Monte Kelimutu Sem Guia – Como Subir o Vulcão Sozinho!

postado por Wagner Nogueira
16/01/2019

Subir o Monte Kelimutu pode ser algo fácil e sem muitos problemas! Para quem já tentou algum outro trekking, em um vulcão como o do Monte Rinjani ou, mais perto de casa, o Monte Roraima, achará o Monte Kelimutu uma caminhadinha.

Lagos no topo da cratera

É possível subir o Monte Kelimutu sem guia, sem pagar e sem muita dor de cabeça. Conheça aqui o guia definitivo para subir o Monte Kelimutu sem guia e de forma barata!

Como Ir ao Monte Kelimutu? A Cidade de Moni

Ir ao Monte Kelimutu é bastante fácil, mas primeiro é necessário chegar à cidade de Moni.

Existem várias maneiras de chegar até Moni, o ponto de partida para o Monte Kelimutu. O aeroporto mais próximo de Moni é o Aeroporto de Ende.

De Avião até Ende

A maneira mais fácil de ir até Moni é indo por Ende (IATA: ENE). Passagem podem ser achadas aqui pelo skyscanner!

O aeroporto é servido por vôos diários de Bali (Denpasar), via Labuan Bajo e Kupang (próximo à Timor-Leste). Vôos comprados com antecedência podem sair por até US$20! Muuuuuito barato! Então, para quem não tem muito tempo, é a melhor maneira de viajar.

Do Aeroporto de Ende até Moni

Chegando no aeroporto de Ende, existe a possibilidade de pegar táxi por IDR400mil (R$100) até Moni. A viagem dura 1:20hrs.

Existe a possibilidade de ir de “ônibus” ou pegar carona. Para ônibus (estilo pau-de-arara), não existem horários e não existem pontos fixos. Tem que parar no sentido certo da rua e esperar.

É relativamente tranquilo conseguir carona, existem muito carros indo até Moni de Ende, então pode ser uma maneira mais rápida econômica.

Campos de Arroz Flores

Andando de Ende para Moni

Também é uma opção! Tem vários vilarejos no caminho para comprar comida e dormir. Já poderá ir treinando para a subida! Pode demorar um dia inteiro para chegar lá! Se eu tivesse mais tempo, provavelmente teria feito!

Crianças Trabalhando em Moni - Monte Kelimitu

Ônibus de Labuan Bajo até Ende – Moni

Acabamos de voltar de lá e, acredite, até para quem está lá é difícil achar essa informação.

Existem maneiras de chegar até Ende, saindo de Labuan Bajo, mas a viagem pode demorar até 3 dias, com várias paradas. Existem ônibus estilo pau-de-arara que estão sempre viajando pelas estradas lá. Alguns fazem o trânsito entre cidades maiores, mas nenhum serviço direto foi encontrado.

Caso não tenha pressa, essa é uma opção, assim você pode ir parando e conhecendo toda ilha de Flores.

Carona até Ende – Moni

Saindo de qualquer ponto da Ilha de Flores, é possível pegar carona até Ende/Moni. Isso requer um pouco de paciência e boa vontade, mas não é algo impossível de ser feito. Caso tenha tempo, poderá economizar bastante!

Onde Se Hospedar em Moni

Existem vários lugares para ficar em Moni. Eles estão ficando cada vez mais visíveis no booking.com, então está ficando cada vez mais fácil arrumar lugares para ficar em Moni para ir para o Monte Kelimutu.

Booking.com

Mas o booking ainda não mostra tudo. Quando fomos, em alta temporada, tinha bastante lugares para ficar, mas acabando rápido. Todos lugares que não se acha em nenhum outro site, só chegando lá mesmo. Talvez valha a pena arriscas, mas talvez não! Bem, fica de cada um! Nós não arriscamos e acabamos quebrando a cabeça. O local onde ficamos está fechado no momento. Ainda bem!

Trilha para o Monte Kelimutu sem Guia

Decidimos escrever esse post sobre ir ao Monte Kelimutu sem guia devido a algumas coisas que vimos lá na Vila de Moni e sobre a “trilha”.

Quem contratar guia, com certeza passará raiva quando chegar ao topo. Primeiro porque os guias cobram bem caro, tem que pagar transporte para te levar até o estacionamento e pagar taxa do parque, que custa IDR150mil (R$40) por pessoa. Quando chegar no estacionamento, você vai achar que terá uma super trilha para fazer. Deixa eu estourar o seu balão: Não terá! Você andará em uma trilha pavimentada por 20 minutos e chegará ao cume com 0 esforço. Como isso não tem graça, decidimos ir andando a partir de Moni e não pagar nada.

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000

Subir o Monte Kelimutu saindo de Moni

Aqui está o mapa para quem quer fazer a trilha, saindo de Moni. É possível usar o google maps para ir de Moni até o Monte Kelimutu. Detalharemos a trilha até o pico, com fotos para ajudá-los a fazer uma trilha segura e sem problemas.

Clique aqui para baixar o arquivo .kml do mapa e acessá-lo offline (Faça isso antes de viajar)!

O portão do Parque Nacional só abre as 4am, então decidimos sair de Moni à 12:30am e chegarmos no portão antes das 4am, evitando assim a taxa de entrada.

Chegamos uma hora antes do portão abrir. Caso vejam algumas pessoas subindo perto de você, não se assustem! São vendedores ambulantes que estão subindo para vender bebidas e comidas para quem for ver o nascer-do-sol.

A trilha é escura e lá em cima fará muito frio até o sol nascer. Então levem uma lanterna de cabeça, agasalho e comida.

Rainbow Café e Cachoeira do Murundão

O ponto de partida para o Monte Kelimutu é o Rainbow Café, perto da entrada da cidade. Do outro lado da rua, tem uma cabaninha e uma calçada pavimentada. Essa calçada te levará até a Cachoeira do Murundão.

Rainbow Cafe Moni - Monte Kelimutu

Chegando na cachoeira, terá uma ponte de bambu para atravessar o rio e, do outro lado da ponte, uma casinha que funciona como uma venda durante o dia. Atrás da casinha, a trilha continua. Ela te levará até o vilarejo.

Cachoeira do Murundão, Moni - Monte Kelimutu

Chegando no Vilarejo

A calçada saindo da cachoeira termina na vila. Sua chegada será anunciada por latidos de cachorros. Não os vimos, mas eles nos viram, ou mais precisamente sentiram nosso cheiro!

Quando essa calçada chegar na Vila, vire a sua direita. A calçada pavimentada continuará até o topo da Vila. Então vire a esquerda. A calçada continuará até certo ponto. Um pouco antes dela terminar, terá uma trilha a esquerda. Pegue essa trilha. Nesse ponto, a subida começa.

Vilarejo Trilha Monte Kelimutu

A partir desse ponto, serão 45 minutos de trilha sem pavimentação (trilha mesmo!). Essa trilha existe no google maps, como ilustrado no mapa aqui. O caminho é bastante pisado, então fica difícil se perder. Siga os caminhos mais pisados. Existem algumas encruzilhadas no caminho, mas sempre uma trilha é mais batida do que a outra. Sempre siga a trilha mais batida.

De Volta ao Asfalto

Depois de 45 minutos, a trilha volta a ser pavimentada. Você chegará a uma rua. Vire a direita e, logo em seguida, vire a direita novamente. À partir desse ponto, a estrada te levará até a estrada principal, que leva até o Monte Kelimutu. Chegando na estrada, vire a esquerda e continue subindo.

Asfalto Trilha Monte Kelimutu

Estrada Principal até o Monte Kelimutu

Na estrada, vocé continuara subindo por volta de 45 minutos até chegar no portão. Só tem um caminho, nenhuma encruzilhada.

Chegando no portão, muitas luzes estarão acesas, inclusive as da guarita do portão. Passe por debaixo da cancela e continue a viagem.

A subida continuará por mais meia hora até o estacionamento da base do Monte Kelimutu.

Agora, você já está quase lá!

Trilha Monte Kelimutu

Chegando no estacionamento, terão duas escadarias, com a placa de informações do Parque Nacional do Monte Kelimutu no meio. Pegue a escadaria da esquerda. A partir daí, serão 20 minutos até o cume.

Estacionamento Monte Kelimutu

O céu noturno do topo do Monte Kelimutu é fantástica. Muito estrelado, a Via Láctea bem visível a olho nú.

Em alta temporada, você estará sozinho lá por pelo menos 1.5 horas. Deite-se, desligue qualquer luz que tenha e aprecie aquela vista maravilhosa! Infelizmente, deixei coisas importantes no hotel e não consegui tirar fotos (tipo, só esqueci o cartão de memória da máquina). Então, se quiser apreciar esse céu, terá que ir para ver!

Calçada até o Monte Kelimutu

Aviso importante

Existe uma grande possibilidade do pico do Monte estar totalmente encoberto quando o sol começar a nascer. Em temporada seca, de Junho à Agosto, geralmente as tardes são limpas. Então caso não consiga ver o sol nascer com um dia limpo, nem os lagos, fique por lá ou volte mais tarde. Se alguém que pagou estiver descendo perto de você, peça o recibo da taxa do parque nacional para eles. Se retornar no mesmo dia, o ticket ainda estará válido!

Trilha Monte Kelimutu

Por que ir ao Monte Kelimutu?

O Monte Kelimutu é um lugar fantástico e impressionante. Chega a até ser difīcil acreditar que o lugar é de verdade. Existem três lagos na cratera do Monte Kelimutu: Lago Alapolo, Lago Kootainuamuri e Lago Abutu.

Os lagos do Monte Kelimutu são de cores diferentes. Mesmo fazendo parte da mesma mega-cratera, cada um tem seu conduíte (passagem da câmara de magma até a cratera) próprio, com atividades diferentes. Uma combinação de vapores subterrâneos de diferentes composições, terremotos e chuvas fazem os lagos terem cores diferentes.

Lago Kootainuamuri e Lago Alapolo

Lago Alapolo

Dos três, o mais interessante é o Lago Alapolo. Em épocas de seca e de atividade vulcânica mais alta, vapor e lava são expelidas pela base dos vulcões, causando reaçoões químicas mais rápidas e mudanças mais drásticas na cor do Lago.

O Lago Alapolo, segundo os locais, é o lago com maior tendência a atividades vulcânicas. Os vapores subterrâneos do Lago Alapolo são ricos em ferro. Em longos período com atividades relativamente altas, as águas do Lago Alapolo ficam saturadas em ferro, fazendo a água se tornar vermelha.

No ano de 1982, o Lago mudou de cor, de vermelho para amarelo. Em conversas com guias locais, eles explicaram que cientistas disseram que houve um longo período sem grandes atividades sísmicas, o que causou precipitação no ferro das águas.

Conforme chuvas foram caindo, reações químicas acontecendo etc, isso causa a mudança de cor do lago várias vezes. No ano de 2016, o Lago mudou de cor 6 vezes.

Lago Alapolo na Cultura Local

O povo local chama o Lago Alapolo de Tiwu Ata Polo, ou Lago Encantado. Acredita-se que as mudanças de cores do lago aconteçam devido à ele ser encantado (talvez seja mesmo!).

Lago Kootainuamuri

Ao lado do Lago Alapolo, fica o Lago Kootainuamuri. Esse lago tem a tonalidade verde clara, talvez o lago mais bonito dentre os três e, com certeza, o mais visível e fotografado por turistas, dada a localização do cume. Os gases expelidos nesse lago são ricos em enxofre, causando um cheiro bem gostoso de ovo podre no ar. Ainda bem que lá venta bastante! Isso faz o líquido do lago ser composto, em grande parte, de ácido sulfúrico. A tonalidade verde, as vezes amarela do lago se deve a sua composição.

Lago Kootainuamuri na Cultura Local

Os locais chamam o Lago Kootainuamuri de Tiwu Ko’o Fai Nuwa Muri (Lago de Jovens Homens e Mulheres). Acredita-se que, quando algum jovem local falece, seu espírito vai descansar nas “águas” desse lago.

Lago Alapolo e Kootainuamuri - Monte Kelimutu

Lago Abutu

O Lago Abutu é o menor dos lagos, um pouco afastado dos outros dois, mas bem visível do pico do Monte Kelimutu. Sua água, no passado, era brancas, hoje está azul bem escuro, quase preto. Não se sabe os motivos do porquê a água do lago era branca (continuarei procurando e tentando explicar eu mesmo!).

Lago Abutu na Cultura Local

O lago tem o nome de Tiwu Ata Bupu (Lago dos Idosos). Assim como o Tiwu Ko’o Fai Nuwa Muri, acredita-se que os espíritos dos idosos locais vão até as águas desse lago para o seu descanso eterno.

Lago Abutu - Monte Rinjani

Tudo isso faz do Monte Kelimutu um lugar muito especial de ser visitado. Não é apenas um lugar bonito, mas um lugar extremamente importante cientificamente e religiosamente falando. Apreciem essa maravilha da melhor maneira que achar possível! Ou se possível, de todas as maneiras!

Monte Kelimutu - Flores

Outras atrações em Moni

Hot Springs em Moni

Além do Monte Kelimutu, nos arredores de Flores tem algumas termas/hot springs para se banhar. Elas são pequenas e custam IDR5mil para entrar.

São bastante frequentadas pelo povo local, portanto se você gosta de se sentir como um loca, vale a pena visitar! Chegando lá, pode se decidir se entrará ou não. Em horário após o trabalho, depois das 4pm, elas estarão lotadas, então as visite antes desse horário.

Não se esqueça de também checar o nosso post em como organizar o seu roteiro pela Indonésia, inclusive com todos os custos. Nele te ajudamos a programar toda sua viagem por esse país fantástico.

Se você achou esse post interessante e ache que pode ajudar outros leitores, não esqueça de compartilhar com seus amigos!

Qualquer dúvida ou se você já tiver feito essa trilha sozinho e puder acrescentar informações, deixe aqui nos comentários para ajudar outros leitores!

Leia também:

Se você está planejando uma viagem pela Indonésia, você também pode se interessar:

Monte Kelimutu na Indonésia

Salve este post no Pinterest e leia sempre que quiser!

Compartilhe:
Publicado por Wagner Nogueira

Wagner estudou Física Teórica (Bacharel) e Climatologia (Mestrado) na University College Dublin, na Irlanda. Tem Doutorado em Meteorologia pela Universidade de Reading e Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Oxford. Hoje é professor de Física e Matemática no Reino do Butão. Tem paixão por história, desenho animado e jardinagem. Já visitou 52 países.

Planeje sua viagem

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Comentários

1. Pingback: Svalbard, Noruega: Turismo no Gelo! | Mochilão a Dois!

2. Pingback: Mochilão a Dois! | 13 razões porque você não deveria visitar a Indonésia

3. Pingback: Mochilão a Dois! | Wakatobi – Conheça esse paraíso perdido na Indonésia

4. Pingback: Mochilão a Dois! | De barco pelas Ilhas Komodo na Indonésia: Dragões, Praias e Mergulho

5. Pingback: Mochilão a Dois! | Monte Rinjani em Lombok – Guia Completo Para Escalar o Vulcão Mais Difícil da Indonésia

6. Pingback: Mochilão a Dois! | Hotel Tugu – Uma experiência 5 estrelas em Bali na Indonésia

7. Pingback: Yogyakarta: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Cidade Real | Mochilão a Dois!

8. 07 mar 2019

Fala man, beleza? Sabe me dizer se pode fazer camping selvagem por lá?
    Valeu, abs!

• 11 mar 2019

Cara, entao… lá na Indonésia precisa de permissões para fazer acampamento selvagem. Nos lugares mais badalados, tipo Bali e Java, não rola… mas Flores, onde fica o Monte Kelimutu, na verdade rola! Não sei recomendar onde, mas a maior parte da Ilha é selvagem, então ficará você e os animais! Deve ser até bom fazer! Como estávamos na correria, não fizemos! Mas se tivéssemos mais tempo por lá, com certeza!

9. 01 mar 2019

Ótimo post pessoal! A dica pra economizar é ótima!

Para quem vai passar 8 dias completos na Indonésia, vale a pena se deslocar para conhecer o Kelimutu? Eu sei que o lugar é lindo olhando por fotos/vídeos, mas estou na dúvida se vale mesmo a pena, já que teria que pegar um voo até Ende e depois outro saindo de lá.

Abraços 🙂

• 06 mar 2019

Olá Diego, super obrigada pelo seu comentário!

Olha, o lugar é fantástico mas acaba sendo meio caro ir pra Flores somente para visitar o Kelimutu, pois como você disse é necessário pegar vôo pra ir pra lá! Nós também só fomos pra lá pelo Kelimutu. Amei muito mas se você gosta da parte de trilhas, o Kelimutu não é a melhor opção pois é possível chegar lá de carro! Para trilhas, o Monte Rinjani em Lombok é incrível (não sei como estão as coisas agora devido aos terremotos do ano passado lá).
      Precisando de mais alguma coisa, só nos mandar mensagem!!

Aproveite muito sua viagem pela Indonésia!

10. Igor Augusto
    22 jan 2019

Agora que eu tô na vibe das trilhas, acho que posso ir treinando para fazer essa também! Não quero fazer os 20 minutos de caminhada besta não, haha! Gostei muito do visual do Monte Kelimutu. Eu “kelu mutu” visitar esse Kelimutu. (risos) (piada ruim)

Pois bem, realmente as cores são únicas! Muito bom!

• 29 jan 2019

hahaha adorei a piadinha! Essa trilha do Monte Kelimutu foi muito gostosa! Apesar da distância, foi tranquilo fazer essa! E realmente a vista é algo de outro mundo! Foi uma experiência incrível pra nós visitar esse vulcão na Indonésia!

11. 21 jan 2019

Que coragem subir o Kelimutu sem guia.
    Mas parece ser super tranquilo, né? Que lugar sensacional! To babando aqui nas fotos
    Já anotei na lista…

• 29 jan 2019

Ah foi bem tranquilo mesmo fazer a trilha do monte Kelimutu sem guia. A única coisa foi andar a noite, mas andamos bem tranquilos e foi fácil! Mas passamos muito frio de madrugada até o sol nascer! Essa parte foi triste rs! Vale a pena incluir ele no roteiro pela Indonésia com certeza!

12. Ana Cristina
    21 jan 2019

Trilhas fáceis são comigo mesmo! Essas diquinhas para economia fazem toda a diferença na conta final da viagem, por isso gosto tanto do blog de vcs!
    Vou planejar meus roteiros por aqui! Obrigada

• 29 jan 2019

Ah super obrigada pelo comentário Aninha! A idéia do blog sempre é essa mesma, de ajudar com todas as dicas pra economizar possível!! Espero que possa sim conhecer a Indonésia em breve e incluir o Monte Kelimutu no roteiro!

13. Alexandre Nunes
    19 jan 2019

Uau.. Completamente apaixonado por esse lugar, é a primeira vez que vejo um post tão bem detalhado. E sem dúvida fazer a trilha por conta é a melhor opção!!! Valeu por compartilhar o roteiro 🙂 . Abraço

• 19 jan 2019

Opa! MUito obrigado mesmo pelo comentario! E é uma trilha bem tranquila! Vale muito a pena ir!

14. Livia Melo
    18 jan 2019

Que visual mais fantástico esse do vulcão com lagos na cratera!! E mais fantástico ainda são vcs, pela dica sensacional de ir por conta própria. Arrasaram! Realmente eu ficaria injuriada se chegasse lá com guia e tivesse que só dar uma caminhadinha.. Obrigada!!

• 18 jan 2019

Valeu! Não é só o fato da caminhadinha, é o fato deles enfiarem a faca e rodar, sabe? Cobram mol grana para um serviço que pode ser feito gratuitamente, sem muito esforço! Valeu pelo comentario!

15. 18 jan 2019

Que incrível mas olhaaaa eu não sou tão aventureira assim não rsrs… e eu morro de medo de pegar carona kkk… acho que não é a melhor opção pra mim, mas tem uma amiga minha que topa muito esse tipo de aventura, vou indicar o post pra ela.

• 18 jan 2019

Nos adoramos! O legal é que 99% das vezes da certo! Tem uma vez q n da, mas a gente supera! Valeu pelo comentario! Indique sim! 😉

16. Anna Claudia Rodrigues
    17 jan 2019

Incrível essa experiência! Fico aqui imaginando a sensação de chegar ao topo e se separar com a cratera. E que cor de lago, genteeee, parece até corante né? fiquei boba de ver! Sem dúvida uma das coisas que está na minha lista é escalar um vulcão. Agora estou ainda mais inspirada! Obrigada por compartilhar.

17. Tiago
    16 jan 2019

Que post irado! Obrigado pelas dicas todas (caminho, horário, etc), muito bom saber que a trilha está no Google Maps, as fotos ficaram incríveis, a paisagem ao vivo deve ser fantástica

18. nicole
    15 jan 2019

Meu Deus! Eu nunca ouvi falar sobre esse lugar e que coisa linda!Um lugar incrível, rodeado de verde e de graça! Sensacional!

19. silvia carvalho

Nunca tinha ouvido falar do Monte Kelimutu, mas nunca me passou pela cabeça que daria para visitar um vulcão por conta própria de forma tão tranquila! A fotos dos lagos são lindíssimas e tudo que vocês escreveram sobre a região é realmente interessante!

• 18 jan 2019

La eh um lugar fantastico mesmo! Ir a pe eh muito tranquilo! Muito tranquilo mesmo! Fazer trilha no escuro eh sempre legal! hehehehehe

20. Andréa Azevedo
    13 jan 2019

Eu iria passar raiva mesmo se pagasse guia para seguir numa trilha asfaltada! Muito boa a sua dica! Com certeza teria feito o mesmo e iria caminhando!

• 14 jan 2019

Ah com certeza! A principal vantagem na verdade é chegar lá de carro né, já a distância é grande e é morro acima rs. Apesar de não ter nenhuma dificuldade, são 24km ida e volta e foi o suficiente pra nos deixar quebrados no fim do dia! Mas ainda preferimos esse tipo de aventura! Fora que a caminhada foi uma delícia e sempre nos sentimos cheios de orgulho e merecedores de um lindo nascer do sol quando chegamos no topo com uma caminhada!

21. Maiara Barbosa
    12 jan 2019

Gente do Céu! Fiquei muito curiosa com essa experiência e com muita vontade de fazer, já que é 0800! Mais que anotado na lista de desejos pra 2019 (ou quem sabe, 2020 rs) Preciso dizer também que amei as fotos! Parabéns, casal!

• 14 jan 2019

Olá Maiara. Super obirgada pelo comentário! Ah além de tudo, a visão do lugar é fantástica né! Espero sim que consiga incluir o Monte Kelimuto e a Indonésia nos seus planos futuros! E volte pra nos contar o que achou.

22. Pingback: Mochilão a Dois! | Viagem para Indonésia: Como organizar o roteiro (passo-a-passo) e quanto custa | Mochilão a Dois!