Trens na Índia: Como reservar e como é a viagem

postado por Liany Garves
12/03/2020

Se você se pergunta como são os trens na Índia, se é seguro, como é a viagem, como reservar seus bilhetes com antecedência e quais classes deve comprar, veja aqui nesse post em que responderei todas essas perguntas.

A Índia é um país muito grande e as distâncias entre uma cidade e outra são longas, às vezes muito longas, e viajar de ônibus nem sempre é tão prático e aviões nem sempre estão disponíveis (fora que incentivamos aqui um turismo responsável e quanto menos andarmos de avião, melhor 🙂 ).

Dessa forma, viajar de trem na Índia acaba sendo indispensável para qualquer turista que queira explorar um pouco mais o país.

Mas se você tem receios ou não sabe muito bem tudo que precisa fazer para garantir uma viagem de trem sem grandes problemas, veja aqui nesse post um guia mais que completo para as suas viagens de trem na Índia:

Trens na Índia
Salve este post no Pinterest para ler sempre que quiser

Os trens na Índia

O transporte ferroviário é o sistema de transporte público mais utilizado pelos indianos. No período de colonização inglesa as ferrovias começaram a ser construídas em 1853 e, hoje, o país tem quase 68.000 Km de ferrovias que atendem toda a extensão da Índia.

Além de barato, os trens na Índia são seguros e possuem muitos horários e tipos de trens diferentes. Os trens são classificados de acordo com sua velocidade e área de operação.

Fonte: Wikipedia

Todos os trens são identificados por um código de 4 dígitos (muito importante para você saber exatamente qual trem tem que pegar) e também por um nome exclusivo.

Hoje, há somente uma companhia nacional que controla toda a linha ferroviária do país inteiro, a Indian Railways.

Trens na Índia em números

  • As ferrovias chegam a 68.000Km de trilhos em quase 8.000 estações;
  • O sistema ferroviário chega a transportar mais de 8 bilhões de pessoas e mais de 1 bilhão de toneladas de carga anualmente;
  • A Indian Railways é a oitava maior empregadora do mundo com mais de 1.3 milhão de funcionários
  • A Índia possui quase 300.000 vagões de carga, mais de 70.000 vagões de passageiros e quase 12.000 locomotivas;
  • Além dos trens, 1o cidades indianas também contam com bons sistemas de metrô, já chegando a 638 Km de trilhos.

Fonte para os dados acima: Wikipedia 2018

Como é viajar de trem na Índia: a minha experiência como mulher sozinha

Viajando sozinha de trem
Viajando de trem na Índia (cama upper na classe AC3)

Uma das questões mais importantes sobre viajar de trem na Índia é se é seguro. E minha resposta imediata é: depende;

No geral, os trens são sim seguros, mas casos de roubo são comuns, principalmente nas classes mais baixas, em que o bilhete do trem é bem mais barato.

Eu já viajei bastante de trens pela Índia e até o momento eu tive zero problemas.

Não se esqueça do Seguro Viagem!

Sério! Não se esqueça! O Seguro viagem é essencial em qualquer viagem pelo mundo para evitar qualquer estresse ou aborrecimento, mas em uma viagem para a Índia isso é bem sério! Reconhecido como o local das intoxicações alimentares, você não vai querer arriscar gastar uma fortuna ou estragar sua viagem por causa disso! Contrate seu seguro viagem antes de sair de casa! Se quiser um desconto, utilize o cupom MOCHILAODOIS5 para 5% de desconto e pague no boleto para mais 5%!

No geral, viajei em trens noturnos e pude dormir tranquilamente. Tive a sorte de viajar com famílias por perto na maior parte dos casos.

Para saber mais sobre como foi minha experiência viajando sozinha pela Índia por um mês, veja meu relato.

Mas como são os trens na Índia?

Os trens são relativamente limpos e as camas nos trens sleeper são pequenas e não muito macias, mas o suficiente para dormir bem. Nas classes mais elevadas como AC2 e AC1, as camas são mais largas e há mais espaço.

As cabines não são fechadas mas há cortinas na classe AC2 e AC1. Os lençóis, cobertas e travesseiros disponibilizados são limpos e o trem geralmente é limpo nas classes mais altas (mas depois que o povo resolve almoçar os lixos começam a aparecer).

Trens na Índia - Classe AC3
Trem na classe AC3 – Veja a cama do meio dobrada durante o dia

As estações de trem não são muito organizadas e costumam ter bastante lixo (como toda parte da Índia). Mas basta encontrar sua plataforma nas televisões indicativas e não há muito erro. Lembre-se sempre de conferir o número de trem no próprio trem (o número sempre está escrito na lateral do trem) pois ás vezes ele pode estar atrasado e o trem que está na mesma plataforma não é o seu.

No geral, não espere trens super luxuosos e confortáveis. Embora, existam o Maharaja Express, o trem mais luxuoso da Índia (você precisa fazer as reservas diretamente no site deles) e algumas opções mais confortáveis e rápidas, como o Gatiman Express, como você pode ver nas opções abaixo:

Mas ainda acho que o transporte de trens na Índia é o mais seguro, tranquilo e confortável para longas distâncias. Veja abaixo algumas dicas de segurança para sua viagem de trem ser mais tranquila:

Dicas de segurança para viajar de trem na Índia

Trens na Índia
Estação de Old Délhi – DLI
  • Sempre viaje nas classes que possuem ar condicionado. Isso, porque elas são mais caras e, consequentemente, mais seguras. Há menos assentos nessas classes, portanto é melhor garantir o seu bilhete o quanto antes;
  • Se você não tiver problemas de locomoção, recomendo as camas superiores nos trens sleeper. Isso, porque você acaba tendo mais privacidade lá em cima sem ninguém ficar te olhando. Além disso, durante o dia, as pessoas costumam dobrar a cama do meio (quando ela existe) e todos se sentam na cama inferior. Então, se você não quiser ninguém sentado na sua cama, melhor ficar na de cima;
  • Mantenha seus pertences junto com você na cama. Na Índia, não viaje com malas muito grandes, será impossível ficar carregando pra lá e pra cá. Eu sempre colocava minha mochila comigo na minha cama (precisava de ajuda pra levantar ela quase sempre, mas sempre me ajudavam quando pedia) e dormia com a mochila nos pés. É a melhor maneira de garantir que suas coisas não serão roubadas;
  • Caso não consiga ficar com a sua mochila com você ou estiver com uma mala maior, é possível deixá-la no chão, embaixo da cama inferior, mas lembre-se de trancar com cadeado e as coisas mais valiosas, como equipamento fotográfico, computador e dinheiro vivo, devem ficar com você na cama;
  • Evite comer a comida do trem. Eu já estou acostumada com padrões de higiene asiáticos, já que moro pela região há mais de dois anos, mas é melhor não arriscar se você não estiver acostumado. Compre um lanchinho e leve com você pra comer no trem;

Como comprar seus bilhetes para os trens na Índia

E eu tenho mencionado já que os bilhetes de trem se esgotam meio rápido. Mas é fato que sempre existem alguns bilhetes disponíveis para compra na bilheteria para o dia da viagem. Não são muitos e eu não gosto de me arriscar no geral (adoro um planejamento rs), mas caso você decida de última hora, pode sim tentar chegar na estação e comprar o seu bilhete para aquele dia.

Trens na Índia - classe AC2
Classe AC2 com cortina (foto tá meio desfocada porque o trem tava em movimento 😉 )

Agora, caso queira deixar sua vida resolvida com antecedência, há praticamente 4 formas de comprar o seu bilhete de trem. São elas:

Pelo site oficial da Indian Railways

Essa é a maneira que uso e considero a mais confiável e segura. Entretanto, nem sempre funciona bem.

O site de compra de passagens da Indian Railways é o IRCTC e eles aceitam cartões internacionais de crédito para a compra.

Mas, para isso, você precisa fazer o registro no site, colocando todos os seus dados e criando uma senha e username. Depois disso, você precisará enviar uma foto do seu passaporte, receber um código no seu e-mail e celular para confirmar que você é você mesmo e pagar uma taxa de INR 100 (o equivalente a R$ 5,00) para que seu perfil seja aceito.

Como se registrar no site da IRCTC para comprar trens na Índia

Veja pelas fotos abaixo como é o registro no site do IRCTC:

Processo de registro no site IRCTC
1- Na página inicial, clique em REGISTER no canto superior direito
Processo de registro no site IRCTC
2- Preencha todos os campos com os seus dados pessoais
Processo de registro no site IRCTC
3- Depois, você precisará concordar com os termos e condições e confirmar que não é um robô
Processo de registro no site IRCTC
4- Você receberá uma confirmação do registro e de que deverá pagar uma taxa de registro e confirmar o seu celular e e-mail a partir de um código que receberá
Processo de registro no site IRCTC
5- Após confirmar, você verá a seguinte tela com as mesmas confirmações. Clique em login para prosseguir
Processo de registro no site IRCTC
6- Após confirmar seu número de telefone e e-mail, você precisa pagar a taxa de registro. Clique em Multiple Payment Service e International Cards para pagar com seu cartão de crédito

Como comprar os bilhetes de trens na Índia no site da IRCTC

Na hora de escolher seus bilhetes, você deve selecionar origem e destino (é comum ter mais de uma estação de trem na cidade, olhe no mapa ou em blogs para ver qual a melhor estação no seu destino e origem).

Como comprar passagem de trem no site da IRCTC
Na lateral esquerda há todas as classes para você filtrar, os tipos de trem e as estações de origem e destino. Pode ver que várias estações aparecem na busca, preste atenção para escolher as melhores estações.

Depois de você escolher o trem, você deve escolher a classe e horário. Somente compre bilhetes que estejam com o status de AVAILABLE. As outras opções dependem de alguém desistir e é melhor já ter sua passagem garantida.

Como comprar passagem de trem no site da IRCTC
Selecione a classe ao lado da opção do trem desejado e clique no botão azul (check availability & fare) você verá se há assentos disponíveis para a classe selecionada e o valor

Clique em Book Now. E então, basta preencher com seus dados, escolher o tipo de cama que prefere e seguir para a página de pagamento.

Ao pagar, você deve clicar em Multiple Payment Services e então em International Cards – Powered by ATOM, como na figura abaixo.

Como comprar passagem de trem no site da IRCTC
Selecione essa opção para pagar com seu cartão de crédito internacional

Em seguida, você recebe o bilhete no seu e-mail. Não precisa imprimir, basta mostrar o e-mail para o fiscal que irá conferir seus bilhetes no trem.

Como comprar bilhetes de trens na Índia: O site da IRCTC

Apesar do processo parecer relativamente fácil, nem sempre dá tão certo. Não sei o porquê, mas nem sempre a venda é finalizada e nem sempre você consegue fazer as buscas. Acho que é bug do próprio sistema.

Uma outra vantagem do site da IRCTC é que caso você mude de idéia, pode cancelar as passagens e receber uma porcentagem do valor de volta no seu cartão de crédito. Ainda é uma perca, mas melhor que não receber nada de volta.

Chip de Viagem Internacional com Desconto

Ter internet durante a sua viagem na Índia é essencial. Você pode já sair com seu chip funcionando do Brasil! O chip da EasySim4u é uma excelente opção e funciona bem na Índia! Com o cupom MOCHILAOADOIS10 você tem 10% de desconto na compra do seu chip internacional e já sai conectado do Brasil!

Pelo site da 12GoAsia

Uma outra maneira bem mais fácil de comprar seus bilhetes para os trens na Índia é com o site 12GoAsia. Eles já funcionavam super bem para compra de bilhetes de trens, ônibus, barcos e até vôos por vários países do sudeste asiático e agora é possível comprar os bilhetes de trem com eles também.

Lógico que há uma pequena comissão envolvida, mas o sistema é bem mais simples, há fotos pra te ajudar a escolher a classe certa e você pode pagar com qualquer cartão de crédito ou paypal, caso não tenha cartão de crédito, facilitando bastante a vida. Os preços dos trens já são bem baratos de qualquer forma e a comissão não é muito alta, então acho que pode compensar.

Powered by 12Go Asia system

Eu uso eles sempre para as minhas viagens na Ásia e nunca tive problemas.

Por agências turismo espalhadas pela Índia

Uma outra maneira de comprar seus bilhetes de trem na Índia, que também envolve o pagamento de uma comissão (mas nesse caso é pra algum local que com certeza ficará muito feliz com a sua contribuição) é nas diversas agências de turismo espalhadas pelo país.

Eu confesso que só uso essa estratégia para ônibus ou para quando decido alguma coisa mais em cima da hora, pois eles costumam ter passagens reservadas para eles. Mas se você estiver já pela Índia e decidir comprar uma passagem de trem, essa é uma ótima escolha. Basta entrar em qualquer lugar com uma plaquinha de “Train Tickets” e pedir o seu.

Em Udaipur, eu utilizei a Vicky Tours para comprar meus ônibus e o Vick foi uma graça, me dando uma super orientação e um atendimento de primeira. Se quiser resolver suas coisas com ele antes de viajar, pode mandar um whatsapp (+91 99838 53111) e talvez ele consiga te ajudar.

Nas bilheterias das estações

E, lógico, você sempre pode ir nas bilheterias e comprar seus bilhetes lá, mesmo para datas mais pra frente. Se você já tem um roteiro definido, vá com tudo anotadinho e compre todos de uma vez por lá.

A vantagem é que não terá nenhuma comissão envolvida, mas as desvantagens é que você precisará se deslocar até uma estação de trem para comprar os bilhetes e a chance da pessoa lá falar inglês não é muito alta, então o entendimento pode ser prejudicado.

Quais são as classes dos trens na Índia

Agora que você já sabe tudo sobre como escolher o seu trem, vem uma parte bem difícil. Como escolher em qual classe vou viajar, já que existem tantas opções.

E ainda, se você estiver comprando online, não há muita explicação sobre o que é cada classe no site do IRCTC. Apenas os códigos estão lá e você precisa saber o que cada código significa.

Minha recomendação geral é: viaje nas classes AC3, AC2 ou AC1 nos trens sleeper e nas classes EC ou CC nos trens diurnos.

Classes de assentos nos trens indianos:

Veja abaixo as classes encontradas para você comprar seus bilhetes nos trens sleeper e nos diurnos e expressos:

Classes de assentos nos trens sleeper

  1. Anubhuti Class (AE): Essa é uma classe disponível ainda em poucos trens. Chamada de super Deluxe, promete oferecer extra conforto, com mais espaço entre as pernas, telas de LCD, camas e assentos ergonômicos e ótimos banheiros. Essa classe custa cerca de 20 a 25% mais caro do que a próxima classe.
  2. AC First Class (1A): Vagões com ar-condicionado e com 2 ou 4 camas. Essa é a opção mais confortável na maioria dos trens e, consequentemente a mais cara.
  3. AC 2 tier (2A): Vagões com ar-condicionado e com 6 camas em forma de beliche e as camas são mais largas que a AC3. Lençóis e travesseiros inclusos. É bastante confortável;
  4. AC 3 tier (3A): Parecida com a classe 2A, com a diferença de que possui oito camas ao invés de seis, é formado por uma beliche e duas triliches. Durante o dia, a cama do meio da triliche fica dobrada e os passageiros todos usam a cama de baixo como banco. Lençóis e travesseiros estão também inclusos. Caso pegue essa classe, recomendo a cama de cima (Upper) porque na de baixo, todo mundo ficará sentado com você e a do meio ficará dobrada. Essa é classe mais recomendável para turistas que querem economizar;
  5. Sleeper class (SL): Uma das classes mais comuns. Os vagões são formados por triliches sem ar-condicionado nem lençóis/travesseiros.

Classes de assentos nos trens diurnos

  1. Executive chair car (EC): Vagão com ar condicionado e assentos na configuração 2 x 2, com as cadeiras viradas uma para a outra. Tem bastante espaço e tomadas. Disponível somente em viagens diurnas.
  2. AC chair car (CC): Semelhante à classe EC, mas com assentos na configuração 3 x 2, com todas as cadeiras viradas na mesma direção. Disponível somente em viagens durante o dia.
  3. Second seater (2S): Assentos em configuração 3×2, com os assentos virados na mesma direção mas sem ar-condicionado.
  4. First class (FC): Os vagões desta classe não possuem ar-condicionado, ou roupa de cama. Somente disponível em trens antigos (devia ser a primeira classe de antigamente…).

Como escolher os melhores horários e estações

Há várias opções de horários e estações de saída e de chegada nos trens na Índia.

Trens na Índia - Classe AC3
Classe AC3 – com lençóis limpos, travesseiro e coberta e a cama do meio dobrada durante o dia.

Escolhendo a estação de destino e saída

Para escolher a saída e a volta, eu sempre recomendo dar uma olhadinha em alguns blogs ou no google para identificar qual a estação mais próxima e central da cidade que você pretende viajar. Segue abaixo uma listinha das estações que já conheço e recomendo:

Délhi: Sempre que possível opte pela New Délhi – NDLS (conectada com o metrô e mais organizada). Mas DLI e NZM também conectam com o metrô;

Agra: Agra Cantt é a melhor

Jaipur: JP é a sigla

Udaipur: UDZ é a sigla

Em Délhi eu precisei descer na Old Délhi uma vez (DLI) e não foi muito legal a princípio. Isso, porque na saída tinha placas para dois metrôs, sendo que um deles era mais perto do meu destino final. Até achei estranho porque não sabia que a estação conectava lá, mas resolvi ir mesmo assim.

Só que realmente não tem conexão direta e eu teria que sair no meio de Old Délhi e andar cerca de 10 minutos até chegar no metrô. E Old Délhi não é a região mais segura de Délhi e estava tudo bem deserto. Acabei me sentindo bem insegura ali no meio e resolvi voltar. Aí sim, saí na saída normal com um monte de gente cuidando das suas vidas e com a entrada do metrô praticamente na frente.

Em resumo, a estação de Old Délhi é bem tranquila sim, basta seguir as placas para o metrô Chandni Chowk e a entrada dele é na frente da saída da estação de trem. Para vir para a estação saía do metrô no Gate 3.

Escolhendo os horários

Com relação aos horários, eu evito chegar em qualquer estação de madrugada. Sempre acho que chegar e sair durante o dia são opções mais seguras. Mas nem sempre é possível. Nesses casos, recomendo que vá de metrô (se essa opção estiver disponível) ou pegue um Uber ou Grab que são mais seguros que tuk tuk à noite.

Trens na Índia - classe AC2
Classe AC2

Se você for chegar de madrugada em algum lugar, peça ao seu hotel ou hostel para organizar um transporte para você. Mesmo que seja mais caro, é mais seguro que se desvencilhar dos tuk tuks querendo te extorquir no meio da madrugada.

Dicas extras para sua viagem de trem

Acho que o mais importante em uma viagem para a Índia é se abrir para o que é diferente para você (principalmente se você só estiver acostumado a viajar pela Europa). Com certeza, assim você conseguirá aproveitar de verdade tudo que a Índia tem a oferecer.

Para mais dicas para uma viagem para a Índia, veja essa lista com 13 dicas que eu montei pra vocês.

E não se esqueça que em uma viagem pela Índia, o seguro viagem é mais que essencial.

Além de ser uma país com alto risco de infecções alimentares, há ainda muitas outras coisas que podem acontecer e é muito importante estar segurado (inclusive com relação à atraso/cancelamento de vôos ou extravio de bagagens).

Veja abaixo uma cotação de seguro viagem para a Ásia e já garanta o seu:

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Espero que esse post tenha te ajudado no planejamento da sua viagem. E, se sim, compartilhe no Facebook e no Pinterest!!

Lembrando que se precisar de uma ajuda mais especializada para sua viagem, pode contar com a nossa consultoria de viagem.

Leia também:

Se vai viajar pela Índia, você também pode se interessar:

Nota: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes. 

Compartilhe:
Publicado por Liany Garves

Liany é farmacêutica e trabalhou por anos em uma grande companhia. Deixou o seu emprego garantido e uma vida confortável para viver uma aventura nas remotas terras do Butão e hoje vive na Tailândia. Ama dedicar seu tempo no blog, ajudando outros viajantes com suas experiências ou programando sua próxima viagem.

Planeje sua viagem

Hotéis

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Comentários

  1. Pingback: Retiro de Yoga e Meditação na Índia - A experiência em um Ashram | Mochilão a Dois!

  2. Pingback: Viajar sozinha - Como foi a minha experiência na Índia | Mochilão a Dois!

  3. Pingback: O que fazer em Nova Deli: Guia para viajantes independentes | Mochilão a Dois!

  4. Pingback: Taj Mahal na Índia - Como visitar e como evitar a multidão | Mochilão a Dois!

  5. Pingback: O que fazer em Rishikesh: Muito mais que Yoga | Mochilão a Dois!

  6. Pingback: O que fazer em Jaipur - A Cidade Cor-de-Rosa da Índia | Mochilão a Dois!

  7. Pingback: O que fazer em Jaisalmer - As 9 melhores atividades | Mochilão a Dois!

  8. Pingback: Viagem para a Índia: 13 dicas essenciais | Mochilão a Dois!

  9. Pingback: O que fazer em Udaipur na Índia - Um Guia Completo | Mochilão a Dois!

  10. Pingback: Deserto na Índia - Dormindo sob as estrelas | Mochilão a Dois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *