Taj Mahal na Índia – Como visitar e como evitar a multidão

postado por Liany Garves
12/06/2019

O Taj Mahal é praticamente uma parada obrigatória em uma visita pela Índia!

Pode mesmo ser clichê e com certeza estará lotado de turistas, mas devo admitir que o lugar é lindo demais e, na minha singela opinião, acho que vale sim a pena visitar e ver esse Monumento que é conhecido como símbolo do amor de pertinho!

Todo de mármore branco, de uma magnitude impressionante e com belíssimos jardins em volta, realmente ele é surpreendente por mais que você já tenha visto mil fotos!

Apesar de muito turístico e lotado, há alguns segredinhos sim para evitar a multidão e ter ele mais disponível pra você!

Mirante do Taj Mahal

Nesse post vou compartilhar um pouco dessas dicas, bem como tudo que você precisa fazer para visitar o Taj Mahal de forma tranquila e cômoda!! Se quiser pode navegar pelo Menu abaixo para ser direcionado para onde você quer!

O Taj Mahal e um pouco da sua história

Visitar o Taj Mahal

O Taj Mahal, na Índia, é um Patrimônio da Humanidade pela Unesco e foi anunciado em 2007 como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e não é pra menos! A sua grandeza e beleza são impressionantes realmente!

Construído entre 1632 e 1653, o monumento é na verdade um Mausoléu! Ele foi construído pelo Imperador Mogol Shah Jahan (que dominava algumas partes da Índia naquela época) em memória à sua esposa favorita que era conhecida como Mumtaz Mahal (que significa “a jóia do palácio).

Por esse motivo, o Taj Mahal acabou sendo conhecido como a maior prova do amor já visto.

Leia mais:

Quer saber mais sobre dicas de roteiro pela Índia? Que tal conhecer a região do Rajastão e fazer um passeio pelo deserto?

Curiosidades sobre o Taj Mahal

Taj Mahal na Índia

Algumas informações adicionais para quem se interessa pela história por trás desse lindo monumento:

Taj Negro

Acredita-se que o Imprerador Shan Jahan tinha planos de construir uma réplica do Taj Mahal do outro lado do rio Yamuna, mas sustituindo o mármore branco pelo mármore negro!

Ele acabou sendo destronado pelo seu filho antes de iniciar a construção do segundo Mausoléu!

Taj Mahal na Índia

A parte negra da história

Apesar de não haver nenhuma comprovação, existem várias histórias de que o Shan Jahan mutilava os trabalhadores do Taj Mahal após o trabalho, inclusive cegando e retirando as mãos dos arquitetos para que eles nunca mais pudessem construir um monumento tão lindo e grandioso como o Taj Mahal!

Onde fica o Taj Mahal na Índia

O Taj Mahal fica localizado na cidade de Agra na Índia! Agra está a 220 Km da capital Nova Deli!

Junto com Jaipur, essas três cidades formam o famoso Triângulo Dourado na Índia, que acaba sendo o roteiro tradicional dos turistas que visitam a Índia pela primeira vez!

Como Chegar no Taj Mahal

Red Fort em Agra
O Forte Vermelho de Agra

Há algumas maneiras de chegar em Agra saindo de Nova Déli! Algumas mais econômicas, outras mais confortáveis! Vou explicar cada uma delas baseado no seu orçamento e disposição para explorar a Índia de forma independente!

Em uma viagem pela Índia, um seguro viagem é essencial! Sua viagem pode se tornar um pesadelo por algo simples como uma intoxicação alimentar. Não viaje sem o seu! Contrate seu seguro viagem antes de sair de casa e viaje com tranquilidade. Utilize o cupom MOCHILAOADOIS5 para desconto de 5% e ganhe mais 5% de desconto se pagar no boleto. Ou entre em contato conosco para outras promoções vigentes!

Chegando em Agra de trem – por conta (a maneira mais econômica)

Taj Mahal na Índia por do sol
Taj Mahal no Pôr do Sol

É muito fácil e tranquilo chegar em Agra saindo de Nova Deli de trem. Entretanto, você deve estar disposto a explorar a Índia por conta! Já te digo que é bem seguro e o sistema de trens na Índia funciona muito bem, mas isso também significa que você, provavelmente, terá que dormir pelo menos uma noite em Agra. Eu viajei pela Índia sozinha e fui de trem para Agra.

É possível comprar as passagens de trem pelo site da Indian Railway, mas você precisa fazer cadastro no site. Após isso, o site é bem simples e didático. A parte mais difícil é saber quais os nomes das estações e escolher o seu assento. Se quiser, pode também comprar suas passagens pelo site da 12GoAsia que é bem menos burocrático e funciona super bem.

Para viajar de Nova Deli a Agra, escolha as seguintes estações: NEW DELHI (NDLS) para AGRA CANTT (AGC).

Outra informação importante é o tipo de assento! Eu recomendo fortemente que você leia o meu guia de como viajar de trem na Índia para que saiba como fazer o cadastro e como escolher a melhor classe para viajar.

O custo de uma passagem de trem ida e volta de Nova Deli para Agra varia muito!! Mas para se ter uma idéia eu viajei de 3a classe no Ar condicionado e paguei INR 700,00 por trecho ( o equivalente a R$ 35,00)!

Leia também…

Você sabia que brasileiros precisam de visto para entrar na Índia? Veja um passo a passo de como tirar o seu visto para a Índia aqui!

O trajeto dura em torno de 2 horas!

Chegando em Agra com excursão – Bom custo benefício

Baby Taj em Agra na Índia
O Baby Taj e suas paredes decoradas

Essa seria a minha recomendação para aqueles que não estão preparados para viajar sozinhos pela Índia mas não querem pagar um motorista particular.

Há inúmeras excursões que saem de Nova Deli para Agra, algumas vão e voltam no mesmo dia, outras são somente o transporte, outras ainda vão de trem. Enfim! Você pode escolher dentre uma infinidade, a que melhor se encaixa no seu orçamento e no seu estilo.

Recomendo os seguintes:

  • Tour privado do Nascer do Sol: Esse tour sai de carro de Nova Deli e chega ao Taj para o nascer do sol e depois ainda visita o Forte Vermelho;
  • Passeio em grupo do Nascer do Sol: Essa opção é mais econômica para aqueles que estão viajando em grupo;
  • Passeio privado com trem expresso: Esse tour vai de trem expresso de Nova Deli e além do Taj Mahal, você também visita o Forte Vermelho e o Baby Taj;
  • Deli e Agra: Esse tour inclui além do passeio ao Taj Mahal no nascer do sol, um tour privado em Nova Deli.
  • Passeio Triângulo Dourado: Esse é um tour de 4 dias pelo Triângulo Dourado. Você visitará Nova Deli, o Taj Mahal e Jaipur e os hotéis 5 estrlas já estão incluídos!

Caso você esteja hospedada em hostel, é provável que haja algumas opções de tour também com bons preços!

Você pode ver outras opções abaixo:

Chegando em Agra com carro particular e guia – A opção mais cômoda!

Baby Taj na Índia
O Baby Taj

Você também pode contratar um motorista particular para te levar até Agra! A vantagem é que você combina o horário que quiser e terá toda a liberdade de horários por lá!

Eu não conheço nenhum motorista por lá mas quando meus pais viajaram para a Índia, eles gostaram bastante do guia Bharat (+91 99 108 553 570). Pode dizer que foi recomendado pela Liany que ele saberá quem é!

Para quem ainda se sente inseguro ao organizar uma viagem pela Índia, pode me contatar! Eu consigo ajudar vocês com a minha consultoria de viagem! Me mande um e-mail e podemos bater um papo!

Quanto tempo ficar em Agra para visitar o Taj Mahal

Visitar o Taj Mahal na Índia

Agra não é uma cidade muito bonita e nem tem muito a oferecer além do Taj Mahal (vou mostrar um pouco das outras atrações logo abaixo).

Portanto, um dia na cidade na verdade é o suficiente para explorar Agra!

Caso você vá de trem acho melhor dormir uma noite na cidade. Chegue a tarde e você poderá aproveitar o pôr do sol pelo mirante do Taj Mahal do outro lado do rio Yamuna. Explore a cidade no dia seguinte e vá embora no fim do dia de volta à Nova Deli ou para seu próximo destino.

Leia também…

Gostaria de saber como é a experiência em um retiro de yoga e meditação na Índia? Veja o meu relato aqui!

Como eu estava viajando sozinha pela Índia e de forma econômica, preferi sempre pegar os trens durante o dia e acabei dormindo duas noites em Agra, chegando a tarde de um dia e saindo de manhãzinha no terceiro dia!

Onde se hospedar em Agra

Red Fort emAgra
No Red Fort de Agra

Caso você faça como eu e decida por dormir uma noite em Agra, não precisa se preocupar em ficar do ladinho do Taj Mahal. A cidade é pequena e um Uber até o Taj será barato de qualquer forma!

Mas pode ser que você queira se hospedar com vista para o Taj Mahal! Afinal, ele é tão lindo que se hospedar e um hotel com vista para ele faz toda a diferença né!

Booking.com

Dicas de Hospedagens com Vista para o Taj Mahal

Veja as seguintes dicas de hospedagem com vista para o Taj Mahal:

Divulgação Hotel
The Oberoi Amarvilas Agra – Foto: Divulgação Booking

Dicas de Hospedagem em Agra

Se você procura opções mais econômicas, sugiro as seguintes hospedagens em Agra:

Veja aqui mais opções de hospedagem. As seguintes ofertas são válidas caso você feche sua hospedagem agora 🙂 !

Booking.com

Como programar sua visita ao Taj Mahal (e segredos para evitar a multidão)

Taj Mahal na Índia
Ainda assim com bastante gente, mas ficou muito pior depois.

Caso você feche a sua visita ao Taj Mahal com alguma excursão ou guia, é provável que a entrada do ingresso já esteja incluída no seu passeio! Nesse caso, você não precisa se preocupar com nada, basta chegar e entrar no Mausoléu!

Se você tiver que comprar seu ingresso, recomendo que chegue cedo, pois as filas são sempre grandes! Vá direto à bilheteria e compre seu ingresso antes de entrar na fila de entrada!

O grande segredo para evitar multidões

Bom, ele nem é tão segredo assim rs! Mas deixe de preguiça e acorde cedo! O Taj á aberto desde o nascer do sol, portanto chegue lá perto desse horário e já vá correndo para o Mausoléu! Deixe as fotos da entrada pra serem tiradas no final! Essa é a melhor maneira de pegar fotos lindíssimas e com poucas pessoas ainda dele!

Uma outra dica interessantíssima é que o Taj funciona a noite no período de lua cheia! Vale a pena conferir o calendário lunar durante a sua estadia na Índia! Quem sabe você tem essa sorte e consegue ver o lindo Taj Mahal iluminado pelo luar! Dizem que é lindo.

O Taj Mahal é fechado às sextas feiras! As bilheterias abrem uma hora antes do nascer do sol e fecham 45 minutos antes do pôr do sol e a entrada é aberta 30 minutos antes do nascer do sol e fecha 30 minutos antes do pôr do sol! Para maiores informações, veja o site oficial!

Taj Mahal no nascer do sol

Nascer do Sol no Taj Mahal
No nascer do sol no Taj Mahal – Foto tirada da Mesquita logo atrás

Como já comentei, entre e vá direto ao Mausoléu! Não precisa se preocupar em entrar ainda, pois você não poderá tirar fotos lá dentro de qualquer forma!

Mas ali no espelho da água logo em frente ao Taj, é o melhor lugar para tirar fotos e se você chegar cedo conseguirá tirar lindas fotos!

Leia Também

Nessa minha viagem à Índia, eu também visitei Nova Deli e Rishikesh! Veja meus relatos completos!

Depois, vá para trás do Mausoléu, onde estão as Mesquitas! De ambos os lados também é possível tirar lindas fotos do Taj!

Depois disso, entre no Mausoléu e veja como ele é por dentro! Você verá que o local já estará muito mais lotado, mas tudo bem porque você já tirou as melhores fotos!

Além disso, no nascer do sol, há essa névoa que pra falar a verdade acho que deixa tudo ainda mais lindo!

Taj Mahal no nascer do sol

Ah! Não se esqueça de ver com seu hostel ou hotel até que horas funciona o café da manhã e você poderá ainda voltar a tempo de tomar o café no hotel 🙂 .

Arquitetura do Taj Mahal

O Monumento, uma linda mostra da arquitetura mogol, é todo em mármore branco e contém inscrições do Corão (o Imperador era muçulmano e não hindu). Todos os ornamentos são feitos com pedras semipreciosas e não pintados, como lápis-lázuli.

Também há fios de ouro em sua cúpula e o mausoléu é cercado por quatro minaretes e duas mesquitas! Uma ostentação só!

Como é o Taj Mahal por dentro

Por dentro, o Taj Mahal também é todo decorado. Você terá que tirar o sapato para entrar nele e haverá vários seguranças e uma fila razoável!

Mas na verdade não tem muito o que se ver! Fotos não são permitidas e a parte mais bonita é a decoração das paredes!

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Como se vestir para ir ao Taj Mahal

Red Fort
Essa foto é no Red Fort mas dá pra ver minha roupa 😉

Na Índia no geral, eu recomendo que você ande o máximo possível coberta ou coberto! No geral, é assim que os locais se vestem e acho importante respeitarmos os costumes locais. Para as mulheres, saias ou vestidos compridos são o ideal ou então calças mais largas! E vá com um lencinho para cobrir os ombros.

No verão, é importante ir com roupas leves para não morrer de calor. Mas no nascer do sol pode estar friozinho. Eu fui no começo do inverno e na verdade passei um frio danado até o sol realmente começar a esquentar!

Outra dica essencial: Vá com roupas um pouco mais coloridas! Como o Taj Mahal é branco, o contraste com as roupas coloridas fica excelente nas fotos!

O que mais fazer em Agra: Red Fort e Baby Taj

Apesar do Taj Mahal ser a estrela do pedaço e provavelmente seu motivo para visitar Agra, há outras coisas para você visitar e aproveitar a sua estadia por lá!

Red Fort – Forte Vermelho de Agra

O Red Fort ou Forte Vermelho é bem maior e mais bonito do que o Forte Vemelho de Nova Deli, caso tenha visitado já.

Eu achei que valeu muito a pena a visita. O local é enorme e lindo! Ali era a casa do mesmo Imperador Shan Jahan. Você poderá visitar as mesquitas, os locais que as esposas ficavam, seus jardins e muito mais. Além de lindas vistas do Taj Mahal!

Eu acabei contratando um guia ali na hora que me deu boas explicações da história do lugar. Achei que valeu a pena no meu caso que estava viajando independente.

Forte Vermelho de Agra

Se estiver viajando sem tours assim como eu, é possível ir andando do Taj Mahal para o Red Fort. Ou você pode pegar um Uber ou Tuk Tuk, fica baratinho!

O Red Fort fica aberto todos os dias das 6:00 às 18:00.

Baby Taj

O Baby Taj é muito menos grandioso que o Taj Mahal e seu nome na verdade é Tumba de Itmad-ud-Daula. Também é um Mausoléu mas foi construído antes do Taj Mahal, de 1622 a 1628!

O Taj Mahal na verdade foi inspirado nessa tumba. Você conseguirá observar várias semelhanças, inclusive o fato de ser de mármore branca.

Baby Taj em Agra

Ele fica do outro lado do rio e um pouco distante, será necessário pegar um tuk tuk para visitar. Mas eu particularmente gostei muito. É bem mais vazio e os detalhes também são lindíssimos! Assisti o pôr do sol ali!

O Baby Taj fica aberto todos os dias das 6:00 às 18:00.

Mirante do Taj Mahal

Caso você chegue em Agra um dia antes da sua visita ao Taj Mahal, vale a pena se deslocar até esse Mirante ou “viewpoint”. Você precisará fechar com um tuk tuk para te levar até lá!

Mirante em Agra

Dica de economia: Se estiver em um hostel, veja se há mais alguém interessado em ir com você até lá, assim vocês podem dividir os custos do seu tuk tuk!

Na verdade, esse é um parque bem às margens do Rio Yamuna e de lá é possível ter uma linda vista do Taj! Vale a pena ir no horário do pôr do sol!

Quanto custa ir ao Taj Mahal

Taj Mahal no pôr do Sol
Taj Mahal no Pôr do Sol

Para ajudar vocês no seu planejamento de viagem para o Taj Mahal, vou passar aqui quais são os custos de cada uma das atividades em Agra e uma média dos preços dos Tuk Tuk para o seu deslocamento entre os lugares.

Mas lembre-se que caso você tenha fechado um passeio com guia, geralmente as entradas já estão todas inclusas. Fique atento com relação a isso incluisve. Alguns guias podem tentar tirar proveito e te cobrar novamente a entrada quando você já pagou para a agência!

  • Taj Mahal: INR 1100,00 (cerca de R$ 55,00);
  • Red Fort: INR 600,00 (cerca de R$ 30,00);
  • Baby Taj: INR 300,00 (cerca de R$ 15,00);
  • Mirante do Pôr do Sol Taj Mahal: INR 300,00 (cerca de R$ 15,00);
  • Tuk Tuk para Mirante: INR 600,00 (para o grupo – é possível dividir em até 3 pessoas);
  • Custo do Tuk Tuk para o Baby Taj: INR 120,00 (cerca de R$ 6,00)
  • Transporte da estação de trem até a maioria dos hotéis: INR 150,00 (cerca de R$ 7,50) por trecho;
  • Trem Nova Deli – Agra – Nova Deli: INR 1400,00 ida e volta (cerca de R$ 70,00);
  • Hostel Go Stops Agra: INR 500,00 a diária em quarto compartilhado e com café da manhã (cerca de R$ 25,00).

Os gastos acima se referem à novembro de 2018 e são referentes ao que eu gastei na minha viagem!

Espero que a lista dos custos das principais atividades em Agra os ajude a programar a sua viagem para lá!

Tudo pronto para sua viagem para o Taj Mahal?

Agora basta ir ao Taj Mahal e apreciar esse lindo monumento e entender porque ele é um dos mais visitados do mundo!

Apesar de ser sim um lugar super turístico, eu ainda acho que vale a pena visitar! A beleza dele é de tirar o fôlego realmente!

E outra, qual outra oportunidade eu teria de cantar a música Taj Mahal do Jorge Benjor no Taj Mahal? Nenhuma né? Tinha que aproveitar rs!!

Se tiver mais alguma dúvida ou qualquer informação adicional que possa ajudar outros leitores, coloque aqui nos comentários!

E se você gostou deste post e acha que te ajudou, não deixe de compartilhar no seu Facebook para ajudar seus amigos também e a salvar no Pinterest para ler sempre que quiser!

Guia de visitação para o Taj Mahal
Salve este post no Pinterest para ler sempre que quiser!

Nota: Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes. 

Leia Também

Se você vai viajar para a Índia, você também pode se interessar em:

Compartilhe:
Publicado por Liany Garves

Liany é farmacêutica e trabalhou por anos em uma grande companhia. Deixou o seu emprego garantido e uma vida confortável para viver uma aventura nas remotas terras do Butão e hoje vive na Tailândia. Ama dedicar seu tempo no blog, ajudando outros viajantes com suas experiências ou programando sua próxima viagem.

Planeje sua viagem

Hotéis

Hotéis

Encontre as melhores ofertas de acomodações e RESERVE AQUI pelo Booking.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

O Seguro Saúde é obrigatório em muitos países! Viaje com tranquilidade e sem preocupações. Cote seu Seguro viagem com Desconto de até 10% na Seguros Promo.

Aluguel de carro

Aluguel de Carro

Alugue seu carro sem pagar IOF com a Rent Cars.

Passagem aérea

Passagens Aérea

Pesquise suas passagens aéreas com o Skyscanner, a melhor ferramenta para encontrar os voos mais baratos para a sua próxima viagem. Ou confira as promoções no Passagens Promo.

Comentários

  1. Pingback: O que fazer em Jaisalmer - As 9 melhores atividades | Mochilão a Dois!

  2. Pingback: O que fazer em Jaipur - A Cidade Cor-de-Rosa da Índia | Mochilão a Dois!

  3. Pingback: Rajastão - Como montar um roteiro perfeito | Mochilão a Dois!

  4. Pingback: Trens na Índia: Como reservar e como é a viagem | Mochilão a Dois!

  5. Guilherme
    11 jan 2020

    Obrigado pelo post! Achei tudo que eu precisava em um único site sem ter que procurar em vários!
    Você tem algum post sobre Jaipur ou Rajastão em geral?

    • 14 jan 2020

      Olá Guilherme!! Fico feliz que tenha te ajudado!
      Puxa, eu estou com eles atrasados rs. Devo postar todos até o fim de fevereiro!! Se quiser, te envio eles por e-mail assim que postar 🙂

      Enquanto isso, se precisar de alguma ajuda específica, só me mandar um e-mail!

      abraços

  6. Pingback: O que fazer em Nova Deli: Guia para viajantes independentes | Mochilão a Dois!

  7. Pingback: Mochilão a Dois! | Como tirar o Visto para a Índia? e-Visa e Visto regular

  8. Pingback: Mochilão a Dois! | Viagem para a Índia: 13 dicas essenciais

  9. Pingback: Mochilão a Dois! | Viajar sozinha – Como foi a minha experiência na Índia

  10. Pingback: Mochilão a Dois! | Retiro de Yoga e Meditação na Índia – A experiência em um Ashram

  11. Pingback: Mochilão a Dois! | O que fazer em Rishikesh: Muito mais que Yoga

  12. MICHELE
    20 jun 2019

    Um sonho visitar o Taj Mahal e eu amei o seu post e as fotos! Apaixonada aqui! Não tem como escapar de madrugar né, mas o importante é evitar o tumulto e a multidão.

    • 21 jun 2019

      Oi Michele! Que bacana esse seu comentário! Espero sim que possa realizar o sonho de conhecer o Taj Mahal em breve! Ele é realmente encantador! Ah com certeza é melhor madrugar e evitar a grande multidão!

  13. 20 jun 2019

    Este belo artigo tinha-me dado bom jeito há uns anos 🙂 Mas já passou. Custa-me é a disparidade de preços… e como o turista tem de ser, por vezes, “esfolado”….

    • 21 jun 2019

      Nossa Rui, eu concordo plenamente! O valor pra se entrar no Taj Mahal hoje é muito caro! Principalmente quando comparado ao valor que eles cobram para indianos visitarem!

  14. 20 jun 2019

    Bem, eu sou LOUCA pela Índia. Só de ver esse seu artigo sobre o Taj Mahal na Índia me deu vontade de correr para a minha mochila e partir! 😀

    • 21 jun 2019

      Oi Carla! Jura?? Ah então faça isso assim que der que você vai se encantar com a Índia e principalmente, com o Taj Mahal!!

  15. 19 jun 2019

    Taj Mahal na Índia tenho vontade de conhecer mas ainda não tive a coragem de viajar para a Índia.

    • 20 jun 2019

      Ah se viajar com agência, viajar para a Índia e conhecer o Taj Mahal é muito tranquilo viu Christian! Quem sabe você não anima!!

  16. 19 jun 2019

    Nossa quanta foto linda! 😮 Nós sempre falamos de ir para a India, claro que em especial para conhecer o Taj Mahal. Muito boas dicas, vai ajudar a fazer um bom roteiro por lá.

    • 20 jun 2019

      Oi Edson! Que legal saber que vocês tem vontade de conhecer a Índia! Tenho certeza que vão achar o Taj Mahal lindo!!

  17. Roberta Lan
    19 jun 2019

    As dicas estão excelentes! E as fotos maravilhosas! Mas o que eu amei mesmo foram as dicas de hoteis com vista pro Taj Mahal, que espetáculo. Já sei onde vou querer me hospedar! 🙂

    • 19 jun 2019

      Obrigada Roberta!!! Que bom que gostou! Nem me fale, eu também bem que gostaria de ter me hospedado com essa vista viu rs! Quem sabe da próxima vez né!

  18. Natalia Itabayana
    18 jun 2019

    Esse post sobre como visitar o Taj Mahal é praticamente um guia completo, as informações estão bem detalhadas, adorei!

    • 19 jun 2019

      Oi Natalia! Sim, a idéia foi essa mesmo, fazer um guia completo para ajudar bem quem pretende visitar essa maravilha! Obrigada pelo seu comentário!

  19. 18 jun 2019

    tai um destino que adoraria conhecer, acredito que tenha muita muita gente e as dicas para pegar com menos gente sempre sao validas

    • 19 jun 2019

      Oi Angie! Ah com certeza você visitará o Taj Mahal em breve! Tem muita gente! Mesmo indo nos melhores horários ainda estará lotado, mas sempre bom todas as dicas para tentar evitar as grandes multidões no Taj Mahal né!

  20. 17 jun 2019

    Se por foto o Taj Mahal já é belíssimo, fico imaginando pessoalmente. Muito legal as tuas dicas para quem deseja conhecer estas belas construções na Índia.

    • 18 jun 2019

      Pois é Andrea! O Taj Mahal é um lugar lindíssimo e que vale muito a pena ser visitado viu!!! É incrível lá!!

  21. 16 jun 2019

    Post super completo com todas as dicas para visitar o Taj Mahal, tá muito bom! O jeito é madrugar mesmo para evitar o tumulto, fica até estressante passear assim.

    • 18 jun 2019

      Exatamente Fabíola! É o melhor esquema para visitar o Taj Mahal com mais tranquilidade!! É tão lindo lá! Vale muito a pena visitar!! Obrigada pelo seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *