permitidos e a maioria das iranianas estão sempre muito bem arrumadas! Elas são lindas!

Como as mulheres se vestiam antes da Revolução Islâmica

Antes da Revolução Islâmica de 1979, as mulheres iranianas não eram obrigadas a usar o hijab (ou véu na cabeça) usava quem quisesse e a maioria das mulheres usavam roupas bem ocidentais.

Vimos em vários museus, fotografias de antes da Revolução de mulheres com os cabelos e braços a mostra e saias curtas. O país era bastante moderno e bastante liberal nessa época.

O que percebemos é que a grande maioria das mulheres (e do povo em geral) é contra a obrigatoriedade de utilizar o véu. Muitas mulheres preferem usar mas não concordam que isso seja obrigatório.

O que acontece se eu não utilizar o hijab?

Hijab
Eu e meu hijab em algum dos lindos vitrais de Yazd

Eu usei o hijab e as roupas largas o tempo todo e não tive nenhum problema.

Mas, na teoria, você pode sim ser levado à delegacia. Na prática, o que acontece mesmo é que você provavelmente será abordado e pedido que você coloque o hijab.

No passado, houve pessoas que tentaram não utilizar o véu e sofreram grande retaliação e hoje em dia ninguém ousa desafiar o sistema.

O que vimos foi que nas ruas as pessoas seguem as regras. Entretanto, dentro de suas casas e de estabelecimentos privados, o governo não pode dizer nada e as pessoas seguem suas próprias regras. Algumas pessoas usam, outras não. E ninguém se incomoda.

Em todas as casas que visitei, as pessoas me ofereciam a tirar o véu se quisesse. Algumas mulheres preferiam continuar usando, outras preferiam tirar. Sempre fiquei muito a vontade na casa das pessoas. Vimos algumas famílias em que a mãe usava mas a filhas não ou mesmo uma prima usando e a outra não e era tranquilo. Sem julgamentos e sem pressão nenhuma.

O que fazer em caso de problemas?

Problemas no Irã
A moderna cidade de Teerã

Caso você, como mulher no Irã, tenha qualquer problema relacionado à assédio ou não, acho que o melhor caminho é entrar em contato com a Embaixada brasileira, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente e pedir auxílio e orientação.

Os contatos da Embaixada Brasileira no Irã seguem abaixo:

Embaixada Brasileira de Teerã

Tel: +98 21 – 2275 3108-10

Email: consular.teera@itamaraty.gov.br

Endereço: No. 2 Yekta St. (Corner of Bahar St.), Zafaranieh – Vali-e-asr Ave., Tehran

Minha experiência como mulher no Irã

Minha experiência
No Pink Lake em Shiraz e com minha roupa combinando… Coincidência??

Eu, Liany, como mulher no Irã, mesmo viajando acompanhada, tive uma experiência bem tranquila e me senti segura o tempo todo e não tive nenhum problema com relação à absolutamente nada.

Foi um dos países mais seguros que já visitei e iria tranquilamente novamente para lá sozinha.

Com relação ao meu sentimento em ter que usar o hijab, eu achei bem tranquilo na maior parte das vezes. Não me incomodava o uso em si do lenço, mas me incomodava o calor. Fomos no meio do verão e usar roupas compridas o tempo todo mais um lenço que cobria meu pescoço me incomodava bastante e fiquei mal-humorada algumas vezes (pobre Wagner coitado rs).

Além disso, no começo eu ficava um pouco tensa se o hijab estava caindo e colocava a mão na cabeça o tempo todo pra ver se ainda estava lá e se eu estava nas normas rs. Mas depois de um tempo me acostumei com isso e já estava mais tranquila.

Seguro Viagem:
Oriente Médio
CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 100 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 100 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 750
*Valor referente a 7 dias de viagem.

A minha opinião é a de que quando visitamos outro país, temos que nos colocar como turista e não como críticos! É um fato que a maioria da população não concorda com a restrita e impositiva lei, mas não cabe a nós, visitantes, interferirmos nisso.

Eu utilizei o lenço o tempo todo e me senti bem com isso (repito! Esse foi o meu sentimento). Fiquei feliz em tirá-lo depois mas não me considerei menos ou submissa ou qualquer outra coisa somente porque eu estava usando um véu na cabeça. Fui tratada com o mesmo respeito e simpatia que o meu marido por todos com quem conversei e isso não me afetou em nada.

Quais as suas experiências viajando sozinha pelo Irã ou pelo mundo?

E você? Já viajou pro Irã sozinha? E em outros lugares pelo mundo?

Compartilhe aqui também as suas experiências, não somente comigo mas também com todas as outras leitoras aqui!!

Um abraço e ótimas viagens!

Leia Também:

Se você está planejando uma viagem pelo Irã, planeje sua viagem conosco e veja abaixo tudo sobre a série do Irã:

Nota: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes. 

Compartilhe:
Publicado por Liany Garves

Liany é farmacêutica e trabalhou por anos em uma grande companhia. Deixou o seu emprego garantido e uma vida confortável para viver uma aventura nas remotas terras do Butão e hoje vive na Tailândia. Ama dedicar seu tempo no blog, ajudando outros viajantes com suas experiências ou programando sua próxima viagem.

Planeje sua viagem

Hotéis

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *