Rajastão – Como montar um roteiro perfeito

postado por Liany Garves
05/03/2020

A região do Rajastão na Índia é exatamente a Índia que você espera encontrar.

Sabe aquela Índia que vemos em filmes, novelas e até documentários, com pessoas usando seus sáris coloridos, todos aqueles cheiros diversos nos mercados e bazares espalhados pelas cidades, elefantes andando nas ruas, camelos nas regiões dos desertos, clima seco e quente e fortes e casas de marajás? Bem, é exatamente isso que você encontrará em uma viagem pelo Rajastão.

Apesar de outros lugares da Índia também serem fantásticos, é ali que você terá esse tipo de experiência.

Em minha opinião, o Rajastão é um ótimo roteiro de viagem para àqueles que estão indo para a Índia em uma primeira vez. O Estado tem uma boa oferta e estrutura turística com bons hotéis e restaurantes que se adaptam ao estilo ocidental, além de uma rede de transporte excelente entre as cidades.

A região também é bem segura e as belezas, história e cultura que a região conta são incríveis.

Veja aqui várias informações e o que fazer no Rajastão para você organizar sua viagem pela região incluindo um roteiro de viagem completo.

Neste post, você vai encontrar:

Roteiro de viagem Rajastão
Salve este post no Pinterest para ler sempre que precisar.

O Estado do Rajastão na Índia

O que fazer no Rajastão

O Estado do Rajastão é o maior Estado da Índia e faz fronteira com o Paquistão e com outros estados Indianos, sendo bem perto de Délhi O Estado tem boa parte da sua área coberta pelo Deserto de Thar e, por isso, a região é toda árida e quente e o clima desértico é sentido em todas as cidades.

As línguas oficiais do Rajastão (na Índia cada Estado tem sua própria língua oficial, além do hindi que é oficial em todo país) são hindi e rajastani, mas há várias línguas não oficiais faladas nas vilas dos desertos.

O Estado tem 32 distritos e a capital e a cidade mais importante é Jaipur (conhecida como cidade cor-de-rosa ou Pink City).

Um pouco de história

História do Rajastão
Cartão postal antigo pintado à mão – muito comum na região.

O nome Rajastão significa literalmente Terra dos Reis e sua história data de milhares de anos quando era a Civilização do Vale Indus.

As escrituras védicas começaram a ser escritas ali dando origem ao “Sanatan Dharma”, que foi a base para o hinduísmo atual. Nos Vedas (uma das escrituras), inclusive, foram encontradas referências de que a primeira encarnação de Vishnu foi no Rajastão.

Na época medieval, o Império Mugal chegou até o Rajastão e seus marajás dominaram a região por um longo período, época em que todos os Fortes e Palácios foram construídos. Cada marajá tinha seu próprio estado de dominação. O poderio Mugal se enfraqueceu no século XVII, dando lugar ao Império Maratha que acabou por conquistar várias partes do subcontinente indiano.

Não se esqueça do Seguro Viagem!

Sério! Não se esqueça! O Seguro viagem é essencial em qualquer viagem pelo mundo para evitar qualquer estresse ou aborrecimento, mas em uma viagem para a Índia isso é bem sério! Reconhecido como o local das intoxicações alimentares, você não vai querer arriscar gastar uma fortuna ou estragar sua viagem por causa disso! Contrate seu seguro viagem antes de sair de casa! Se quiser um desconto, utilize o cupom MOCHILAODOIS5 para 5% de desconto e pague no boleto para mais 5%!

O império britânico dominou a região logo depois, mas estes fizeram acordos com os marajás, de forma que estes ainda possuíam poder sobre seus estados. Foi assim, que o Rajastão viu uma época de muita exploração econômica e subjugação da população, mas também de grande avanço em termos de construção de estradas de ferro, correios e indústria.

Com a independência da Índia em 1947, os Estados do Rajastão foram então integrados à Índia formando um único Estado.

Onde fica o Rajastão – Mapa

Rajastão

O mapa do Rajastão segue abaixo.

Dá pra ver o quanto o Estado é enorme e como boa parte da região é coberta por deserto.

O Rajastão está perto de Nova Délhi e não muito longe de Mumbai. É possível começar seu roteiro por ambas as cidades. Eu inclusive, recomendaria que você começasse sua viagem na Índia por Mumbai e seguisse pelo Rajastão até Nova Délhi, dessa forma visitando ambas maiores cidades da Índia e evitando ter que voltar para o primeiro destino para ir embora.

Para chegar na Índia, você consegue ver passagens saindo do Brasil pelo skyscanner (a melhor ferramenta na minha opinião para buscas de datas e melhor preço), mas na hora de comprar eu confiro no site do Passagens Promo com as melhores datas que vi no skyscanner. Já consegui bons preços por lá e acabou valendo a pena.

Promoções de Passagens para a Índia
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Roteiro de viagem pelo Rajastão – As principais cidades

Roteiro pelo Rajastão

A Índia é muito longe do Brasil e a viagem é bastante cansativa. Acredito que vale a pena passar pelo menos uns 20 dias por lá. Caso, você tenha essa disponibilidade, acredito que um roteiro de 15 dias somente pela região do Rajastão seria o ideal.

Eu viajei por somente 10 dias, mas não consegui visitar todas as cidades que gostaria. Portanto, se você tiver menos tempo, basta selecionar as cidades que você considera mais a sua cara e montar o seu roteiro a partir daí.

Considero que pelo menos uns 3 dias em cada cidade seria o ideal para conhecer os principais pontos sem muita correria e ainda conseguir relaxar um pouco, podendo assim observar o que a Índia tem de mais incrível, a sua cultura!

Chip de Viagem com Desconto

Ter internet durante a sua viagem na Índia é essencial. Você pode já sair com seu chip funcionando do Brasil! O chip da EasySim4u é uma excelente opção e funciona bem na Índia! Com o cupom MOCHILAOADOIS10 você tem 10% de desconto na compra do seu chip internacional e já sai conectado do Brasil!

No mapa abaixo, veja uma sugestão de roteiro incluindo as principais cidades do Estado. Eu recomendaria começar por Udaipur, que é a mais distante e, de lá, ir subindo até Nova Délhi.

Tanto se você estiver em Mumbai, sul da Índia ou em Nova Délhi, é tranquilo chegar em Udaipur de trem ou avião.

Vamos ver as principais cidades que recomendo serem incluídas no seu roteiro.

E uma curiosidade: As cidades no Rajastão são conhecidas por cores.

Udaipur – A Cidade Branca

Udaipur, a cidade branca

Udaipur, além de “Cidade Branca” também é conhecida como “Cidade dos Lagos” e “Veneza do Oriente”.

Veja um Guia Completo de Udaipur

A cidade é geralmente a que mais agrada os visitantes (sou uma delas, confesso! Amei Udaipur). É super romântica e charmosa, com seus dois lagos principais, terraços e construções pintadas de branco. O Lago Pichola envolto de magníficos hotéis, palácios, templos e havelis é realmente apaixonante.

As principais atrações ali são os lagos em si, o City Palace e o imenso Forte de Kumbhalgarh – o mais preservado da Índia – que fica em uma cidade próxima a cerca de 2h de Udaipur.

Jodhpur – A Cidade Azul

Jodhpur - A cidade azul
Foto: Blog Viagens Invisíveis

Jodhpur é conhecida como a Cidade Azul porque realmente todas as construções do centrinho antigo foram pintadas de azul. Mas se você andar um pouco mais pela região, verá muitas outras cores espalhadas pela cidade.

Veja mais sobre Jodhpur

O motivo pelo qual as casas do centro histórico foram pintadas de azul é um pouco controverso e não sei se há uma resposta correta. Mas muito dizem que era para indicar que eram habitadas por Brahmins, a casta mais alta. Mas há também quem diga que cupins eram um grande problema na região e que a população passou a incluir sulfato de cobre, que tem a cor azul, nas tintas para repelir os cupins.

De qualquer forma, é bem bacana passear pelas ruas cheias de construções azuis e o Forte de Mehrangarh é realmente um espetáculo que você deve dedicar um dia inteiro para visitar.

Jaisalmer – A Cidade Dourada

Jaisalmer - A cidade dourada

A cidade dourada ficou ao cargo de Jaisalmer, que está grudada no Deserto de Thar e suas construções, inclusive, o Forte, foram todas erguidas com a areia do deserto, conferindo a coloração dourada em toda a cidade.

Veja aqui o que fazer em Jaisalmer

Ali, eu recomendo que você faça um passeio pelo deserto e dormindo sob as estrelas. Eu também passei uma noite no deserto quando estava em Isfahan no Irã.

Mas há muitas outras atrações em Jaisalmer, incluindo o Forte, que é o único “vivo” em que ainda há muitas pessoas vivendo ali dentro.

Bikaner

Bikaner
Foto: Blog Idéias na Mala

Bikaner também fica na região do deserto de Thar e você pode também usar Bikaner como base para o passeio.

Veja mais sobre Bikaner

A cidade é bem menos visitada, mas possui um Forte Magnífico e o surpreendente Templo dos Ratos, que é realmente um dos maiores choques culturais que você pode experimentar.

Pushkar

Pushkar
Foto: Blog Casal Wanderlust

Pushkar já é uma cidade pequena e com uma população de muita fé. Há um lago grande com mais de 400 templos à sua volta. Segundo a lenda, o lago foi formado por pétalas que caíram da mão do Deus Bhrama.

Veja mais sobre o que fazer em Pushkar

Ali, o legal é visitar os templos e os bazares pela cidade, além da cerimônia no lago que é emocionante.

Jaipur – A Cidade Cor-de-rosa

Jaipur, a cidade rosa
Palácio Hawa Mahal

E chegamos na capital do Rajastão, Jaipur, que é conhecida como cidade rosa. O seu centro histórico foi todo pintado de rosa para a visita de um príncipe de Gales que visitou a cidade.

Veja um Guia Completo de Jaipur

O centro histórico cor-de-rosa é uma graça, mas o Forte de Amber, uma cidade a apenas 11km de Jaipur é o ponto alto da sua visita.

De Jaipur, você pode seguir então para Agra e visitar o Taj Mahal!

Como se locomover

Rajastão

Para se locomover entre as cidades do Rajastão considero que um misto entre trens e ônibus é a melhor opção.

Os trens são mais confortáveis, mas geralmente é preciso reservar seu assento com antecedência, pois os bons lugares ficam indisponíveis com facilidade. Compre suas passagens de trem diretamente no site do IRCT.

Eu montei um guia completo em como é a viagem e como comprar seu bilhetes para os trens na Índia que pode te ajudar.

Mas há opções de ônibus sleeper com camas de verdade que fazem os trajetos entre as cidades e são bem confortáveis também, mas como as estradas não são muito boas, eles acabam balançando bastante.

Para comprar passagens de ônibus, você pode ir em qualquer agência de turismo ou mesmo no seu hotel e hostel e pedir pra eles agendarem os ônibus pra você. Geralmente, você pode comprar as passagens até para o mesmo dia.

Eu achei bem tranquilo e cômodo viajar de ônibus e trem pelo Rajastão, mas sempre preferia o trem quando dava pra escolher. E sempre viajei a noite para ganhar tempo e economizar com a hospedagem (espere viagens de até 12h entre um local e outro).

Lógico, que você ainda pode voar para a maioria das cidades, mas vai acabar gastando muito e perdendo muito tempo no deslocamento para aeroportos. Se quiser, dê uma olhada no skyscanner.

Eu recomendo que voe para Udaipur, por exemplo, que é o destino mais longe e de lá siga viagem de ônibus ou trem.

Quando ir – O clima do Rajastão

Clima do Rajastão
O deserto de Thar

O Rajastão fica em uma região desértica e por isso é sempre seca e muito quente. Apesar de chover pouco, as chances de chuva são maiores no verão e o calor pode ficar insuportável (acima dos 50°C).

Assim, evite viajar entre os meses de junho a agosto. Todos os outros meses são uma boa opção para visitar o Rajastão.

Dicas extras

Rajastão

Espero que nossas dicas do Rajastão estejam te ajudando a programar sua viagem pela Índia. E lembre-se, o visto é necessário para brasileiros, então veja aqui como tirar o seu visto indiano online de forma fácil e rápida.

Além disso, nós temos muitas outras dicas para sua viagem pela Índia, dê uma olhada abaixo nos nossos guias.

E também oferecemos consultoria de viagem para te ajudar na sua organização, caso esteja com dúvidas ou sem tempo, nos mande uma mensagem pelo formulário da página que adoraremos te ajudar com a sua viagem.

Se precisar já agendar qualquer passeio pela região do Rajastão, veja as dicas abaixo:

Nota: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes. 

Compartilhe:
Publicado por Liany Garves

Liany é farmacêutica e trabalhou por anos em uma grande companhia. Deixou o seu emprego garantido e uma vida confortável para viver uma aventura nas remotas terras do Butão e hoje vive na Tailândia. Ama dedicar seu tempo no blog, ajudando outros viajantes com suas experiências ou programando sua próxima viagem.

Planeje sua viagem

Hotéis

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Comentários

  1. Que legal

  2. Pingback: O que fazer em Nova Deli: Guia para viajantes independentes | Mochilão a Dois!

  3. Pingback: Taj Mahal na Índia - Como visitar e como evitar a multidão | Mochilão a Dois!

  4. Pingback: O que fazer em Jaisalmer - As 9 melhores atividades | Mochilão a Dois!

  5. Pingback: O que fazer em Udaipur na Índia - Um Guia Completo | Mochilão a Dois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *